TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Redes I

Trabalho Escolar: Projeto De Redes I. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.800 Palavras (8 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

1 - INTRODUÇÃO 3

2 - ESCUTAR O CLIENTE 3

3 - LOCAL DO PROJETO 4

3.1 - PLANTA LOCAL 4

3.2 - DISPOSIÇÃO DOS EQUIPAMENTOS, CABEAMENTO E IDENTIFICAÇÃO 4

4 - LAYOUT LÓGICO 7

5 - ENDEREÇAMENTO IP 8

6 - ORGANIZAÇÃO DOS USUÁRIOS NO AD 9

7 - CUSTOS 10

8.1 - POLÍTICAS DE SEGURANÇA 11

8.2 - DIRETIVAS DE GRUPO 12

9 - CONCLUSÃO 15

1 - INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo, mostrar com clareza as especificações necessárias para a implementação de um projeto de redes com todas as condições de segurança e estrutura de que uma rede precisa, sem falar que nossa planta é baseada em uma escola (fictícia) de pequeno porte e que, este é o nosso foco maior, ou seja, listando equipamentos de boa qualidade e preços mais acessíveis, tomando sempre cuidado para não deixar este orçamento, fora das condições orçamentárias da empresa.

2 - ESCUTAR O CLIENTE

Este é um ponto muito importante, pois dele depende uma boa parte do projeto. Neste ponto temos que saber, por exemplo, quanto o cliente pretende gastar. Essa informação é importantíssima, porque é a partir daí que irá se moldar a planilha de custos.

É de suma importância também saber se a instituição tem interesse em expandi-la futuramente e consequentemente esse cabeamento terá que ser estruturado possibilitando assim condições para que a nossa rede seja expandida também.

Temos também que saber quais usuários irá ser limitado, ou seja, quais usuários não terão permissões de alterar, copiar e instalar programas por exemplo.

E por fim quais dispositivos irão ser compartilhados. Essa informação é de extrema importância no que diz respeito ao compartilhamento de equipamentos, por exemplo, impressoras. Essa informação nos ajudará nessa implementação.

Figura 2.1: Escutar o cliente é parte fundamental de um projeto de rede.

3 - LOCAL DO PROJETO

Depois que conversamos com o cliente sobre as suas necessidades e exigências, passamos para a análise do local do projeto.

3.1 - PLANTA LOCAL

A planta local de um projeto é muito importante, pois é através dela que podemos ter uma prévia noção como será disposta futuramente a nossa rede física. Também temos informações referentes à metragem dos cômodos do prédio, o que facilita, por exemplo, no cálculo da metragem dos cabos que serão usados no projeto, como também no cálculo da metragem das canaletas. Temos na próxima página, a planta baixa do nosso projeto, que é uma escola de informática (Figura 3.1).

3.2 - DISPOSIÇÕES DOS EQUIPAMENTOS, CABEAMENTO E IDENTIFICAÇÃO.

A partir da planta local elaboramos a planta layout. Nessa planta estão dispostas todas as máquinas da rede, por onde o cabeamento irá passar a identificação de cada máquina na rede (Figura 3.2). A nomenclatura que foi adotada para nomear as máquinas foi a de se usar três letras de cada cômodo. Por exemplo, a recepção tem como nomenclatura RCP; a sala dos professores tem como nomenclatura SLP; e assim acontece com os outros cômodos.

6,73 m

6,73 m

Sala de aula A

Sala de aula B

5,15 m

3,00 m

5,15 m

CPD

Circulação

5,15 m

Laboratório

Diretoria

5,15 m

WC Femi.

5,15 m

5,15 m

WC Masc.

Sala dos professores

5,15 m

5,15 m

Almoxarifado

Recepção

3,00 m

Copa

14 m

Figura 3.1: Planta local

SLA18

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com