TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Fábrica de processamento de pescado do Tômbua

Por:   •  22/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.679 Palavras (11 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 11

Metodologia do projecto

O desenvolvimento exponencial do ramo industrial que temos analisado nos últimos tempos, tem influenciado na economia do País e no desenvolvendo de outros sectores.

É cada vez mais visível o aumento da poluição gerada pelo desenvolvimento da população que procura métodos que possam melhorar o bem-estar da sociedade.

Com a existência das indústrias e de outras fontes de resíduos levam-nos a adoptar acções que visam a melhorar o bem-estar do ambiente e a promover o desenvolvimento sustentável na sociedade moderna.

Na elaboração deste trabalho apresenta-se como proposta a construção de uma fábrica de processamento de pescado na Província do Namibe, no município do Tômbua.

Utilizamos como meios de pesquisa materiais disponíveis na internet e alguns livros sobre pescado e seu processamento.

Objectivo

Objectivos do projecto

O projecto tem os seguintes objectivos:

- Processamento do pescado;

- Gerar empregos;

- Ampliação de suas perspectivas de actuação do mercado interno e externo;

-Contribuir para o desenvolvimento sócio-económico da província e consequentemente do país;

- Garantir a segurança dos trabalhadores e da higiene do local de trabalho;

- Redução de custo de produção;

- Aumento da eficiência e da competividade

Objectivo do estudo do impacto ambiental

O nosso estudo de impacto ambiental tem como objectivo identificar os prováveis impactos negativos causados pela fábrica durante a sua execução e operação, estabelecer medidas de prevenção e redução dos mesmos impactos.

Informações gerais

Localizações geográficas

Tômbua é uma cidade e município da província do Namibe, em Angola.

Localiza-se no litoral. O município tem 18 019 km² e cerca de 187 573 mil habitantes. Sua Capital é a cidade do Tômbua com o mesmo nome. É limitado a Norte pelos municípios de Namibe e a Este pelo município de Virei e pela província do Cunene, a Sul pela República da Namíbia, e a Oeste pelo Oceano Atlântico. É constituído pelas comunas do Yona e Baía dos Tigres.

O município foi criado em 1895 e designou-se Porto Alexandre até 1975. A cidade do Tômbua é o principal centro urbano do município e nela vivem 60% da população que é na sua maioria pescadora. O município do Tômbua é o maior da província do Namibe sendo ocupado quase na sua totalidade pelo deserto do Namibe nos seus extremos na fronteira com a província do Cunene é possível observar-se cadeias de morros de pedra formando uma paisagem diferenciada e pondo fim ao deserto.

[pic 2]

Descrição do projecto

A F.P.P.T (fábrica de processamento de pescado do Tômbua) é uma empresa angolana da província de Namibe, no município de Tômbua, na comuna da baia dos tigres.

O município do Tômbwa dista a 93 quilómetros da sede capital da província do Namibe e possui mais de 50 mil habitantes que dedicam-se principalmente da pesca e da agricultura.

A actividade principal da fábrica é a produção de pescado em várias formas como: Congelado, enlatado e seco, por tempo indeterminado.

A fábrica tem a capacidade de produzir 60 toneladas nas quais 10 tonelada de enlatado, 20 toneladas de seco e 30 toneladas de congelado de peixe diária e com uma capacidade de 300 toneladas para armazenamento.

As espécies que esta empresa poderá capturar são o carapau, sardinha e a cavala. A mesma conta com duas embarcações de 20 e 50 toneladas cada uma. O seu escoamento será feito no mercado interno.

O projecto vai gerar 250 postos de trabalho durante a sua produção dos quais 200 na linha de produção e 50 na área administrativa.

As obras terão a duração 18 meses, realizada por uma empresa contratada, a construção do estaleiro terá duração de 45 dias para o armazenamento dos matérias e outros equipamentos necessários para a construção da fábrica.

Os instrumentos a utilizar são: tratores, cilindros, camiões e geradores com capacidade de 200KVA. Na fase da produção será utilizada a energia pela linha pública (ENE), mas também será instalado um grupo gerador com capacidade de 200KVA. Na primeira fase a captação da água será efetuada por vias de sondas e em seguida a construção de uma ETA com a capacidade de tratar 500 mil litros de água.

Os resíduos produzidos pela fábrica serão transportados por uma empresa de tratamentos de resíduos.

Estrutura do projecto

O projeto estrutural deve constar:

 - Entrada dos funcionários

 - Vestuários

 - Sala de fabricação (congelado, secos e enlatados)

 - Depósito de embalagens

- Refeitórios

 - Armazenamento

 - Sala de recepção

 - Escritórios

 - Depósitos dos produtos embalados

 - Depósito de aditivos e ingredientes

 - Área de salmoura

 - Entrada de funcionários

 - Balneários

Planta do projecto

[pic 3]

Actividade prevista do projecto

Fases:

1-º Nivelamento

2-º Construção

3-º Exploração

1-º Nivelamento:

Movimentação das máquinas

Movimentação de pessoal

Produção de entulhos

Humidificação

2-º Construção:

 Movimentação das máquinas

Movimentação do pessoal

Material usado na construção

Uso de geradores

Escavações

Soldaduras

Uso de águas e energia para a construção

Transporte de matérias e mercadoria

3-º Exploração:

Armazenamento

Pesagem

Manutenção de equipamento

Fases de produção

A fábrica de processamento de pescado do Tômbua (F.P.P.T) irá produzir pescado em várias fases: congelado, enlatado e seco.

O controle das qualidades de ingredientes deve ser rígido, para evitar a toxidade do produto (principalmente aqueles que contêm aditivos, pois eles sempre estar dentro das concentrações permitidas pela legislação). É importante que todos os tipos de peixe que serão processados também sejam pesados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (333.7 Kb)   docx (166.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com