TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Do ácido Acético

Trabalho Escolar: Produção Do ácido Acético. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

O PAPEL SOCIAL DA EMPRESA

Conceito:

Empresa, é uma actividade económica exercida profissionalmente pelo empresário por meio da articulação dos factores produtivos para a produção ou circulação de bens ou de serviços. O conceito jurídico de empresa não pode ser entendido como um sujeito de direito, uma pessoa jurídica, tampouco o local onde se desenvolve a actividade económica.

Para que o papel social seja cumprido não basta que a empresa funcione, o que é necessário são as decisões dos administradores, que sempre devem ser voltadas para o bem comum, sem que se esqueça, entretanto, o escopo final de qualquer empresa, que é o lucro.

O desafio do cenário económico actual, já não é mais o mesmo. Empresas que buscam a operatividade a qualquer custo, e que consideram a sociedade e os empregados meros unidades económicas de produção, estão perdendo a credibilidade. Além de atingir seu principal objectivo, o lucro, as instituições estão cada vez mais condicionadas a promover o desenvolvimento de forma sustentável, investindo nas pessoas e na sociedade que está inserida. E o resultado disso, é o reconhecimento no mercado, empresas que investem em responsabilidade social, conquistam cada vez mais credibilidade e maior poder de competição agregando valor aos seus produtos e serviços além de se tornarem referência perante a sociedade. Nos dias actuais as empresas perceberam a sua função de colaboradoras no contexto das mudanças sociais.

O governo não tem condições de oferecer respostas imediatas aos problemas da população como as empresas, que em tempos de alta competitividade, estão acostumadas a actuarem com mais eficiência no seu dia-a-dia. Assim, o sector privado tomou consciência de que precisa ter uma participação no ambiente social e comunitário porque é parte integrante dele, e, portanto depende de seu correcto funcionamento. Os resultados obtidos por diversas empresas no âmbito social indicam que o empresário é também parte multiplicadora deste ambiente.

FUNÇÃO SOCIAL DA EMPRESA

Segundo estudiosos do Direito das Empresas, foi nos Estados Unidos que se originou a discussão acerca da responsabilidade social da empresa. O ponto culminante foi a Guerra do Vietnã, quando a sociedade começou a contestar as políticas que estavam sendo adoptadas pelo país e pelas empresas, principalmente aquelas que estavam directamente envolvidas na fabricação de armamentos bélicos.

Foi em consequência deste movimento que surgiram os primeiros relatórios socioeconómicos que objectivavam delinear as relações da empresa com a sociedade. Tais relatórios, chamados de Balaços Sociais, se apresentaram como forma de ligação entre empresa, funcionários e comunidade.

A partir de então, o conceito da função social da empresa começou a se difundir pelo mundo. É importante frisar que, segundo doutrina modernamente aceita, a função social não precisa estar positivada para fazer com que a empresa actue de acordo com o bem comum. Porém, estando, facilita a sua observância e exigência realizada pela sociedade e Estado.

A FUNÇÃO SOCIAL DA EMPRESA E A COMUNIDADE

No contexto contemporâneo, o consumidor presta cada vez mais valor à empresas que actuam de acordo com as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com