TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tijolos

Ensaios: Tijolos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2013  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  1.472 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS DE BOM DESPACHO

ENGENHARIA CIVIL 2º PER 2012B

Luis Paulo Silva, Antonio Sobral

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA A FABRICA DE TIJOLOS DE CERÂMICA

Trabalho referente à primeira fase do segundo semestres de 2012 do Curso de Engenharia Civil para a disciplina de Materiais de Construção

Orientador: Prof. Gilberto Varanda

BOM DESPACHO – MG

SETEMBRO / 2012

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA A FABRICA DE TIJOLOS DE CERAMICA

O 2º semestre do curso de Engenharia Civil da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho, realizou no dia 29 de Agosto de 2012 as 16 horas, uma visita técnica na Cerâmica JC LTDA em Lagoa da Prata/MG

Dados da Empresa

Nome: Cerâmica JC LTDA

Endereço R: José Maria Rezende 2436, Bairro Marilia, Lagoa da Prata/MG

Telefone (37) 3262-1000

CNPJ 41789843/0001-04

A visita teve como objetivo de conhecer totalmente o processo de produção de tijolos de cerâmica, também conhecido como tijolo furado.

Breve Histórico

A Cerâmica JC LTDA foi fundada em 1992 pelos empresários Zezinho e Claudio, produzindo o famoso tijolinho de barro comum “sem furos” com dez funcionários, ao longo do tempo a empresa se desenvolveu. E em 2009 a Cerâmica JC começou a produção de tijolos furados, com mais de quinze funcionários ativos e é a única em Lagoa da Prata a Produzir o artefato.

PRODUÇÃO

1º Extração

A produção começa com a extração da argila, que originalmente vem do rio Santana nas proximidades de Lagoa da Prata, o transporte encaminha o mesmo até o depósito da fabrica permanecendo a céu aberto de seis meses até dois anos, isto porque a exposição deste material a intempéries, remove possíveis impurezas.

2º Maquinas

Nesta etapa, a argila é encaminhada para máquinas que fará o processo de moldagem dos tijolos, começando pelo desintegrador, que diminui o tamanho dos sólidos compostos facilitando a homogeneização entre si. Após ser moída, a argila é levada por esteiras até o misturador, que tem a função de misturar os diversos componentes da matéria-prima bem como também obter a umidade desejada. A terceira etapa é o laminador que lamina os torrões pequenos garantindo a homogeneidade à massa, e para a moldagem usa-se a maromba que com matrizes diferentes molda os tijolos com diferentes furos, e por último, o carrinho cortador que com fios de aço define os tamanhos dos blocos.

3ª Secagem

A secagem é o processo que tem objetivo de eliminar a umidade dos blocos adicionados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com