TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL DA UNOPAR

Casos: PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL DA UNOPAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.463 Palavras (6 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 5

3 CONCLUSÃO 7

4 REFERENCIAS..................................................................................................8

INTRODUÇÃO

No texto MINHA TERRA TEM PALMEIRAS fala de um pequeno município Lago do Junco localizado no estado do Estado do Maranhão que possui uma extensa produção diversificada de plantas medicinais que são usadas no tratamento de várias doenças. O município Lago do Junco tem como uma das principais fontes de renda a extração do fruto da palmeira do babaçu, além de ter propriedades medicinais a palmeira é usada para convecção de artesanatos e na produção de cosméticos naturais. Neste município moram as quebradeiras de coco, guerreiras sempre lutaram pelos seus direitos, uma das conquistas se não a maior foi a sanção da lei municipal do “babaçu livre” que lhes deu passe livre nas terras para exploração e preservação da palmeira do babaçu. A saúde do Lago do Junco tinha o Índice de Desenvolvimento mais baixos do estado comprometendo o desenvolvimento do município, com este senário era prioridade melhorar este índice e também construir um posto médico. A renovação do serviço de saúde deu inicio com a construção do Conselho Municipal de Saúde como meta o controle e erradicação de doenças da população.

Os medicamentos fitoterápicos eram usados por grande parte dos moradores em suas casas, o governo federal e o SEBRAE visando melhorar o desenvolvimento da cidade e também o envolvimento dos habitantes, implementaram o Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável com o resultado do projeto formou-se o Fórum de Desenvolvimento Local em Lago do Junco que identificou varias oportunidades em relação a flora medicinal construindo um horto de ervas medicinais e de um laboratório para manipulação de fitoterápicos, fortalecendo a pratica da região. O Fórum teve como parceiros a Prefeitura Municipal, Paróquia São José e as lideranças locais, estimulou o trabalho em equipe, capacitou lideranças com ajuda do SEBRAE e encorajou o empreendedorismo, mostraram que não existe impossível em relação a crescimento e qualidade de vida quando temos vontade. O projeto começou a crescer e ampliar seus parceiros a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) viabilizou estágios para estudantes de Farmácia e de Agronomia que multiplicaram seus conhecimentos técnicos, capacitaram agentes comunitários de saúde que integrante do programa saúde da família. Formaram Associação da Farmácia Verde e Horto de Plantas Medicinais do Lago do Junco que tinham como integrantes 30 agentes de saúde, autoridades municipais da área de saúde e pessoas da comunidade, o objetivo era buscar conexão com suas atividades e aumentar a rede de parceiros. Associação beneficia principalmente a população da zona rural, tendo acesso a medicação alternativa de baixo custo. Com apoio da prefeitura construíram um Centro de Saúde Municipal levando a população á emancipação no atendimento médico-hospitalar e incorporar os medicamentos produzidos na farmácia Verde na farmácia básica mostrando a importância dos remédios fisioterápicos para prevenção de doenças. Os medicamentos fitoterápicos fizeram a economia do município aumentar e também diminuíram muitas doenças frequentes na cidade. O projeto Farmácia Verde teve reconhecimento mundial obteve uma melhora no índice de desenvolvimento e passou de uma situação frágil para uma situação sustentável e lucrativa, mostrando que um projeto bem planejado e bem executado com a união de todos alcança resultados excepcionais.

DESENVOLVIMENTO

O que podemos perceber no texto que a população do Lago Junco tinha uma situação sócio econômica inferior as demais cidades do estado do maranhão, obtendo um baixo índice de desenvolvimento humano por falta de investimento na saúde e educação. Vendo a necessidade de mudança neste senário, foi realizado um projeto usando a particularidade da comunidade desta região que era o cultivo de plantas medicinais, com objetivo de dar conhecimento formando novos lideres, de usar as habilidades das lideranças da cidade e de mudar atitude dos moradores. Esta gestão de mudança foi apreendido pelos fatores externos relacionados ao analise da totalidade, como economia: diminuição de custos com remédios; o uso de tecnologias: parcerias com cursos de farmácias da UFMA; envolvimento da comunidade: os moradores se envolveram com a troca de experiências sobre plantas medicinais. Foi fundamental a parceria entre o governo, a comunidade e aos setores privados, utilizaram as quatro fases do processo de reengenharia: preparação, planejamento, implementação e avaliação.

Na parte de preparação foram listados todos os processos da comunidade, foram selecionados aqueles pontos que devem ser mudados radicalmente (saúde e educação) e que recursos serão necessários para esta atividade (uso da matéria prima própria da região, extração da palmeira babaçu). O planejamento pode ser visto quando buscam sensibilizar a comunidade realizando seminários alertando a importância do desenvolvimento sustentável e o compromisso de cada um com o processo (envolvimento). Implementação se deu através de um Fórum foi dividida as tarefas e formado parcerias com objetivo de desenvolver as atividades econômicas sustentáveis para tornar uma ambiente saudável. Na avaliação foi feito um diagnostico dos resultados obtidos verificando os pontos fortes no município, a diversidade da flora medicinal, a tradição cultural no cultivo e utilização das plantas medicinais e do laboratório de manipulação. Realizaram capacitação dos colaboradores do Fórum onde formaram lideres e estimularam o trabalho em equipe em parceria com SEBRAE.

Segundo Chiavenato (2000): “entidades sociais compostas por pessoas e recursos orientadas para alcançar um objetivo comum...”. O projeto da farmácia Verde só teve sucesso porque o governo, a igreja, os parceiros e a Comunidade trabalharam pela mesma meta que era desenvolver a cidade de Lago de Junco.

Para que área de abrangência do projeto alcançasse toda a área do município teria que melhorar a comunicação e a divulgação do projeto, confeccionar livro ou cartilha orientando toda a população independente de sua posição social, ou seja, dos que vivem na zona urbana até os que vivem na zona rural. Promover cursos de capacitação e fazer novos projetos, estes cursos e projetos seriam usados para conscientização da importância da farmácia verde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com