TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de ensino para alunos de engenharia

Por:   •  23/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.388 Palavras (10 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 10

Formulário de Projeto de Ensino

Título

Estimulo ao aprendizado por meio do uso de recursos tecnológicos em disciplinas do curso de Engenharia de Produção

Data de início (dia/mês/ano)

12/03/2018    

Data de término

18/12/2018

Proponente

Nome:

Fernanda Gobbi de Boer Garbin

Email:

fernanda_boer@hotmail.com

Campus

Bagé

Curso(s) de vinculação

Engenharia de Produção

Área do Conhecimento CNPq

3.08.00.00-5 – Engenharia de Produção

Carga Horária Semanal

12h

Palavras-chave

(máx. 4, separadas por ponto e vírgula)

Moodle, tecnologias de informação e comunicação, ensino em engenharia, ensino e aprendizado.

O projeto deve ter, no máximo, 10 páginas. Fonte: Times New Roman, 12, espaço entre linhas 1,5

Resumo (somente texto, até 35000 caracteres)

 Atualmente o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem grande relevância no sistema educacional. As TIC auxiliam os alunos a terem acesso as informações com maior facilidade contribuindo fortemente para seu aprendizado e melhorando seu desempenho na sala de aula. Dentre as muitas vantagens que o uso das TIC traz as salas de aula, pode-se destacar a transformação do ambiente educacional, tornando-o mais motivador e mais interessante para os alunos. Como exemplo de TIC, ressalta-se o vídeo educativo

Sendo assim é importante que as Instituições de ensino superior se adequem e acompanhem tais mudanças.

A plataforma MOODLE é uma ferramenta de ensino que adota ambientes virtuais sendo utilizada para disponibilização de conteudo para o ensino a distância e

dar apoio a cursos presenciais.

Equipe Executora (Adicionar quantas linhas for necessário)

Nome

Vínculo

(Discente, Docente, TAE ou outro)

Campus

Função (coordenador, colaborador, bolsista, etc.)

Carga

Horária semanal

Fernanda Gobbi de Boer Garbin

Docente

Bagé

Coordenador

4h

Jéssica de Assis Dornelles

Docente

Bagé

Colaborador

4h

Daniel Marques Jacintho

Discente

Bagé

Colaborador

12h

1 Introdução e justificativa (Contextualização e importância da temática do projeto, considerando o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação do proponente e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unipampa, principalmente em atenção aos contextos sociocultural, educacional, econômico e político da região de inserção da Unipampa ou do Campus.

A sociedade está em constante evolução, por isso as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem papel relevante para tal situação. Sendo assim, as TIC podem ser entendidas como os meios técnicos que agregam valor às práticas pedagógicas, tais como hardwares e softwares, por meio dessas tecnologias é possível que grande parte da população tenha acesso às informações, o que gera grandes mudanças em diversas áreas do conhecimento, como na área acadêmica, onde são desenvolvidos os processos de compreensão e aprendizagem de conceitos. A partir desta análise, fica evidente que na sociedade atual as TIC têm papel fundamental, sendo cada vez mais difícil encontrar uma empresa ou instituição onde estas não contribuam fortemente para a produtividade, qualidade e organização (MORGADO, 2004). Assim, por meio deste fenômeno advém a necessidade das Instituições de Ensino Superior se adaptarem com a intenção de acompanhar as constantes mudanças provocadas pelo avanço das tecnologias (SOUSA, 2003). Portanto, de acordo com Masetto (2006, p. 153), as tecnologias devem ser utilizadas para valorizar a aprendizagem, incentivar a formação permanente, buscar a pesquisa de informação básica e novas informações, estimular o debate, a discussão, o diálogo, o registro de documentos, a elaboração de trabalhos, a construção da reflexão pessoal além da construção de artigos e textos.

Segundo Moran (2006, p. 29), “ensinar e aprender exige hoje muito mais flexibilidade, pessoal e de grupo, menos conteúdos fixos e processos mais abertos de pesquisa e de comunicação”, sendo assim, por meio do uso de recursos tecnológicos, é possível desenvolver habilidades disponibilizando vídeos didáticos por meio de plataformas digitais como, por exemplo, o YouTube, que é o terceiro website mais visitado no mundo, atrás do Google e Facebook (ALEXA, 2015). Deste modo, vídeos que dizem respeito à educação, entretenimento, marketing e ciência são constantemente carregados no YouTube desde 2005 como meio de apoio à diversos usuários. Logo, por meio do YouTube e outras plataformas digitais como o Moodle, é possível transmitir os conteúdos promovendo aos estudantes maior satisfação em aprender devido ao uso de vídeos em uma sala de aula tradicional (TORRES-RAMÍREZ et al., 2014; TUGRUL, 2012). De acordo com o exposto, pode ser citado como exemplo da aplicação de vídeos didáticos na sala de aula, o caso de Clifton e Mann (2011) que reportaram que o uso do YouTube como ferramenta de ensino de procedimentos de enfermagem aumentou a atenção e retenção dos estudantes, devido ao fato de facilitar mais a lembrança de indicações visuais do que auditivas (Johnson & Mayer, 2009). Além disso, Dupuis, Coutu e Laneuville (2013) também reportaram que estudantes de biologia que se voluntariaram a ver vídeos online pertencentes a suas disciplinas terminaram com maiores notas quando comparados aos seus colegas que escolheram não assistir os vídeos (Dupuis et al., 2013).

Em vista disso, este projeto de ensino se justifica pelo fato de que o Projeto Pedagógico do curso de Engenharia de Produção prevê que o aluno assimile diversos conteúdos de modo a aplicar este conhecimento na indústria ou na comunidade acadêmica, logo este projeto propõe que o modelo tradicional de ensino seja complementado com o uso de recursos tecnológicos, facilitando aos alunos a fixação do conteúdo dos componentes curriculares do curso de Engenharia de Produção por meio do desenvolvimento do conhecimento cientifico-tecnológico preparando os estudantes para os desafios da nova era da “indústria 4.0” a fim de aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (225.8 Kb)   docx (34.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com