TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produçao De Tijolo

Artigos Científicos: Produçao De Tijolo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  778 Visualizações

Página 1 de 2

Produção de tijolo

Na visita a Cerâmica Gallato, uma empresa no qual fabrica tijolos de vários tipos, usados como: blocos de vedação, blocos estruturais e blocos aparentes. Acompanhamos as etapas do processo de fabricação dos tijolos, sendo seguidos nessa ordem:

O primeiro passo é recolhido à matéria prima, a argila, com o caminhão, onde a leva até o misturador com água onde espera dois dias aproximadamente. Depois desse intervalo é misturado novamente em um misturador no qual passa a argila em pás com laminas e depois é transportada por uma esteira que passa por mais um misturador, chamado laminador que é em forma de cilindro que moem os pedregulhos e os torrões do barro deixando bem pastosa a argila. Mais tarde passa por uma maquina chamada maromba que é uma prensa onde se molda a forma do tijolo que desejar através da forma que é colocada.

Laminador Forma de quatro furos

A partir daí, se passa por uma esteira que leva até a máquina de corte que com dois fios de aço corta o tamanho de tijolo que desejar. Assim os tijolos já moldados eles ficam um dia em espera para serem levados depois ao secador onde ficam mais um dia, retirando a sua umidade pois a norma diz que deve ter 23% de absorção da água mas na empresa se faz 16%. Ao sair do secador são separados os tijolos trincados e o resto é levado ao forno que no inicio tem aproximadamente 200° C e no final se eleva para 870°C perdendo 25% do seu peso que era no início, 4,60Kg e na saída do forno fica com 3,00Kg.

Maquina de corte Forno da Cerâmica Gallato

Os tijolos ficam em espera no final do forno como mostrado na foto acima para esfriar e poder ser manuseado pelos trabalhadores que empilham os tijolos no pátio da empresa e umas amostras para o laboratório onde é feito o ensaio de retração e corpo de prova, nos tijolos e argilas, no qual é feito compreensão á 23 Kgf.

Assim no final fomos ao pátio aonde vimos os tijolos que a cerâmica produz que são para alvenarias estruturais e vedação.

Dados da fabricação dos tijolos: A empresa consegue fabricar 50.000 tijolos por dia e sua produção dura mais ou menos 35 horas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com