TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta de Mapa de Risco Para o Bloco A, Almoxarifado e Garagem da UFERSA- Campus Pau dos Ferros

Por:   •  27/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  2.197 Palavras (9 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA

CENTRO MULTIDISCIPLINAR DE PAU DOS FERROS - CMPF

BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

ALVARO SILVA DE ARAUJO

FRANCISCO MICHEL DE ALMEIDA SILVA

Proposta de Mapa de risco para o Bloco

A, Almoxarifado e Garagem da UFERSA-

Campus Pau dos Ferros

PAU DOS FERROS – RN

2019

ALVARO SILVA DE ARAUJO

FRANCISCO MICHEL DE ALMEIDA SILVA

Proposta de Mapa de risco para o Bloco

A, Almoxarifado e Garagem da UFERSA-

Campus Pau dos Ferros

Relatório apresentado à Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Centro Multidisciplinar de Pau dos Ferros – CMPF, como requisito parcial para a obtenção de créditos do Componente Curricular Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho, período 2019.2.

Prof. SAMARA MARTINS NASCIMENTO

PAU DOS FERROS – RN

2019

Resumo: A elaboração dos seguintes mapas de risco, tem como intuito identificar e analisar possíveis locais, que estão mais propensos a ocorrência de acidentes, além da atuação dos colaboradores nessas localidades e a partir dessa analise discutir em sala possíveis soluções com o intuito de eliminar ou reduzir os causadores de risco. E por fim apresentar melhorias na segurança e no desempenho dos agentes que atuam no Almoxarifado, Bloco Acadêmico-A e na Garagem do campus Pau dos ferros da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Palavras-chave: Mapa de risco. Analise de riscos. Melhorias na segurança.

Introdução

O surgimento do trabalho trouxe com sigo os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais. Com o decorrer da história da humanidade, as precárias condições de trabalho têm causado morte, doenças e incapacitação para incontáveis trabalhadores ao longo do tempo.

Porém muito recentemente nasceu a Saúde e Segurança do Trabalho (SST), na antiguidade poucas sociedades davam importância a seu estudo, tudo leva a crer que a SST, veio ganhar importância no período pós revolução industrial. Com o desenfreado avanço industrial, o número de acidentes de trabalho e de mortes cresceu de maneira desenfreada, devido as precárias condições de trabalho começaram a surgir movimentos que buscavam melhorar a qualidade do ambiente de trabalho.

Entre 1974 e 1976 o Brasil era o país com o maior índice de acidentes de trabalho, chegando a registrar dois milhões de casos de acidentes de trabalho. Diante de tantos casos, foram criadas Normas Regulamentadoras que visam a segurança e bem-estar do trabalhador durante o desempenhar de sua função.

A Comissão interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) encontra-se inserida dentro das Normas Regulamentadoras, dentre as atribuições da CIPA consta a elaboração do Mapa de Risco que é uma representação do ambiente analisado onde consta possíveis riscos presentes no local.

Metodologia

A elaboração do seguinte artigo se deu por meio de visitas aos ambientes propostos em sala de aula, as quais tiveram como intuito analisar o local, constatar possíveis zonas de riscos aos funcionários, identificar como é realizado as funções no determinado ambiente e questionar os funcionários do local sobre sua função.

Para um referencial teórico mais apurado, utilizamos como embasamento o livro “Higiene e Segurança do trabalho” e artigos referenciados que abortam o tema em discursão. Na elaboração dos Mapas de riscos proposto utilizamos os dados coletados com as visitas e informações passada pela Técnica em Segurança do Trabalho Priscila Simeia de Melo Teixeira, que atua como profissional da área no campus pau dos ferros, também usamos dados oferecidos no Site oficial da Instituição.

* Elaboração do mapa de risco

A elaboração do mapa de risco deve ser feita pela CIPA, que é composta por um representante escolhido pela empresa e por um funcionário escolhido por meio de votação pelos outros funcionários, com a supervisão de um técnico em segurança ou um engenheiro de segurança, porem a realização desses mapas foram realizados por discentes da instituição como uma proposta de atividade para a disciplina de Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho.

A elaboração do mapa de risco deve seguir os seguintes passos, são elas:

I. Analisar as atividades exercidas no local predeterminado, onde envolve: questionar e analisar os trabalhadores e as funções que os mesmos desemprenham no local, além de averiguar as ferramentas e equipamentos de proteção individual que são utilizados no local;

II. Detectar possíveis riscos que o local oferece aos trabalhadores que ali atuam;

III. Identificar as medidas preventivas existentes e sua eficácia, entre elas: medidas de proteção coletiva, de organização do trabalho, de proteção individual e de higiene e conforto;

IV. Elabora um mapa do local com símbolos que identifiquem os riscos e que avaliem o nível do risco oferecido.

* Tipos de Risco

Todos os ambientes de trabalho podem oferecer riscos, alguns tipos de riscos são mais comuns que outro de acordo com o local de trabalho, esses riscos são divididos em Cinco grupos, são eles:

Riscos Físicos são atribuídos por precisarem de um meio de transmissão, eles pode causa os possíveis danos por meios do calor, frio, umidade, ruído, radiação, entre outros.

Riscos Químicos representados por substâncias químicas que estão nos estados líquidos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com