TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programação estruturada

Relatório de pesquisa: Programação estruturada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Relatório de pesquisa  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório 2 – Programação estruturada

A construção de algoritmos constitui na arte de solucionar problemas, o programador realiza a transposição do problema real para o computacional. Para isso utiliza-se pseudolinguagens que o ambiente virtual compreenda, há uma tentativa de transpor essa linguagem o mais próximo possível da linguagem real, essa linguagem é conhecida como portugol. O portugol facilita a transcrição para a linguagem computacional.

Para se estruturar um programa deve-se ter o conhecimento de 4 tipos de variáveis, essas variáveis são do tipo inteiro, real, caractere, e lógico.

A estrutura de um programa pode ser representado por alguns símbolos que o computador reconhece como comandos lógicos, o ‘ ; ‘ determina a pausa e a sequencia de um comando, o ‘ ; ‘ também tem a representação alternativa, que é utilizada quando é encontrada uma representação alternativa, ele desvia o fluxo do programa.

E também encontramos a função de repetição quando for necessário um conjunto de ações repetitivas que podem se reconhecidas pelo programa ou não.

Relatório 3 – Vetores e Matrizes. Modularização

O vetor é um tipo homogenio de estrutura formado por elementos do mesmo tipo.

Os vetores servem para armazenar um conjunto de variáveis á um mesmo nome. Para se identificar uma variável dentro do nome é denominada uma posição para cada variável assim para quando se precisa agregar alguma informação aquela variável é só identificar sua posição e através do vetor anexar á mesma no espaço reservado.

A vantagem de usar esse sistema é que o programador tem a possibilidade de trabalhar cada variável separadamente ou junta-las para conseguir uma informação amis ampla.

Variáveis do tipo matriz são multi-dimencionais onde pode se acessar as informações de 2 ou mais dimensões, temo uma linha e uma coluna, isso facilita a localização da variável pois inserimos sua localização no espaço e conseguimos observar e modificar á variável ex: tabela [1 , 2] isso significa que teremos acesso a informação de onde a linha 1 se cruza com a coluna 2.

Vantagens da Modularização:

• Permite o reaproveitamento de códigos já construídos.

• Facilita a leitura do programa fonte.

• Decompõe o programa em partes que possam ser logicamente intendidos de forma isolada.

A passagem de parâmetros permite que as variáveis sejam protegidas, só podemos modificar uma variável se mudarmos o local onde a função foi declarada, isso protege as demais funções e variáveis.

Relatório 4 – strigs e tipos estruturados(registros)

Strings (ou cadeias de caracteres) são seqüências devalores do tipo char; Não existe, na linguagem C, um tipo primitivo string, o tipo string é implementado como um vetor de caracteres; Um string literal é representado por uma cadeia de caracteres delimitada por aspas duplas (como em“ABCD”); Internamente, o string é terminado com o caracter ‘\0’ que represeta o número zero.

É um tipo de dados agregado homogêneo em que o tipo do elemento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com