TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção de fluido de perfuração

Por:   •  21/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.446 Palavras (10 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 10

ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS

CAROLINE MONTEIRO CALASANS

RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO:

Produção de fluido de perfuração

SALVADOR, 19 DE OUTUBRO DE 2017

ENGENHARIA DE PETRÓLEO E GÁS

CAROLINE MONTEIRO CALASANS

RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO:

PRODUÇÃO DE FLUIDO DE PERFURAÇÃO

Trabalho entregue como pré-requisito parcial para aprovação na disciplina Orientações ao Estágio Supervisionado, curso de Engenharia de Petróleo e Gás do Centro Universitário Unijorge, sob a orientação do Prof. Elane Santos Souza, turma 001EPG9AN, turno noturno.

SALVADOR, 19 DE OUTUBRO DE 2017

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. OBJETIVO        5

3. A EMPRESA        6

               3.1. MISSÃO DA EMPRESA        6

               3.2. VISÃO DA EMPRESA        6

4. REFERENCIAL TEÓRICO.........................................................................7

               4.1. FLUIDOS DE PERFURAÇÃO        7

               4.3. REOLOGIA        7

               4.4. VISCOSIMETRIA        8

               4.5. PRINCIPAIS ADITIVOS UTILIZADOS NOS FLUIDOS        8

                              4.5.1. GOMA DE XANTANA        8

                              4.5.2. HIDRÓXIDO DE SÓDIO (NaOH)        8

                              4.5.3. BARITA        8

5. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        9

               5.1. MATERIAIS UTILIZADOS        9

               5.2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        9

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

REFERÊNCIAS        16

APÊNDICE A        17

  1. INTRODUÇÃO

As atuações no ramo petrolífero de perfuração de poços não estão restritas à extração do óleo e gás natural, mas também na construção de um poço injetor, onde são utilizados para injeção, fluidos que auxiliem na recuperação dos hidrocarbonetos. A necessidade de novas tecnologias para desenvolver essas atividades vem sendo buscada a cada dia, principalmente no que diz respeito aos fluidos de perfuração, que devem apresentar as seguintes características: ser quimicamente estável; economicamente viável; ser bombeável; facilitar a separação de cascalhos na superfície; estar dentro das normas ambientais, estabilizar as paredes do poço, mecânica e quimicamente; dentre outras.

Os fluidos de perfuração são misturas complexas de sólidos, líquidos, produtos químicos e, por vezes, até gases. Do ponto de vista químico, podem assumir aspectos de suspensão, dispersão coloidal ou emulsão, dependendo do estado físico dos componentes (Thomas, 2001).

Devido à prospecção de petróleo em ambientes cada vez mais árduos, deve-se estabelecer novas tecnologias de forma a atender as necessidades decorrentes da perfuração de poços de alta complexidade em distintos tipos de formações litológicas, que é capaz de envolver trechos de alta inclinação e grande afastamento horizontal. Deste modo torna-se imprescindível a pesquisa para obtenção de novos fluidos de perfuração que atendam as demandas técnicas, ambientais e econômicas.

         

  1. OBJETIVO

Este relatório tem como objetivo trazer informações e dados de novas formulações de fluidos de perfuração de base aquosa, a partir de uma receita pré-estabelecida, analisando duas propriedades, o pH e a viscosidade do fluido em questão.

O enfoque principal do estudo é fazer testes com novas formulações para aumento da viscosidade do fluido de perfuração, assim, melhorando as características de lubricidade e reologia.

  1. A EMPRESA

A empresa prestadora do serviço de estágio é chamada de UNIJORGE, foi fundada em 1999, tem o intuito de formar cidadãos por meio de cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia), pós-graduação e extensão.

No mês de março de 2017, a instituição obteve a segunda melhor nota do Estado através do MEC, além de ter destaque pelo INEP por meio de cursos que se sobressaíram nas avaliações recentes do ENADE.

3.1. MISSÃO DA EMPRESA

A Missão da Instituição é produzir, sistematizar e difundir conhecimentos que contribuam com a formação de profissionais éticos, empreendedores, dotados de senso crítico, sensibilidade cultural e inteligência criativa, conscientes do seu papel e do seu compromisso com a cidadania (UNIJORGE, 1999).

3.2. VISÃO DA EMPRESA        

A UNIJORGE espera ser uma instituição com uma oferta democrática de educação, com valor agregado e que prepara o aluno para reais demandas do mundo do trabalho, alinhando a excelência acadêmica com a competência cultural e desenvolvimento profissional (UNIJORGE, 1999).

  1. REFERENCIAL TEÓRICO
  1. FLUIDOS DE PERFURAÇÃO

Segundo CHILINGARIAN (1981) os fluidos de perfuração podem ser definidos como sendo fluidos circulantes utilizados em sistemas de perfuração, com o objetivo de proporcionar às condições necessárias na operação. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (262.8 Kb)   docx (578.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com