TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto e construção de molde permanente - Fundição

Por:   •  24/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.397 Palavras (14 Páginas)  •  925 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE DE TECNOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO – FATEC MAUÁ

CURSO SUPERIOR EM TECONOLOGIA DE FABRICAÇÃO MECÂNICA

ANTONYELSON CONSTANCIO DOS SANTOS SILVA

JOHNNY ANDRÉ BLANCO NUNES

MARCONE DA SILVA CHAVES

VITOR LAUREANO GUILHERME

AGRADECIMENTOS

Ao Álvaro Xavier que nos deu suporte, cedeu todo a maquinário necessário e permitiu a realização da usinagem e montagem do molde dentro das dependências da empresa em horário comercial.  

Ao Rafael Vieira Alves – Met. Fehari, que forneceu o corte do eletrodo para e erosão das cavidades do molde.

Ao Prof. Sandro que nos permitiu a utilização do laboratório de ferramentaria da faculdade.

A Prof.ª Rosemeire que nos deu todas as orientações necessárias para o desenvolvimento, construção e montagem do molde e do relatório referente ao trabalho.

 

RESUMO

        Neste trabalho, construímos um molde permanente focalizando a facilidade, a praticidade de manuseio e principalmente a eficiência no momento de vazamento e desmoldagem da peça fundida. Este tipo de molde permite a realização de milhares de vazamentos e maior produtividade, além de proporcionar um acabamento mais fino com relação aos moldes feitos de areias. Como o molde é totalmente fabricado em metal, o mesmo faz com que o processo de solidificação seja mais rápido. O torpedo acoplado a parte móvel da ferramenta permite que sua abertura e fechamento sejam totalmente prática e confiável, inibindo vazamentos, desencontros e garantindo uma desmoldagem rápida do fundido. É claramente perceptível a eficiência de produção da ferramenta e a qualidade do produto final, uma vez que o liquefeito deve ser derramado mais rapidamente para parte inferior da peça e mais rapidamente para a parte superior da peça, evitando assim possíveis defeitos a peça fundida.  

Palavras-chaves: Fabricação. Molde. Fundição.  

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO. 8
  2. MOLDE PERMANENTE. .9
  1. VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS MOLDES PERMANENTES. 9
  1. VANTAGENS9
  2. DESVANTAGENS. .9
  1. TIPOS DE DEFEITOS.9
  1. PROCESSOS DE FABRICAÇÃO PARA MOLDE PERMANENTE. 10
  1. DESENVOLVIMENTO DO PRODUTO. 10
  2. PROJETO. .11
  3. PROCESSO DE CONSTRUÇÃO.13
  1. USINAGEM. 14
  2. MONTAGEM. 16
  3. VAZAMENTO. 18
  4. PRODUTO FINAL. 21
  1. CONCLUSÃO22
  2. REFERENCIAS BIBLIOGRAFIAS 23

  1. INTRODUÇÃO

        A fundição é o processo de vazar metal líquido (fundido) em um molde que possui suas cavidades na forma desejada de acordo com um determinado projeto.

        É possível que a origem dos metais tenha coincidido com a origem do fogo cerca de aproximadamente 8.000 A.C.. Acredita-se que o primeiro metal obtido e utilizado foi o ouro. Em seguida vieram o cobre, o bronze e finalmente o ferro. Achados arqueológicos indicam que o início do desenvolvimento do metal, e particularmente da fundição, deu-se na Mesopotâmia, de onde emigrou para a China e para a Índia, e após o Egito, Grécia e Roma. Está comprovado que a cerca de 4.500 A.C. já se utilizavam objetos de cobre como armas, adornos e utensílios. A fundição deste metal era realizada em moldes abertos de pedra e depois martelados para adquirir a têmpera. Com o passar dos tempos, foram descobertos outros minérios, que produziam metais de maior dureza, como exemplo: o bronze. As primeiras peças fundidas em bronze de que se tem registros arqueológicos indicam que por volta de 2.200 A.C. já se fundiam peças com este metal na antiga China . Em meados do ano 800 A.C. os chineses iniciaram diretamente a fundição de ferro fundido. O primeiro fundidor que passou para a história foi o fenício Hiram de Tyria, que viveu no ano 1.066 A.C., construído grandes estátuas de bronze, inclusive uma bacia de bronze também conhecida como a “piscina do rei Salomão”, pesando cerca de 45 toneladas.

        Este processo foi crescendo cada vez mais, á medida que se espalhou por diversos países até ficar mundialmente conhecido. É um dos mais utilizados até hoje para a fabricação de inúmeros tipos de peças, lingotes e até mesmo compartimentos de máquinas. Foram desenvolvidos diversas formas diferentes de fundição e diversos tipos de moldes diferentes de acordo com as necessidades que surgiam. Um destes foi o molde permanente, processo de fundição em que o metal líquido é vazado em um molde totalmente metálico que pode ser utilizado inúmeras vezes, sendo este o motivo pelo mesmo ser denominado como permanente.

        Existem variadas formas de fundição para os moldes permanentes, assim como existem também muitas vantagens desta ferramenta com relação aos moldes fabricados em areia.

  1. MOLDE PERMANENTE

        É denominada fundição em molde permanente qualquer processo onde o metal liquefeito é vazado em um molde totalmente metálico. Este tipo de molde permite a sua reutilização milhares de vezes, sendo por este motivo denominado como permanente (conforme figura 1). Existem diversas formas diferentes de fundição utilizadas para os moldes permanentes, dentre as mais conhecidas estão a fundição por gravidade, fundição sob pressão e fundição por centrifugação.

Figura 1 – Molde permanente.

[pic 1]

 Fonte: Registro do autor.

  1. VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS MOLDES PERMANENTES

  1. VANTAGENS

        De fato, os moldes permanentes possuem inúmeras vantagens sobre os moldes colapsáveis. São estas vantagens: bom acabamento superficial; ótimo controle dimensional; alto volume de produção; eliminam operações de desmoldagem e limpeza; reduzido custo operacional.

  1. DESVANTAGENS

        É evidente que os moldes permanentes proporcionam eficiência ao processo de fabricação e qualidade elevada a peça fundida, porém, há algumas desvantagens relevantes como: elevado custo de moldes e equipamentos; elevada qualidade na fabricação dos moldes; a coquilha tem que ser colapsável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (866.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com