TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado ADS

Dissertações: Projeto Integrado ADS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  3.571 Palavras (15 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 15

Trabalho de Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) - Caixa eletrônico

TRABALHO DE PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR (PIM) - CAIXA ELETRÔNICO

Trabalho de Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) - Caixa eletrônico

Trabalho de Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) - Caixa eletrônico

Aprovado em: ____/____/____.

Professor Orientador:

Sumário

1.Introdução 8

2.Engenharia de software 9

3.Matemática 11

1.Rede 12

2.Algoritmo do software bancário do Banco TMN 16

2.1.Cadastro: 16

2.2.Acesso: 19

2.2.1. [Insira cartão de credito] 19

2.2.2.[Digite seu dados de acesso] 19

2.2.3. [Saída do menu de validação de acesso] 19

2.3.Serviços: 20

2.3.1. [Opção A = saque] 20

2.3.2. [Opção B = deposito] 21

2.3.3. [Opção C = pagamento] 21

2.3.4. [Opção D = extrato] 22

2.3.5. [Opção E = outros serviços] 22

2.3.6. [Sistema ocioso] 23

2.3.7.Saindo do sistema. 23

3.Fluxograma do caixa eletrônico 24

3.1.Cadastro do cliente: 25

3.2.Acesso do cliente com cartão 26

3.3.Acesso do cliente com senha 27

3.4.Acesso do cliente com chave 28

3.5.Acessando menu de serviços 29

4.Código fonte do software de caixa eletrônico 31

5.Telas de funcionamento do software 44

6.Bibliografia utilizada 51

7.Agradecimentos 52

8.Errata 54

9.Índice de figuras: 55

1. Introdução

O Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) - Caixa eletrônico foi criado adotando-se fundamentos de matemática, redes, engenharia de software, lógica, fluxograma e linguagem de programação em C.

Lembrando que como trabalho foi feito sem o uso de banco de dados (por exemplo, MYSQL, Oracle, SQL Server) para cadastro de clientes e não foi utilizado a biblioteca gráfica (“ windows.h”) em C para cria o layout do programa, devido a esta limitação foi cadastrado somente um cliente no software pois a linguagem C não consegue gerenciar dados alocados na memória facilmente como linguagens mais atuais por exemplo Java, foi adotado tal procedimento por que o aplicativo poderia dar erro de memória conhecido na área de TI como falha de Overflow quando executarmos instruções de repetição em C e incluirmos interface gráfica.

Algumas figuras foram feitas usando softwares da Microsoft com o Visio Premium, Dev. - C++ , a bibliografia disponibilizada é muito escassa pois procedimentos de criação de aplicativos bancários são sigilosos, e na internet e em livros é quase remota. Porém para evitarmos quaisquer sanções foi criado um software de um banco fictício visando o processo de desenvolvimento nas opções de serviços e acesso (saque, deposito, pagamento, extrato, validação de senha e chave).

O desenvolvimento do software focou muito na estruturas de repetição em C (“ for, if, else, switch).A idealização da rede seguiu o padrão adotado por muitas empresas de TI para acesso com uso de certificados vpn acesso, banco de dados para cadastro de clientes alocados dentro do servidor, que possui uma conexão dedicada por um link local de IP fixo e conexão por(a cabo, fibra optica ou telefonia)..

O processo de engenharia de software faz uso da metodologia clássica Waterfall cascata onde todo ciclo é documentado, porém o software final fica disponível somente ao cliente numa fase avançada, e todo e quaisquer processos são analisados constantemente pelo setor jurídico do banco.

2. Engenharia de software

Todo software bancário segue a padronização EDI (Eletronic Data Interchange) de transferência eletrônica de dados entre computadores e empresas diferentes para auxilio de software de ERP,WMS e TMS,os dados trafegados são representações digitais e impressas de serviços compra,pagamentos,faturas.

O EDI por empresas de todo mundo são padrões adotados pelo UN/EDIFACT e na Europa e Ásia o padrão adotado é o ASCII X12.

No Brasil o sistema adotado EDI ocorreu em 1964 ,sendo que em 1979 foi adotado pela FEBRABAN(Federação Brasileira das Associações de Bancos) através de acessória do CNAB(Centro Nacional de Automação Bancaria),ainda hoje o mesmo é adotado pelos bancos brasileiros. Em 1987,a ABAC (Associação brasileira de automação comercial) adotou o padrão UN/EDIFACT.

Já em 2001 o BACEN (Banco Central do Brasil) instituiu o sistema SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiros) onde o sistema financeiro nacional passou a atualizar em tempo real todos os lançamentos de liquidação na conta, fora isso fora adotado como padrão para envio e recebimento de mensagens o XML como linguagem básica.

De acordo como o EAN Brasil o sistema EDI é composto por três itens básicos: mensagens padronizadas, software EDI e meios de comunicação.

Além das regras padronizadas pela FEBRABAN e o BACEN, o software do caixa eletrônico do banco TMN foi o modelo Waterfall-Cascata, pois cada etapa do desenvolvimento do software resulta em uma documentação e a fase posterior não pode começar se a anterior não for finalizada, isso garante maior confiabilidade do software e reduz falhas de procedimentos pois o software é para um banco e o mesmo tem que ser produzido minuciosamente e documentado cada modulo para evitar sanções jurídicas.

A saber, este ciclo de desenvolvimento possui cinco camadas:

Figura 1 - Modelo de ciclo de software Waterfall.

Definição de requisitos: aqui temos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com