TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programação Em Banco De Dados

Artigo: Programação Em Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2013  •  1.519 Palavras (7 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 7

Aula tema: A origem e o conceito da Teoria Geral de Sistemas. O conceito de sistemas. Componentes genéricos de um sistema. As relações entre sistema e ambiente.

Passo 1 (Equipe)

1 – Dados.

Dados são observações documentadas ou resultados da medição. A disponibilidade dos dados oferece oportunidades para a obtenção de informações.

Os dados podem ser obtidos pela percepção através dos sentidos (por exemplo, observação) ou pela execução de um processo de medição.

Antes de iniciar a análise de uma base de dados, é preciso determinar corretamente que tipo de dados está disponível. Disso depende o tipo de análise a ser feito e a ferramenta a ser utilizada.

Existem muitas formas de classificar dados, dependendo do seu uso e da forma como os dados serão armazenados (em papel, em arquivo eletrônico, etc.).

Dados em Software.

Com respeito à inserção de dados em um software computacional, as variáveis em uma base de dados são classificadas tipicamente como numéricas (N), texto (T) ou data (D). Como exemplos de variáveis numéricas temos idade, renda, saldo da fatura, número de dependentes, etc. O sexo, estado civil, nome, rua, CEP, CIC, status do cliente são exemplos de variáveis alfanuméricas. A data de vencimento da conta e a data de nascimento são exemplos de variáveis do tipo data.

Variáveis numéricas são passíveis de serem manipuladas aritmeticamente. Embora a variável CEP seja representada numericamente, ela não é uma variável numérica. Podemos representar na base de dados a variável Sexo pelos símbolos 1 e 2, sendo 1=Masculino e 2=Feminino, mas mesmo assim a variável Sexo não é numérica. Não faz sentido, por exemplo, calcular a média dos sexos dos clientes, nem calcular a média dos CEP.

2 – Informação.

Informação é um termo que pode assumir muitos significados dependendo do contexto, mas como regra geral está relacionada com alguns conceitos como símbolos, significância, dados, conhecimento, entropia negativa, comunicação, verdade e mensagem, se utilizado no contexto dos sistemas de comunicação.

Se utilizado no contexto de sistemas de informação, o termo relaciona-se à organização de dados brutos. A informação representa o dado interpretado, contextualizado ou utilizado por alguém. Considerando que informar é dar forma a algo, informação é o dado bruto lapidado, formatado, comunicado por algum agente.

Informação quer dizer dados apresentados em uma forma significativa e útil para os seres humanos.

3 – Sistemas.

Sistema é um conjunto de elementos interconectados harmonicamente, de modo a formar um todo organizado. É uma definição que acontece em várias disciplinas, como biologia, medicina, informática, administração. Vindo do grego o termo "sistema" significa "combinar", "ajustar", "formar um conjunto".

Todo sistema possui um objetivo, embora às vezes seja difícil identificá-lo - por exemplo, quando não conseguimos visualizar o meio ambiente em que está inserido.

Um sistema consiste de componentes, entidades, partes ou elementos - embora também possam ser vistos como subsistemas - e as relações entre eles. A integração entre tais componentes pode se dar por fluxo de informações, matéria, energia.

A boa integração dos elementos é chamada sinergia, determinando que a transformação ocorrida em uma das partes influenciará todas as outras. A alta sinergia de um sistema faz com que seja possível a este cumprir sua finalidade com eficiência; já sua falta pode implicar em mau funcionamento, inclusive falha completa. Podemos também dizer nesses últimos casos que a entropia sistêmica está alta.

Vários sistemas possuem a propriedade da homeostase, que em poucas palavras é a característica de manter o meio interno estável, mesmo diante de mudanças no meio externo. As reações homeostáticas podem ser boas ou más, dependendo se a mudança foi inesperada ou planejada, respectivamente.

Também poderá construir modelos para abstrair aspectos de sistemas, como por exemplo, um modelo matemático, modelos de engenharia de software, gráficos.

Em termos gerais, sistemas podem ser vistos de duas maneiras:

Através da análise, em que se estuda cada parte de um sistema separadamente a fim de recompô-lo posteriormente.

Através de uma visão geral, em que se entende que o funcionamento do sistema como um todo, constitui um fenômeno único, i.e., irredutível em suas partes.

4 – Sistemas de informação.

Sistema de Informação é a expressão utilizada para descrever sistema seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema de Informação Computadorizado), ou seja, manual, que abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário e/ou cliente.

Outras definições

Além disso, o termo também é utilizado para descrever a área de conhecimento encarregada do estudo de Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação e suas relações com as organizações. Neste contexto, esta disciplina é comumente classificada como uma Ciência Exata.

Um terceiro uso para a expressão Sistemas de Informação refere-se a um curso de graduação cujo foco é o desenvolvimento e aplicação de Sistemas de Informação Computadorizados nas organizações. O conteúdo deste curso abrange aspectos técnicos, gerenciais e sociológicos, abrangendo, em linhas gerais, os conteúdos relevantes estudados na área de conhecimento Sistemas de Informação.

As concepções mais modernas de Sistemas de Informação contemplam também os Sistemas de telecomunicações e/ou equipamentos relacionados; sistemas ou subsistemas interconectados que utilizam equipamentos na aquisição, armazenamento, manipulação, gestão, movimento, no controle, na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com