TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Grafica

Trabalho Escolar: Produção Grafica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

A flexografia avança impulsionada pelo uso da tecnbologia de ponta

A administradora de empresas Ana Catarina Marcussi, presidente executiva da Associação Brasileira Técnica de Flexografia garante que o Brasil está entre os melhores do mundo em impressão flexografica e que há um crescimento do uso desta técnica evoluiu bastante nos últimos anos, nos avanços tecnologicos, se tornando uma excelente opção de impressão para embalagens, rótulos e etiqueta. Este avaço se deve também à alta qualidade, melhores custos, melhoria dos processos industriais e o uso de materiais mais sustentáveis.

Em relação a qualidade, o Brasil está entre os melhores do mundo quando se trata de impressão flexográfica, sendo a tecnologia a responsavel pelos avanços desta tecnica de impressão.

Os gráficos apontam para a estagnação do processo offset e de rotogravura, cujo crescimento tem sido irrisório. A curva ascendente da flexografia é muito grande e continua em crescimento no mundo.

Os preços dos equipamentos de flexografia estão muito parecidos com os de rotogravura, ateriormente o investimento em uma máquina para a produção de embalagens flexíveis em flexo era muito baixo e em roto é muito alto. O preço de uma máquina flexografica totalmente eletronica e com alta tecnologia quase se equipara ao preço de uma impressora em rotogravura. Estima-se que existem no Brasil atualmente mais de 11 mil indústrias de plástico que envolvem a flexo e a rotogravura.

O apelo ecológico é o grande desafio da flexografia, a maior parte da impressão em flexo banda larga é feita com tintas a base de solvente. Há ainda a questão do uso de plásticos, sendo que, o uso dos biodegradáveis ainda é baixo, poucas empresas usam, porque é muito caro. Além disto, faltam cultura e leis mais rígidas para incentivar o uso da impressão à base de água ou outra que não cause tantos danos ao meio ambiente como a tinta cura por feixe de elétrons e materiais mais sustentáveis.

As principais metas da flexografia atualmente é a redução de desperdícios, para diminuir os custos, melhorar a qualidade da impressão e estabilizar o padrão de qualidade. Tudo

voltado para o controle total dos processos e exige investimento em mão de obra mais qualificada, treinamento constante e equipamentos de inspeção e medição.

Em relação a concorrência entre rotogravura e flexografia, a rotogravura é um processo m ais antigo e tradicional e por isso mais cohecido pelas empresas que usam embalagens. O apelo ambiental e a sustentabilidade faz com que a flexografia cresça a frente da rotogravura.

As regiões com maior potencial para a flexografia no Brasil são o sul e o sudeste com maior volume atualmente. Nessas regiões estão os estados com maior modernização e conhecimento técnico e tecnológico. São Paulo vem em primeiro lugar, seguido por Santa Catarina. O Nordeste também se destaca pelo alto consumo, a região está crescendo muito em volume, protegida pelo governo e impulsionadapelo aumento do poder aquisitivo da população.

A tecnologia de clichês digitais, embora seja uma gravação que economiza tempo, é feita diretamente na chapa dispensando o uso do fotolito. Essa tecnologia é uma realidade pela no Sul, Sudeste e Centro Oeste. A impressão digital como complementar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com