TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Producao Textual Individual 5o Semestre Unopar

Dissertações: Producao Textual Individual 5o Semestre Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  1.363 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

3 CONCLUSÃO 10

4 REFERÊNCIAS 11

5 ANEXOS 12

INTRODUÇÃO

De acordo com as disciplinas apresentadas neste semestre, dando continuidade a alguns temas dos semestres anteriores e, com base no cenário proposto na Atividade Interdisciplinar “Nossa Locadora de Livros”, abordaremos assuntos relevantes ao projeto e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e conceitos de sistemas multiprogramáveis e multiprocessados e também sobre segurança em códigos PHP.

DESENVOLVIMENTO

Conforme as diretrizes da produção textual, no anexo A, com base no cenário proposto, seguem os itens solicitados.

Item 4.1) Relação de títulos de livros digitais sobre Redes de Computadores:

1. LINS, Rafael Dueire. Redes Mpls - Fundamentos e Aplicações. Brasport (edição digital). 2012.

2. FOROUZAN, Behrouz A. Comunicação de Dados e Redes de Computadores. Bookman (edição digital). 2008.

3. FERREIRA, Sílvio. Gerenciamento Avançado de Redes de Computadores. Universo dos Livros (edição digital).

4. CARISSIMI, Alexandre da Silva. Redes de Computadores: Volume 20 da Série de Livros Didáticos Informática UFRGS. Bookman (edição digital). 2009.

5. DAVIE, Bruce S.; PETERSON, Larry L. Redes de Computadores – 5ª Ed. Elsevier (Edição digital). 2013.

6. DIGERATI BOOKS. Guia Técnico de Redes de Computadores. Universo dos Livros (Edição digital). 2008.

Item 4.2) Sobre a comunicabilidade:

Desenvolvendo aplicações com telas do sistema apresentando as informações de maneira que fique de fácil localização e entendimento. Ou seja, deve-se evitar telas demasiadamente “poluídas”, com excesso de dados apresentados e também que o uso das funcionalidades sejam intuitivas.

Justificativa: O sistema deve atender na resolução de um problema, como também colaborar e ser útil em outros contextos, pois com base no sistema é possível tomar decisões. Caso contrário, pode-se gerar problemas e insatisfações causados pela baixa qualidade, desmotivando a utilização do sistema, induzir o usuário ao erro, exigir treinamento excessivo, diminuir a produtividade e não alcançar o retorno do investimento.

Item 4.3) Sistemas multiprogramáveis e multiprocessados e respectivas caraterísticas:

Multiprogramáveis(MACHADO, 2009): Se caracterizam por permitir que vários programas compartilhem diversos recursos e, assim, tem-se um aumento na produtividade e a redução de custos. O Sistema Operacional(SO) se preocupa em gerenciar o acesso concorrente aos seus diversos recursos, como memória, processador e periféricos, de forma ordenada e protegida, entre os programas. Estes sistemas podem ser classificados em: a) em lote; b) de tempo compartilhado; c) de tempo real. Um SO pode suportar um ou mais desses tipos de processamento:

a) Processamento em Lote (batch): Caracterizam-se por batch as compilações, sorts, backups e todas aquelas onde não é necessária a interação com o usuário.

b) Sistemas de tempo compartilhamento(time-sharing): O usuário pode interagir diretamente com o sistema em cada fase do desenvolvimento de suas aplicações e, se preciso, modificá-las imediatamente. Devido a esse tipo de interação, estes sistemas também são conhecidos com on-line. O sistema, normalmente, responde em poucos segundos à maioria desses comandos. Para cada usuário, o SO aloca uma fatia de tempo do processador. Caso o programa do usuário não esteja concluído nesse intervalo de tempo, ele é substituído por um de outro usuário, e fica esperando por uma nova fatia de tempo.

c) Sistemas de tempo real(real time): Esses sistemas estão presentes nas aplicações onde o tempo de resposta é fator fundamental. São semelhantes em implementação aos sistemas de tempo compartilhado, mas a maior diferença é o tempo de resposta exigido no processamento das aplicações que deve estar dentro de limites rígidos, que devem ser obedecidos, caso contrários poderão ocorrer problemas irreversíveis. Neles, também, não existe a ideia de fatia de tempo e um programa detém o processador o tempo que for necessário, ou até que apareça outro prioritário em função de sua importância no sistema.

Sistemas com Múltiplos Processadores(MACHADO, 2009): Têm como característica possuir duas ou mais Unidade Central de Processamento (UCP) interligadas, trabalhando em conjunto. Um fator-chave no desenvolvimento de SOs com múltiplos processadores é a forma de comunicação entre as UCPs e o grau de compartilhamento da memória e dos dispositivos de entrada e saída. Sistemas com múltiplos processadores possibilitam aumentar a capacidade computacional com menor custo (escalabilidade), além de permitir a reconfiguração e o balanceamento do sistema. Em função desses fatores, podemos classificar os sistemas em a)fortemente acoplados ou b)fracamente acoplados.

a) Sistemas fortemente acoplados: nestes sistemas existem vários processadores compartilhando uma única memória e gerenciados por apenas um sistema operacional. Múltiplos processadores permitem que vários programas sejam executados ao mesmo tempo, ou que um programa seja dividido em subprogramas, para execução simultânea em mais de um processador. Dessa forma, é possível ampliar a capacidade de computação de um sistema, adicionado-se apenas novos processadores, com custo inferior à aquisição de outros computadores. Com o multiprocessamento, novos problemas de concorrência foram introduzidos, pois vários processadores podem estar acessando podem estar as mesmas áreas de memória. Além disso, existe o problema de organizar de forma eficiente os processadores, a memória e os periféricos. Os sistemas fortemente acoplados podem ser divididos conforme a simetria existente entre seus processadores, ou seja, se todos os processadores podem executar ou não as mesmas funções.

b) Sistemas Fracamente Acoplados: caracterizam-se por possuir dois ou mais sistemas de computação interligados, sendo que cada sistema possui o seu próprio sistema operacional, gerenciando os seus recursos, como processador, memória e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com