TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL SEMESTRE 1

Casos: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL SEMESTRE 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  1.080 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 01:

Resposta: Nas organizações burocráticas a liderança se dá através de regras impessoais e escritas, ausência de controle externo na organização, previsão do comportamento dos funcionários. A burocracia pode ser mais um obstáculo do que um instrumento administrativo, pois impede o desenvolvimento criativo dos funcionários, incapacitando os indivíduos de compreenderem seu papel dentro do todo organizacional, está focado em normas e padrões preestabelecidos. As organizações modernas ou que se modernizaram como a IBM querem se manter competitivas no mercado e para isso tem que adotar novos modelos de gestão em que haja flexibilidade e que considerem as pessoas como parceiras e não como recursos. A forma de administrar contemporânea entende que as pessoas são os principais elementos dentro de uma organização, são elas que orientam o rumo da empresa, por isso é imprescindível uma comunicação transparente. Empresas flexivéis tem que ter uma visão mais ampla e aberta para analisar o que vale mais a pena para seu desenvolvimento, ou seja, o que vai cortar custos, otimizar os processos, aumentar os lucros, etc. Muitas vezes para tomar decisões deve-se abrir mão dos regras internas para atingir um objetivo maior, como contratação de profissionais temporários que gera agilidade, corte de custos, suprimento de contingências e até de teste para profissionais temporários provarem que merecem e serem contratados.

Questão 02:

Resposta: A teoria clássica da gestão caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca máxima da eficiência, ela considera: a obsessão pelo comando, a empresa como sistema fechado (a partir do momento em que o planejamento é definido como sendo a pedra angular da gestão empresarial) e manipulação dos trabalhadores.

A teoria científica estudava a empresa privilegiando as tarefas de produção e é caracterizada pela ênfase na tarefa realizada pelo operário.

Nas empresas como IBM, Google e facebook é utilizado um modelo de gestão colaborativo, onde os funcionários colaboram com o crescimento da empresa, eles tem vários benefícios, o que os motiva e estimula a trabalhar, outro diferencial desse modelo é o ambiente de trabalho, que dentre mesas, cadeiras e computadores, encontram-se vários jogos que servem como maneiras de descontração, nessas empresas os funcionários não são controlados, mas trabalham livremente, elas também estimulam e dão subsídios para que os funcionários se profissionalizem, essas empresas tem uma estrutura mais horizontalizada, ou seja, menos pessoas para mandar. Isso faz com que o Google seja a 6ª melhor empresa para se trabalhar em 2013 e o facebook seja a primeira, segundo o site americano Glassdoor.

Questão 03:

Resposta: Nos fragmentos “a”, “b” e “c” são usados argumentos por dados estatísticos em um discurso indireto, já os fragmentos “d” e “e” são argumentos por voz de autoridade e também dados estatísticos em um discurso direto. As diferenças são que argumentos por discurso indireto são muito eficazes porque dão força a idéia defendida e os argumentos de discurso direto apresentam citação de um pensamento ou frase de uma autoridade no assunto que está sendo discutido, isso garante certa credibilidade à argumentação, pois mostra que há algo comprovado (ou que é bem visto) concordando com o argumento.

Questão 04:

Resposta: Freelancer é um profissional sem carteira assinada que atua sozinho, ele trabalha por produção, recebendo por quantidade ou por dia de trabalho. Um bom exemplo é o fotógrafo que, sem vinculo com qualquer empresa, recebe por evento, podendo ser uma pessoa jurídica ou não, ter nota fiscal ou não.

Diante do exposto são citadas abaixo vantagens e desvantagens de ser freelancer.

Vantagens:

 Definir o próprio horário;

Poderá decidir quais dias e horários trabalhar. Poderá programar as férias com facilidade e estar mais presente em momentos familiares.

 Não ter chefe;

Mesmo que seja responsável pelos clientes, eles não detêm o mesmo poder de um chefe. O freelancer pode selecionar os clientes, caso as coisas se compliquem com algum deles o terá o poder de deixar de trabalhar com a pessoa.

 Decidir quanto quer ganhar;

Em um emprego convencional estará sujeito a um salário fixo, mesmo que dê o seu máximo, já como freelancer poderá definir o custo dos serviços e em quantos trabalhos estará envolvido ao mesmo tempo, permitindo-lhe ganhar mais.

 Definição do horário e local de trabalho;

Poderá orientar o seu negócio como quiser e nos horários desejados, em um espaço locado, no conforto de sua casa, escritório compartilhado, como preferir.

Desvantagens:

 Sobrecarga de maneira despercebida;

Deve cuidar para não se sobrecarregar com projetos e serviços que exigem trabalho e atenção continua do freelancer tornando difícil tirar férias ou ter momentos de lazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com