TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Individual 4o Semestre

Exames: Produção Textual Individual 4o Semestre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 2

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVO 4

3 BANCOS DE DADOS 5

3.1 BANCO DE DADOS ORIENTADO A OBJETOS 5

3.2 ORM 5

4 CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO

A adoção de padrões e mudanças são fundamentais num software para o seu crescimento. Técnicas de bancos de dados avançadas e a adoção de banco de dados orientados a objetos são apenas algumas das tecnologias que devem ser consideradas em prol de um melhor desenvolvimento.

2 OBJETIVO

Objetiva-se demonstrar métodos eficientes para uma melhorias no desenvolvimento da solução, utilizando-se de ORM e refletindo sobre banco de dados orientado a objetos.

3 BANCOS DE DADOS

3.1 BANCO DE DADOS ORIENTADO A OBJETOS

Um banco de dados orientado a objetos (BDOO) é um banco no qual as informações são armazenadas como objetos, e só podem ser manipuladas pela classe em que este esteja. Sendo muito muito similar a Linguagem Orientada a Objetos possui apenas um diferencial, a persistência de dados. Dos vários fatores que levam a sua adoção valem a pena destacar a sua capacidade superior de lidar com dados complexos em comparação ao banco de dados relacional e ser desnecessário converter os dados de forma que o banco relacional compreenda, o que torna menos maçante a tarefa.

As principais diferenças para o banco relacional são o acesso, por ser navegacional ao invés de relacional, a dificuldade do encapsulamento, a capacidade guardar e recuperar grandes objetos, suporte a versões, identificadores de objetos, Hierarquia e Herança.

3.2 ORM

No Mapeamento Objeto Relacional, a ferramenta ORM se encarrega de abstrair o SQL da camada do código, criando um “banco de dados objeto virtual”, permitindo tratar tabelas e registros como objetos, oferecendo persistência de objetos e deixando o código SQL de lado, permitindo ao desenvolvedor se concentrar somente no código. Algumas ferramentas conhecidas de ORM para .Net são:

• iBATIS

• NHibernate

• LINQ to SQL

• ADO.NET Entity Framework

• Linqconnect

Uma das desvantagens do ORM é a perda de performance que inevitavelmente pode ocorrer no processo, visto que não permite otimização de SELECTS, principalmente.

4 CONCLUSÃO

Durante o desenvolvimento deste todos os objetivos foram alcançados, aumentando a aprendizagem sobre bancos de dados orientados a objetos, mostrando novos paradigmas e inserindo o ORM como ferramenta funcional.

REFERÊNCIAS

CARVALHO, Guilherme Cantuária de. Sistema de banco de dados orientados a objetos. 2011. Disponível em: < www.fatecsp.br/dti/tcc/tcc0002.pdf >. Acesso em: 14 de Maio de 2014.

GALANTE, Alan Carvalho. Banco de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com