TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programação Estruturada ǀ

Ensaios: Programação Estruturada ǀ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 4

Relatórios 1_ Levantamento da importância do algoritmo e raciocínio lógico.

Se tivermos um objetivo na vida, iremos mais longe, pois as chances de sucesso são bem maiores quando há planejamento. Dessa forma, para desenvolver um programa de computador, precisamos primeiro analisar o problema, descrever os passos para se atingir a solução desejada e, depois, instruir o computador para que execute esses passos.

Para realizar esse processo, é interessante o estudo da lógica de programação e dos algoritmos, a fim de aprendermos a estruturar nosso pensamento e criar sequências lógicas de passos para se atingir a solução de problemas.

A construção de algoritmos auxilia o indivíduo a esquematizar o problema a ser resolvido, delimitando as necessidades, de forma a permitir uma economia de tempo e custos na hora de desenvolver uma solução. Observe as seguintes afirmações:

1. O número 4 é menor que o número 7. O número 9 é maior que o número 7. Logo, o número quatro é menor que os números nove e sete.

2. Um casal com três filhos notou que um vaso estava quebrado, enquanto duas das crianças estavam na escola. Quem é o culpado?

3. Há uma caneta dentro de uma gaveta fechada. Sabemos que, para pegar a caneta, devemos, antes, abrir a gaveta.

Podemos deduzir, a partir dessas afirmações, que, em nosso cotidiano, sempre que pensamos, já estamos utilizando á lógica.

Se consultarmos em um dicionário da língua portuguesa o verbete ‘lógica’, veremos que se trata de uma parte da filosofia que estuda as leis do raciocínio. É uma ciência que estuda as formas do pensamento, ou seja, se vermos por um ângulo diferente usa monos a lógica em tudo por isso a importância do algoritmo e raciocínio lógico.

Relatório 2_ Visão empresarial da linguagem estruturada.

A gestão do conhecimento começou a ser disseminada nos estudos da área de administração de empresas há cerca de dez anos, aproximadamente na mesma época que os termos “conhecimento estratégico” e “vantagem competitiva” ganharam notória atenção na literatura voltada à gestão de empresas. As relações entre informação e conhecimento, sistemas e pessoas, começaram a ser discutidas de maneira mais detida neste período em que o enfoque passa a ser o cliente, e o recurso mestre passa a ser a internet, pois em tempos anteriores (Pós-Guerras Mundiais – década de 1940) as tecnologias de informação eram os temas capitais, seguidos na década de 1980 pelas micro-redes e pela atenção voltada à gestão da informação. De maneira geral, pode-se afirmar que a gestão da informação se ocupa com a informação estruturada, como os bancos de dados, por exemplo, ao passo que a gestão do conhecimento, difundida na segunda metade da década de 1990, tende a gerir o fluxo de informação informal, desestruturada, intangível.

Com o foco voltado para os bens intangíveis da empresa, sobretudo para o conhecimento, teorias como a da criação do conhecimento organizacional, surgiram com o intuito de melhor compreender e explicar o processo criador e disseminador do conhecimento no ambiente empresarial. A teoria da criação do conhecimento organizacional traz uma perspectiva japonesa com relação à gestão das organizações, melhor dizendo, traz à tona uma perspectiva que analisa a empresa de dentro para fora, em que o conhecimento não é importado e/ou adquirido, mas sim, criado e transformado dentro das próprias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com