TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tijolo Ecologico

Por:   •  14/9/2013  •  8.217 Palavras (33 Páginas)  •  1.114 Visualizações

Página 1 de 33

1 INTRODUÇÃO

O aumento da produção mundial vem causando inúmeros impactos negativos no nosso meio ambiente e os recursos naturais estão cada vez mais escassos. Para garantir a sustentabilidade, a necessidade das empresas inovarem em seus produtos e processos para minimizar esses impactos se torna importante e iminente. Este trabalho demonstra uma melhoria

O objetivo deste trabalho é mostrar a importância das inovações na área da gestão ambiental, buscando alternativas para o aproveitamento dos resíduos de construção e demolição, por meio de sua incorporação em novos materiais, verificando a viabilidade da fabricação de tijolos de solo cimento produzidos com adição de resíduos da construção civil, possibilitando um novo destino para os rejeitos de construção, preservando o meio ambiente e diminuindo os problemas causados pelo possível despejo deste material no meio ambiente.

Para execução deste trabalho foram realizadas pesquisas em livros, sites, revistas, contato com empresa coletora de entulhos, e fabricantes de tijolos ecológicos, material utilizado em sala de aula e orientação dos professores.

O trabalho apresentará as seguintes etapas: gestão ambiental, apresentação da empresa e do produto, inovação em gestão ambiental, marketing, divulgação do produto para outros países, processo produtivo, participação do setor de recursos humanos nas organizações, processo de treinamento e legislação trabalhista.

2 GESTÃO AMBIENTAL

Em uma sociedade onde cada vez mais os órgãos institucionais estão preocupados com o meio ambiente, procura-se disseminar a importância de uma boa gestão ambiental nas empresas e na própria sociedade. Através desta gestão ambiental procura-se mostrar para todas as pessoas qual a importância de proteger o planeta Terra contra a destruição. De acordo com o site FGV:

A gestão ambiental e o desenvolvimento sustentável traçam um vasto panorama da questão ambiental nos nossos dias, abordando não apenas seus aspectos físicos mas também os aspectos sociais e políticos. O objetivo é possibilitar o conhecimento de uma série de questões a respeito das relações do homem com o meio ambiente bem como suscitar reflexões acerca das conseqüências que essas relações vêm desencadeando.

Segundo o governo, uma empresa que não se preocupa com o meio ambiente é uma empresa morta ou alienada, cada vez mais o governo e a própria sociedade exigem que as empresas produzam sem causar danos à natureza. A gestão ambiental tem como seu principal objetivo o acompanhamento dos processos produtivos das empresas, onde estas possam proporcionar o mínimo de agressão à natureza, sempre observando qual o nível de impacto que pode ocasionar ao meio ambiente.

A gestão ambiental trabalha também com o desenvolvimento sustentável. Segundo a revista Meio Ambiente Industrial (2007, p. 56) “Para a promoção da sustentabilidade, em primeiro lugar a empresa precisa reconhecer que o desenvolvimento sustentável não é um modismo, mas algo que implica em possíveis reformulações em todo o sistema de gestão e, principalmente, de visão.”

Além das rigorosas leis que protegem o nosso ecossistema, as empresas precisam tomar a iniciativa de adaptar-se a nova filosofia mundial. As empresas brasileiras cada vez mais investem em gestão ambiental, o enquadramento dentro das leis ambientais é um ponto importante a ser observado, principalmente para quem pretende atuar no comércio exterior. Para que estejam aptas a exportar, as empresas procuram a cada dia o conhecimento dos profissionais da área de gestão ambiental, desde tecnólogo em gestão ambiental até engenharia ambiental.

Hoje, um parâmetro que informa que a empresa esta envolvida com a preocupação do meio ambiente são as certificações de gestão ambiental, por exemplo, a ISO 14000 ou 14001, que significam que a empresa esta engajada para o melhoramento do meio ambiente ou ainda que a empresa não ocasione impactos que interfiram em grande proporção no meio ambiente.

Sobre tudo, existem aquelas empresas que procuram tirar proveito do investimento em gestão ambiental, procurando através de investimentos e certificados se promoverem no mercado. De acordo com o site gestãoambiental:

O que antes parecia um gasto superficial que poderia ser evitado, agora passa a fazer parte da estratégia empresarial. Há 10 anos parecia impensável para as empresas gastar dinheiro cuidando do meio ambiente. E agora, países elegem presidentes que faz do meio ambiente grande parte do foco das suas campanhas. Empresas multinacionais gastam milhões de dólares com gestão ambiental, para poder vender para as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.9 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com