TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Deintordução á Engenharia Contendo Os 10 Passos Para Se Fazer Um Projeto

Trabalho Universitário: Projeto Deintordução á Engenharia Contendo Os 10 Passos Para Se Fazer Um Projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

PASSO 1: IDENTIFICAR A NECESSIDADE E DEFINIR O PROBLEMA

A produção de energia elétrica no nosso país é proveniente principalmente das usinas hidroelétricas (cerca de 95%). O Brasil está entre os cinco maiores produtores de energia a partir de hidroelétricas do mundo, mas a produção de tal energia tem suas desvantagens e tem sido motivo de polemicas discussões sobre o desenvolvimento sustentável, sendo elas:

• Impactos as populações indígenas e populações tradicionais, que tem suas terras inundadas.

• O alagamento que causará destruição da fauna e da flora.

• Aumento da erosão e perdas de terras férteis, além das mudanças no clima local.

Mesmo tendo baixo custo de geração com a energia proveniente das hidrelétricas, o Brasil tem a 11ª tarifa mais cara do mundo e nos últimos 20 anos, as tarifas de energia elétrica aumentaram cerca de 202% segundo o site “Brasil de fato”. Foi pensando nisso que esse projeto foi desenvolvido, pois tem um custo mínimo, é fácil e prático para ser realizado.

Objetivo

PASSO 3: IDENTIFICAR RESTRIÇÕES/LIMITAÇÕES PARA ATINGIR O SUCESSO

Este projeto tem como objetivo reduzir os gastos na obtenção da energia elétrica e diminuir os valores pagos na conta de luz, através do uso da energia dinâmica. Por conta do baixo custo de produção, muitas pessoas podem adquirir um sistema como esse em sua residência, comércio, empresa, academia. É uma solução interessante e rápida para meios rurais onde ainda hoje não existe energia elétrica.

Descrição do Problema

PASSO 6: SELECIONAR A MELHOR SOLUÇÃO

“Energia no pedal” foi um projeto elaborado para a disciplina de ciências sociais, a fim unir sustentabilidade e economia com engenharia.

Tendo em mente que o projeto já foi executado por outras pessoas e não tendo a intenção de plagiá-lo, abaixo mostraremos a história do Senhor José Lourenço Ribeiro que participou do Prêmio Criatividade Rural, da Emater. Concorreu com 116 projetos de Minas Gerais e chegou ao 4° lugar tendo com o projeto ‘pedalando iluminado’

“Quando José Lourenço Ribeiro comprou a Fazenda Antinha, em Capitólio, sul de Minas Gerais, a energia elétrica era uma realidade apenas na zona urbana. O tempo passou e os pés de eucalipto, as frutas e as hortaliças que começou a cultivar cresceram e nenhum sinal da eletricidade chegar à propriedade. Ao fazer o cadastramento do sítio no programa do governo federal ‘luz para todos’, a técnica da Emater Patrícia Regina Domingos encontrou um objeto estranho na propriedade: uma antena. Como o produtor conseguia assistir à televisão sem ter energia elétrica? A resposta estava literalmente estacionada na varanda. Dividido entre a produção e o trabalho de atendente em uma loja de materiais de construção no centro da cidade, e sem muita paciência para esperar o governo, Ribeiro inventou um meio barato e muito simples de prover energia elétrica à propriedade. Ele observou que, se uma bateria consegue acender os faróis e as lanternas de um carro, por que não utilizá-la para fornecer energia a lâmpadas e até a um equipamento eletrônico? Com uma bicicleta, uma correia, um alternador de carro e uma bateria comum de 45 amperes e 12 volts, Ribeiro pedala trinta minutos por dia para acender as luzes de casa e até para assistir aos telejornais e às novelas em uma pequena televisão. Com isso, até cerca elétrica o produtor conseguiu instalar na propriedade.”

Sociedade Beneficiada

PASSO 5: ANALIZAR CADA SOLUÇÃO EM POTENCIAL

Hoje no Brasil, muitos lugares tanto na zona urbana como na rural já usufruem da energia elétrica, mas pagamos muito caro para obter tal energia. Não existe uma comunidade específica que se beneficiará com nosso projeto, mas em todos os lugares em que essas informações chegarem, a população poderá adaptá-las em suas residências a fim de minimizar os custos em suas contas de energia.

Metodologia

PASSO 4: BUSCAR SOLUÇÕES

O trabalho será feito a partir da análise do grupo em como as contas de energia são caras, e como a produção de energia elétrica trás prejuízos ambientais. A idéia do projeto não é produzir toda a energia necessária para uma residência, por exemplo, mas diminuir essa quantidade.

Para chegarmos ao resultado esperado, uma ou mais pessoas devem apenas pedalar. A partir desse movimento uma energia é gerada e em seguida armazenada em uma bateria vazia. A energia ficará ali e poderá ser usada como cada pessoa preferir. É uma excelente opção para academias principalmente, pois ao mesmo tempo em que as pessoas pedalam, podem estar gerando energia para o próprio estabelecimento.

Cronograma

Para que o projeto seja colocado em prática, utilizaremos os seguintes materiais:

• 1 bicicleta

• 1 alternador de automóvel

• 1 bateria de 12 volts e 45 amperes (quanto maior a amperagem, maior o armazenamento de energia)

• 1 pedaço de correia

• 1 pedaço de madeira de 40 centímetros de comprimento por 25 centímetros de largura

• 1 pedaço de madeira de 50 centímetros de comprimento por 10 centímetros de largura

• Fio elétrico flexível (a quantidade depende da distância entre o local onde será instalada a bicicleta e a caixa de força)

• Porcas e parafusos

ETAPAS MARÇO ABRIL MAIO JUNHO MAIO JUNHO

Levantamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com