TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedade Da Madeira

Exames: Propriedade Da Madeira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  1.221 Palavras (5 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 5

Propriedade da Madeira

ESTRUTURA DE METÁLICA E DE MADEIRA

Prof.

COMPONENTES / RA:

SÃO PAULO, 14 DE JUNHO DE 2013.

Tipos de Madeira de Construção

As madeiras utilizadas em construção são obtidas de troncos de árvores. Distinguem-se duas categorias principais de madeira:

Madeiras duras – As dicotiledôneas, provenientes de árvores frondosas (com folhas achatadas e largas), pela sua maior resistência; têm maior densidade e aclimatam-se melhor em regiões de clima quente. Como exemplo de espécies: Peroba Rosa, Aroeira, os Eucaliptos (Citriodora, Tereticornis, Robusta, Saligna, Puntacta, etc.), Garapa, Canafístula, Ipê, Maçaranduba, Mogno, Pau Marfim, Faveiro, Angico, Jatobá, Maracatiara, Angelim Vermelho.

Madeiras macias – Provenientes em geral de árvores coníferas ( com folhas em forma de agulhas ou escamas), tem menor resistência, menor densidade em comparação com as dicotiledôneas, são típicas de regiões de clima frio. Como exemplo de espécies: Pinheiro-bravo, Pinho do Paraná e os Pinus.

Características

Generalidades

As propriedades da madeira são condicionadas por sua estrutura anatômica, devendo distinguir-se os valores correspondentes à tração dos correspondentes à compressão, bem como os valores correspondentes à direção paralela às fibras dos correspondentes à direção normal às fibras. NBR 7190/97.

Densidade

Define-se o termo prático “densidade básica” da madeira como sendo a massa específica convencional obtida pelo quociente da massa seca pelo volume saturado.

A massa seca é determinada mantendo-se os corpos de- prova em estufa a 103°C até que a massa do corpo de- prova permaneça constante. O volume saturado é determinado em corpos-de-prova submersos em água até atingirem peso constante. NBR 7190/97.

onde: ms : massa em quilogramas (ou gramas) do corpo-de-prova seco;

Vm: volume em metros cúbicos (ou centímetros cúbicos).

A densidade aparente é umidade padrão de referência calculada para umidade a 12%.

Exemplos de alguns valores médios de massa específica da madeira

Dados das Fichas de Características das Madeiras Brasileiras - IPT, 1978.

Resistência

A resistência é a aptidão de a matéria suportar tensões.

A resistência é determinada convencionalmente pela máxima tensão que pode ser aplicada a corpos-de-prova isentos de defeitos do material considerado, até o aparecimento de fenômenos particulares de comportamento além dos quais há restrição de emprego do material em elementos estruturais. De modo geral estes fenômenos são os de ruptura ou de deformação específica excessiva.

Os efeitos da duração do carregamento e da umidade do meio ambiente são considerados por meio dos coeficientes de modificação Kmod adiante especificados. NBR 7190/97.

Rigidez

A rigidez dos materiais é medida pelo valor médio do módulo de elasticidade, determinado na fase de comportamento elástico-linear.

O módulo de elasticidade Ew0 na direção paralela às fibras é medido no ensaio de compressão paralela às fibras e o módulo de elasticidade Ew90 na direção normal às fibras é medido no ensaio de compressão normal às fibras. NBR 7190/97.

Umidade

Teor de umidade de uma madeira é a relação entre o peso da água contida no seu interior e o seu peso no estado completamente seco, expresso em porcentagem, usualmente calculado pela seguinte fórmula:

U = [( Pu - Po ) / Po ] . 100 (%)

onde: U = Teor de umidade da madeira;

Pu = peso da madeira úmida; e

Po = peso da madeira seca a (103 +/- 2)°C, ou seja, a 0% de umidade.

O projeto das estruturas de madeira deve ser feito admitindo- se uma das classes de umidade especificadas na tabela abaixo.

As classes de umidade têm por finalidade ajustar as propriedades de resistência e de rigidez da madeira em função das condições ambientais onde permanecerão as estruturas. Estas classes também podem ser utilizadas para a escolha de métodos de tratamentos preservativos das madeiras. NBR 7190/97.

Resistência ao fogo

A madeira tem um aspecto interessante em relação ao comportamento diante do fogo.

Seu problema é a inflamabilidade. No entanto, diante de altas temperaturas provavelmente terá maior resistência que o aço, pois sua resistência não se altera sobaltas temperaturas. Assim, em um incêndio ela pode ser responsável pela propagação do fogo, mas em contrapartida suportará a ação do fogo em alta temperatura durante um período de tempo maior.

Módulo de elasticidade

São definidos diversos módulos de elasticidade em função do tipo e da direção da solicitação em relação às fibras. O valor básico refere-se ao módulo de elasticidade longitudinal na compressão paralela às fibras. A seguir são definidos sucintamente os diversos valores dos módulos de elasticidade da madeira. Observar que estes valores são definidos em função do tipo de solicitação: compressão paralela e normal, flexão e torção. A NBR 7190/97 considera que o valor de E é igual para solicitações de compressão e tração, ou seja, Et = Ec.

Classificação das peças

A classificação das peças de madeira deve respeitar as seguintes condições:

a)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com