TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Individual 4º Semestre

Artigo: Produção Textual Individual 4º Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  2.086 Palavras (9 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 9

RENIVALDO RODRIGUES DOS SANTOS

Sumário

1 INTRODUÇÃO 4

2 OBJETIVO 5

3 DESENVOLVIMENTO 6

3.1 BANCO DE DADOS ORIENTADO A OBJETOS 6

3.1.1 Aplicação e Mecanismo de Funcionamento 6

3.1.2 Banco de Dados OO X Banco de Dados Relacional 7

3.2 ORM (OBJECT RELATIONAL MAPPER) – MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL 8

3.2.1 Desenvolvimento de Modelos OO com BD Relacional 9

3.2.2 ORM e sua Utilização 9

3.2.3 Ferramentas ORM disponíveis no Mercado 10

3.2.4 ORM- Vantagens e Desvantagens 15

4 CONCLUSÃO 16

5 REFERÊNCIAS 17

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 ORM 7

Figura 2 Modelo OO e DB Relacional 9

Figura 3 Ferramenta ORM 15

1 INTRODUÇÃO

No mundo atual que vivemos, a necessidade de ter os dados referentes a uma empresa seja em qual for o ramo com confiabilidade , com rapidez e eficiência é primordial e a escolha do tipo de Banco de Dados e do modelo de desenvolvimento seja OO (Orientção a Objetos) ou Relacional é muito importante, pois é esta decisão que irá garantir uma melhor eficiência e confiabilidade do seu sistema. Neste trabalho mostraremos dois tipos de banco de dados: Orientado a Objetos e Relacional, cruzando sua características, e mostrando quando é melhor usar um ou outro modelo.

2 OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é aplicar os conhecimentos adquiridos neste quarto semestre de aula do curso “Análises e Desenvolvimento de Sistemas” da Unopar, na escolha da melhor maneira de armazenamento de dados através de um Banco de Dados oferecendo maior eficiência, praticidade e interobilidade para os sistemas.

3 DESENVOLVIMENTO

3.1 BANCO DE DADOS ORIENTADO A OBJETOS

Um banco de dados orientado a objetos é um banco de dados em que cada informação é armazenada na forma de objetos, ou seja, utiliza a Estrutura de dados denominadaOrientação a objetos. O gerenciador do banco de dados para um orientado a objeto é referenciado por vários como ODBMS ou OODBMS.

Os sistemas de gerenciamento de banco de dados orientado a objetos cresceram fora das pesquisas durante o começo da metade dos anos 80. O termo “sistema de banco de dados orientado a objetos” surgiu originalmente por volta de 1985. Projetos de pesquisa notáveis incluem Encore-Ob/Server (Brown University), EXODUS (University of Wisconsin), IRIS (Hewlett-Packard), ODE (Bell Labs), ORION (Microelectronics and Computer Technology Corporation or MCC), Vodak (GMD-IPSI), e Zeitgeist (Texas Instruments). O projeto ORION teve mais artigos publicados do que qualquer outro. Won Kim, do MCC, compilou os melhores destes artigos num livro publicado pelo MIT Press.1

Surgiram produtos comerciais, como o GemStone (Servio Logic, alterado para GemStone Systems), Gbase (Graphael), e Vbase (Ontologic). No começo da metade dos anos 90 vimos novos produtos comerciais entrarem no mercado. Deste inclui-se ITASCA (Itasca Systems), Matisse (Matisse Software), Objectivity/DB (Objectivity, Inc.), ObjectStore (Progress Software, adquirido pela eXcelon, a qual era originalmente Object Design), ONTOS (Ontos, Inc., alterado para Ontologic), O2 (O2 Technology, surgiu de várias companhias, adquirido pela Informix, qual por sua vez foi adquirida pela IBM), POET (agora da FastObjects da Versant que adquiriu a Poet Systems), e Versant Object Database (Versant Corporation).

Num banco de dados orientado a objetos, os dados são armazenados como objetos que são manipulados por métodos definidos pela classe a que estes pertencem. Os objetos são organizados numa hierarquia de tipos e subtipos que recebem as características de seus supertipos onde podem conter referências para outros objetos, e as aplicações acessar os dados requeridos.

3.1.1 Aplicação e Mecanismo de Funcionamento

O SGBD Orientado Objeto é mais adequado para o tratamento de objetos complexos.

Esses objetos são classificados como estruturados e não estruturados. Sendo que um objeto complexo não estruturado possui um tipo de dado que requer um grande volume de armazenamento, por adquirir novos tipos de dados para armazenamento de imagens ou textos longos. E os estruturados são definidos pela aplicação de determinados construtores de tipos, como, conjunto (coleções), tupla, lista ou array (ordem) (NAVATHE, 2005).

Conforme Setzer (2005), o desenvolvimento do referido SGBD teve combinação de idéias dos modelos de dados tradicionais e das linguagens de programação orientada a objetos. E, o contexto rico desses objetos é verificado no nível lógico e possui características não encontradas nas linguagens de programações tradicionais, como operadores de manipulação de estruturas, gerenciamento de armazenamento e outros.

Na verdade, para que um sistema de banco de dados seja considerado orientado a objetos, é importante a presença de Identificadores de Objetos (OIDs), mecanismo de herança (única ou múltipla), objetos complexos e persistência de objetos.

Figura 1 ORM

3.1.2 Banco de Dados OO X Banco de Dados Relacional

BDRs e BDOOs possuem características distintas mas basicamente servem ao mesmo propósito: persistir dados necessários para a manutenção do negócio para o qual são aplicados, possibilitando a recuperação, comparação e tratamento desses dados a fim de produzir resultados tangíveis.

Em BDR, uma coleção de tabelas, todas com nomes únicos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com