TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar

Ensaios: Projeto Integrado Multidisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  2.209 Palavras (9 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 9

UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCPLINAR I

ESCOLA DE INFORMÁTICA E IDIOMAS MICROCAMP

TAUBATÉ

2014

RESUMO

Este trabalho baseia-se em uma empesa de pequeno porte atuante no mercado há mais de quinze anos no ramo da educação profissionalizante, conta com certa tradição, entretanto como qualquer empresa atualmente, passa por constantes e complexas mudanças. A pesquisa foi elaborada por meio de consulta bibliográfica, na internet e visita técnica ao estabelecimento da empresa. Constata-se que a empresa já é de sucesso e tem um futuro ainda mais promissor, porém para uma essa realização e satisfação de clientes e colaboradores é preciso se atentar a todos os detalhes da empresa, inclusive coisas corriqueiras.

Palavras-chave: práticas organizacionais, comunicação e informática.

1 – INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre as vantagens e desvantagens existentes na implantação, execução e na avaliação dos modelos administrativos, dando uma visão ampla, juntamente com as formas de comunicação e técnicas de informática utilizadas na empresa em questão.

A pesquisa foi desenvolvida com intuito de aplicação do conhecimento teórico adquirido nas disciplinas à realidade das empresas. Simulando as dificuldades existentes para qualquer implementação.

O objeto de pesquisa, a empresa Microcamp, é uma grande rede de escolas de cursos profissionalizantes, entretanto será abordada uma filial, Microcamp Taubaté. Uma empresa de pequeno porte, já com uma tradição na cidade.

A escolha da empresa se deve ao fato de que muitas empresas de pequeno porte precisam de análise e estruturação para um crescimento exponencial e avaliação constante de suas práticas.

A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e pesquisa na internet, enriquecida com informações e dados levantados da empresa.

2 – DESENVOLVIMENTO

2.1 – Fundamentos da Administração

2.1.1 – Denominação e Forma de Constituição

A empresa a ser estudada é a empresa de Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada denominada Micro Primavera Edições Culturais Ltda. com a razão social Microcamp. Uma empresa que atua na área de educação, na qual são ministrados cursos de línguas e informática.

2.1.2 – Dados Relevantes

A empresa iniciou-se bem pequena, com poucos funcionários e clientes, onde o papel do administrador era apenas controlar e organizar. Sua administração era embasada na Teoria Clássica da Administração.

A unidade Microcamp Taubaté iniciou suas atividades em Fevereiro/1999 no largo da igreja Matriz (Catedral), em Dezembro/2001 mudou-se para Rua Mariano Moreira, também localizada no centro, onde continua suas atividades até hoje.

A unidade de Taubaté teve um crescimento sempre constante, foi cativando a cidade e criando um nome muito forte em Taubaté, a quantidade de alunos foi crescendo e a escola gradativamente crescendo também, hoje se pode dizer que é a escola com maior numero de alunos de informática que existe na rede, é referencia no ensino de tecnologia na cidade, e uma referencia bem positiva.

Hoje possui 2.705 alunos matriculados para o curso de MC INFORMATICA, WEB DESIGN DEVELOPER E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.

A escola possui 6 laboratórios de informática e 1 de Hardware, que sempre são atualizados, para proporcionar aos alunos mais tecnologia nos estudos em um prédio bonito com arquitetura moderna dividido em 3 pisos. (Disponível em <http://www.microcamp.com.br/unidades/taubate/a-unidade>)

Desde sua fundação até agora, a escola passou por grandes mudanças. Hoje almeja crescer ainda mais, abrangendo clientes de todo o Vale do Paraíba com cursos sempre atualizados.

2.1.3 – Natureza e Ramo de Atuação

É uma empresa que atua no ramo de educação, mais especificamente nos cursos de Informática e Idiomas.

2.1.4 – Porte da Empresa

Empresa de pequeno porte, filial da grande rede Microcamp, conta com uma área física de aproximadamente 1000 m², 50 funcionários e faturamento aproximado de R$ 300.00,00 por mês.

2.1.5 – Principais Produtos

Seus principais produtos são os cursos profissionalizantes de Informática e Idiomas. Dentre eles:

Web Design: O curso de Web Design ensina como criar e administrar web sites e desenvolver artes em programas como: Corel Draw, Photoshop, Flash, Fireworks e Dreamweaver.

Inglês: Adquira fluência em inglês, o idioma mais falado no mundo, e conquiste as melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Informática: Curso de informática destinado a iniciantes ou que para quem quer ingressar no mercado de trabalho e precisa dominar ferramentas necessárias como: Word, Excel, Internet e Power Point.

Vip: Mais de 60 cursos especiais de informática estão disponíveis em aulas individuais, para você estudar no horário que mais lhe convém.

(Disponível em <http://www.microcamp.com.br/unidades/taubate/cursos>)

2.1.6 – Principais Fornecedores

Os principais fornecedores são as montadoras de microcomputadores Dell, monitores LG e SANSUNG.

A escola faz parceria com uma fábrica de livros, denominada Instituto Microcamp, um centro avançado de desenvolvimento de software e material didático da rede, na qual adquire os livros e repassam aos alunos.

Tem parceria oficial com empresas desenvolvedoras de software como Microsoft, Adobe, Corel e Intel.

Os serviços fornecidos são aulas presenciais ministradas pelos professores, com acompanhamento e orientação dos mesmos, utilizando os recursos de informática, os próprios microcomputadores, e recursos didáticos como livros, apostilas, recursos audiovisuais, etc.

2.1.7 – Principais Mercados e Segmentos

A Microcamp está situada no mercado de cursos profissionalizantes e de tecnologia. Segue em frequentes mudanças, uma vez que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com