TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programação Estruturada 2

Exames: Programação Estruturada 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 1

Passo 1 (Individual)

1. Fazer a leitura sobre Funções do livro (DEITEL, Paul; DEITEL, Harvey. C Como

Programar. 6ª ed. São Paulo: Pearson Education, 2011.) focando a leitura nos conceitos de

funções, passagem de parâmetro por valor e passagem de parâmetro por referência.

Realizar anotações do conteúdo lido.

Quando os argumentos são passados através de uma chamada por valor, é feita uma cópia do valor dos argumentos e a mesma é passada para a função chamada. As modificações na cópia não afetam o valor original de uma variável na função que realizou a chamada.

O valor dos parâmetros formais sendo alterado durante a execução da função não acarretará em nehuma modificação no valor dos parâmetros reais (variáveis da função chamadora).

Quando um argumento é passado através de uma chamada por referência, a função chamadora permite realmente que a função chamada modifique o valor original da variável. O mecanismo usado para transmitir informações para um função é chamado argumento ou parâmetro.

Passagem por referência qualquer alteração no valor dos parâmetros formais durante a execução da função será refletida no valor de seus parâmetros reais correspondentes.

Fonte: Paul J. Deitel e Harvey M. Deitel

2. Fazer a leitura do material de aula: Funções em Linguagem C. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B2k9x8w9Y2JfWHpWY1ROWjFSQlk/edit?usp=sharing>.

Acesso em: 30 out. 2013. Faça um estudo aprofundado sobre funções, como criá-las em

Linguagem C. Realizar anotações sobre o conteúdo lido.

Funções dividem grandes tarefas de computação em tarefas menores, e permitem às pessoas trabalharem sobre o que outras já fizeram, ao invés de partir do nada. O que é uma função?Função é uma unidade de código de programa autônoma desenhada para cumprir uma tarefa particular. A linguagem C foi projetada com funções eficientes e fáceis de usar programas em C geralmente consistem em várias pequenas funções ao invés de poucas de maior tamanho. A principal razão da existência de funções é impedir que o programador tenha de escrever o mesmo código repetidas vezes. O uso de uma função pode ser comparado à forma de alugarmos a mão-de-obra de alguém para executar um trabalho específico. Algumas vezes a interação com semelhante pessoa é bem simples outras vezes, mais complexa.

Passo 2 (Equipe)

1. Desenvolver o Capítulo 1 – Funções – Passagem de Parâmetro por Valor e Referência, que deve conter pelo menos cinco páginas, explicando os conceitos estudados a respeito de funções, passagem de parâmetro por valor e passagem de parâmetro por referência.

As duas maneiras de ativar as funções em muitas linguagens de programação são chamadas por valor e chamadas por referência. Quando os argumentos são passados através de uma chamada por valor, é feita uma cópia do valor dos argumentos e a mesma é passada para a função chamada. As modificações na cópia não afetam o valor original de uma variável na função que realizou a chamada.

Quando um argumento é passado através de uma chamada por referência, a função chamadora permite realmente que a função chamada modifique o valor original da variável.

A chamada por valor deve ser usada sempre que a função chamada não precisar modificar o valor da variável original da função chamadora. Isso evita os efeitos paralelos colaterais acidentais que retardam tão freqüentemente o desenvolvimento de sistemas corretos e confiáveis de software. A chamada por referência só deve ser usada com funções confiáveis que precisem modificar a variável original. Em C, todas as chamadas são por valor.

Há duas maneiras de passar argumentos a uma função chamada por valor e chamada por referência.

Todas as chamadas de funções em C são chamadas por valor. Como vimos no

return pode ser usado para retornar um valor de uma função chamada para o local que a chamou ou retornar controle de uma função chamada sem passar um valor de volta. Muitas funções exigem a capacidade de modificar uma ou mais variáveis no local chamador, ou passar um ponteiro para um grande objeto de dados para evitar o overhead de passar o objeto chamado por valor que, obviamente exige fazer uma cópia do objeto. Para essa finalidade, a linguagem C fornece a capacidade de simular chamadas por referência.

Em C, os programadores usam ponteiros e o operador de referência indireta para simular chamadas por referência. Ao chamar uma função com argumentos que devem ser modificados, são passados os endereços dos argumentos. Isso é realizado normalmente aplicando o operador de endereço (&) à variavel cujo valor será modificado. Como vimos os arrays não são passados usando o operador & porque a linguagem C passa automaticamente o local inicial do array na memória o nome do array é equivalente a &nomeArray [ 0 ]. Quando o endereço de uma variável é passado a uma função, o operador de referência indireta (*) pode ser usado na função para modificar o valor no local de memória do chamador.

Fonte: Paul J. Deitel e Harvey M. Deitel

2. Fazer a proposta dos problemas, no formato de exercícios, que deverão ser distribuídos da seguinte forma.

• Dois problemas para tratar funções simples;

• Dois problemas para tratar funções com passagem de parâmetro por valor;

• Dois problemas para tratar funções com passagem de parâmetro por referencia.

Crie um programa que receba um numero inteiro como argumento e retorna seu valor absoluto. (Passagem de parâmetro por valor)

Crie um programa que receba um inteiro e de sua metade. (Passagem de parâmetro por referência)

Crie um programa que recebe dois valores x e y, e troca os respectivos conteúdos.

(Passagem de parâmetro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com