TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeta de Tratamento de Gás

Por:   •  9/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.232 Palavras (5 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE VILA VELHA

CURSO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO

Lucas Junger Delôgo Dan Dardengo

Rafael Robaina Rangel de Carvalho

DIMENSIONAMENTO DO PROCESSO PRIMÁRIO DE SEPARAÇÃO DE GÁS

VILA VELHA

2015

Lucas Junger Delôgo Dan Dardengo

Rafael Robaina Rangel de Carvalho

DIMENSIONAMENTO DO PROCESSO PRIMÁRIO DE SEPARAÇÃO GÁS

                                                                 

Trabalho desenvolvido durante a disciplina de

Engenharia de Gás como parte da avaliação

referente ao segundo bimestre.

                                                                                                                                                                                                                                       Prof. Mário Sergio.

VILA VELHA

2015

Introdução

Esse projeto foi designado para o dimensionamento de uma planta de processamento primário de gás. Será calculado de acordo com os dados do projeto, o vaso separador que atenda a necessidade do mesmo, além de otimizar todos os custos. Após o gás passar pelo processamento primário, o mesmo é transferido e para que a transferência ocorra de maneira eficiente e eficaz serão feitos os cálculos de volume de inibidor.      

Desenvolvimento e Discussões

Para o desenvolvimento do projeto foi criado um simulador no software Office Excel.

  • Processo

[pic 1]

  • Dados

Dados

Valores

VAZÃO DE GÁS

30 MMSCFD

DENSIDADE RELATIVA DO GÁS

0,68

VAZÃO DO ÓLEO

16500 bbl/d

DENSIDADE DO ÓLEO

25 ºAPI

PRESSÃO DE OPERAÇÃO

200 psia

TEMPERATURA DE OPERAÇÃO

180 ºF

TEMPO DE RETENÇÃO

8 min

VAZAO DE ÁGUA

8000 bbl/d

  • Considerações

Foram fornecidos alguns dados do fluido em condições operacionais após o trocador de calor que antecede o separador de primeiro estágio. Considerando que não ocorrerá uma variação de volume após a compressão e perdas e cargas no processo, e ainda cada compressor terá uma razão de compressão de 2,5 e a temperatura de saída do depurador é de 100 ºF.

Como não foi fornecida a massa específica do gás e do líquido, que são necessários para dar inicio aos cálculos do primeiro vaso separador, foi mandatório alguns cálculos. Pelo valor da densidade do gás, foi utilizado o Método de Sutten para o cálculo da pressão e temperatura pseudocrítica. Com isso, calculamos a pressão e temperatura pseudoreduzida. Com esses valores e com o uso do ábato, encontramos a compressibilidade do gás. Com esses dados foi calculado a densidade absoluta do gás. Foi necessário calcular a densidade absoluta do óleo, viscosidade do gás (com uso de ábatos).

  • Cálculos para o primeiro vaso separador

Para os cálculos do vaso separador vertical, foram seguidos cinco passos, o primeiro deles foi a interação, onde adotando-se o valor para o primeiro coeficiente de arraste (Cd=0,34). Em seguida foi calculado a velocidade terminal (Vt) e o número de reynolds (Re), com os valores de Vt e Re se calcula o novo Cd, esses cálculos foram repetidos 24 vezes utilizando nove casas decimais, até que o Cd se igualou com o anterior sendo ele igual a (Cd=2,5575). O segundo passo foi a determinação do diâmetro mínimo do vaso que foi de (D=88,1279in). Já o terceiro passo foi definir a altura do líquido, que foi de (H=156,2281in). Por último, o quarto passo, foi determinado o comprimento sendo de (Ls=23,4463ft).

Os vasos horizontais são dimensionados de forma diferente. Primeiramente se calcula a capacidade limite do gás e do líquido que foi de (LoD²=188757,2980;LgD²=637,2000). Assumindo vários valores para o diâmetro é calculado o comprimento efetivo do gás e do óleo, sendo o que atendeu a necessidade foi (Lg=7,4093ft) e Lo=25,5315ft). Em seguida é dimensionado o comprimento do vaso que atende o gás(Ls1=14,5759ft) e a do óleo Ls2=34,0287ft).

Para o primeiro estágio de separação foi selecionado um vaso separador horizontal de comprimento de salda-salda de 34ft e diâmetro de 86in. A escolha desse tipo de separador se deu por serem normalmente mais eficientes sob o ponte de vista da separação gás líquido, uma vez que oferece uma ária superficial de interface maior que permite melhor decantação das gotículas de óleo presentes na fases gasosa, além de favorecer o desprendimento do gás da fase líquida separada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (194.4 Kb)   docx (41.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com