TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa de Necessidades - Arquitetura e Urbanismo

Por:   •  29/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.721 Palavras (7 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE[pic 1]

CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS – CTRN

UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL

DISCIPLINA: ARQUITETURA URBANISMO E ACESSIBILIDADE

PROFESSORA: ANDREA MOTTA

 

 

 

PROJETO ARQUITETÔNICO

PROGRAMA DE NECESSIDADES

 

 

 

 

Discentes:        

 

 

Campina Grande – PB

Junho de 2017

  1. INTRODUÇÃO

A palavra “projeto” pode ter diferentes significados dependendo do contexto onde está inserida.  Segundo o dicionário do Aurélio, projeto significa tenção, plano, desígnio, cometimento. Apesar do amplo significado, sempre o projeto resulta em algo específico.

O processo de projeto representa um conjunto de ações através das quais é desenvolvido e descrito um objeto a ser materializado, refere-se, portanto à comunicação de uma ideia sobre algo que ainda não existe.  A realização dos objetivos estabelecidos para o produto dependem diretamente do rigor e exigência de cada uma das etapas do projeto. Enquanto Projeto Arquitetônico, o principal objetivo é a execução da obra, que permeia as necessidades dos futuros usuários, ajustando-se aos contextos naturais em que se insere.

“(...) O programa de necessidades do cliente é um “modelo” dos componentes funcionais de sua organização, que deve ser atendido pela proposta de projeto ou planejamento.

Ele acomodará descrições qualitativas e quantitativas de aspectos dos objetivos do cliente e de suas exigências, que são cruciais para o desenvolvimento de uma proposta de planejamento ou projeto”. (BUXTON, 2017, p. 37-16)

 

 

 

  1. OBJETIVOS

Este trabalho tem como objetivo propor o layout de um apartamento baseado do programa de necessidade elaborado para família proposta. Analisar aspectos, como ventilação, iluminação, distribuição de cômodos, entres outros, baseados em parâmetros estabelecidos no Código de Obras da Cidade de Cabedelo.  Além de propor alternativas para mitigar possíveis falhas nos aspectos citados anteriormente.

 

 

  1. CARACTERÍSTICAS DA FAMÍLIA

O programa de necessidades desenvolvido neste trabalho foi desenvolvido para uma família de 04 (quatro) pessoas, sendo pai, mãe e dois filhos.

  • O pai: 45 (quarenta e cinco) anos de idade, contador, precisa de um ambiente relaxante e calmo para aproveitar o pouco tempo que permanece em casa, gosta de receber amigos em casa, necessita de um escritório para conseguir desenvolver seu trabalho em casa, caso necessite.
  • Mãe: 43 (quarente e três) anos de idade, escritora, trabalha totalmente em casa, gosta de ambientes confortáveis com elemento em cores vibrantes, adora cozinhar enquanto recebe visitas.
  • Filho mais velho: 17 (dezessete) anos de idade, estuda durante longos períodos em seu quarto, por isso precisa ter privacidade e também de um ambiente relaxante. Pratica atividade física regularmente, gosta muito de viajar. Prefere cores sóbrias.
  • Filho mais novo: 5 (cinco) anos de idade, tem muitos brinquedos e gosta de expô-los no seu quarto. Suas cores preferidas são azul e vermelho. Gosta muito de jogos eletrônicos com sensor de movimento, o que exige uma grande área livre para o jogar.

  1. PROGRAMA DE NECESSIDADE

A área social foi projetada no intuito de ser um grande espaço integrado, onde cada uma área tem sua função específica, mas que também funcionam em conjunto como uma grande área para receber amigos em ocasiões formais ou cotidianas. Portanto, a sala de estar é habilitada para receber confortavelmente até 8 pessoas, para assistir televisão, que está instalada num suporte de teto retrátil, ou simplesmente para conversar. A Sala de Jantar foi idealizada para realização de refeições cotidianas, visto que o apartamento não possui uma copa e a cozinha não iria comportar adequadamente uma mesa, assim como jantares casuais, já que a família gosta de fazer refeições ao receber visitas, podendo ser também realizadas conversas na mesma. A varanda da área social segue o mesmo padrão das outras áreas onde o propósito principal é o convívio social. O banheiro social foi projetado para realizar as seguintes funções: Tomar banho, lavar mãos e rosto, escovar dentes, fazer curativos, pentear cabelos, atender às necessidades fisiológicas. Sendo este banheiro pensado para uso frequente do filho mais velho e das visitas. A Cozinha foi dimensionada para realização das seguintes atividades: Conservar alimentos, preparar pratos, lavar louças, lavar utensílios de cozinha, eliminar resíduos, sendo a cozinha simples, porém completa considerando-se as atividades básica, faltando da parte básica apenas a mesa para realização de refeições rápidas. A área de serviço foi idealizada para: Lavar roupas, secar roupas e guardar material de limpeza.

A área íntima do apartamento é composta pelas suítes, quarto e escritório, sendo este o espaço onde o casal pode trabalhar, ler concentrado e guardar materiais de trabalho e estudo, visto que ambos podem trabalhar em sistema de home office, em casa. A suíte do casal foi projetada com a finalidade de dormir, descansar, vestir-se, pentear cabelos, ler, assistir TV. Tendo ainda uma varanda, como uma outra área para o descanso. A função do banheiro do casal, consiste em: Tomar banho, lavar o rosto, barbear-se, maquiar-se, escovar dentes, pentear cabelos, atender às necessidades fisiológicas, sendo a suíte no quarto do casal importante visando a privacidade dos mesmos.  A suíte do filho mais novo foi dimensionada para: Dormir, assistir televisão, jogar videogame, descansar, vestir-se, ouvir música e brincar. O banheiro dessa suíte segue o mesmo padrão de projeto estabelecido para o banheiro social: Tomar banho, lavar mãos e rosto, escovar dentes, fazer curativos, pentear cabelos, atender às necessidades fisiológicas.  Já quarto do filho mais velho foi projetado para realizar as seguintes atividades: Dormir, utilizar computador, descansar, estudar, vestir-se, ouvir música e ler. Contando ainda com uma varanda privativa, onde é possível descansar, relaxar e ainda realizar exercícios aeróbicos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (134.6 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com