TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades da madeira

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.936 Palavras (12 Páginas)  •  787 Visualizações

Página 1 de 12
  1. COMPOSIÇÃO DA MADEIRA

  1.  FISIOLOGIA E CRESCIMENTO DAS ÁRVORES

A composição e crescimento da árvore se dá através da condução da seiva, sustentação da árvore, armazenamento e produção de produtos.

RAIZ: Fixa a árvore ao solo e através dela extrai e conduz a seiva necessária para seu desenvolvimento.

TRONCO OU CAULE: suporta a copa com as ramificações e conduz, por capilaridade a seiva bruta da raiz as folhas, como a seiva elaborada, das folhas para o lenho em crescimento (principal tecido que sustenta a planta e conduz água e sais minerais das raízes as folhas). A casca possui função protetora, protege o lenho e através dela que transita a seiva elaborada das folhas para o lenho do tronco. A casca é formada externamente por um tecido morto denominado de ritidoma e internamente por um tecido vivo, mole e úmido, denominado entrecasco.

COPA: Suportada pelo tronco, prolonga-se em ramos, folhas onde ocorre a transformação da água e sais minerais em compostos orgânicos (seiva elaborada) e frutos.

  1.  DURABILIDADE

É a propriedade que mede a resistência temporal aos agentes prejudiciais sem putrificar a madeira. Os fatores inerentes que influenciam na durabilidade natural da madeira são: espécie, tipo de cerne, tipo de alburno, ocorrência de substancias (resinas, óleos, taninos) e os fatores externos são: as condições de umidade, variações de temperatura e arejamento.

  1.  VARIABILIDADE DA MADEIRA

OCORRE ENTRE AS ESPÉCIES: Dentro da mesma espécie e a que surge no interior de cada árvore.

NATURAL ENTRE AS ESPÉCIES: É atribuída às diferenças genéticas.

ENTRE ÁRVORES: Deve-se mais a genética do que a fatores relacionados ao meio ambiente.


  1. PROPRIEDADES FÍSICAS

2.1. NATUREZA ANISOTRÓPICA

As propriedades da madeira mudam conforme a direção em que são observadas e influi diretamente nas propriedades físicas, mecânicas, permeabilidade e trabalhabilidade da madeira.

As principais direções são

AXIAL (paralela às fibras): Coincide com a direção do eixo do tronco.

RADIAL: Confunde ou se aproxima da direção dos raios dos anéis de crescimento da árvore.

TANGENCIAL: Segue as tangentes aos anéis de crescimento.[pic 1]

[pic 2]

2.2. UMIDADE DA MADERA

A água presente na madeira exerce grande influencia nas suas propriedades.

MADEIRA VERDE: Umidade elevada.

MADEIRA RECEM ABATIDA: tem alto teor de umidade, entre 40% a 100% a depender da região, época do ano, da idade, etc.

2.2.1. TIPOS DE ÁGUA NA MADEIRA

ÁGUA DE EMBEBIÇÃO OU CAPILARIDADE: é a água que corre no interior das células da madeira e ela não sofre alterações dimensionais para perdê-la.

ÁGUA DE IMPREGNAÇÃO OU SATURAÇÃO: é a água que fica impregnada na parede das células podendo saturá-las. A evaporação desta água resulta na diminuição de volume da madeira.

ÁGUA DE CONSTITUIÇÃO

2.2.2. PROCESSO DE SECAGEM DA MADEIRA

ÁGUA DE EMBEBIÇÃO OU CAPILARIDADE: É a primeira a ser evaporada, não provoca variações mecânicas e variações dimensionais.

PONTO DE SATURAÇÃO DAS FIBRAS: O teor de umidade é em torno de 30%, só resta a água impregnada nas paredes da célula da madeira, a secagem ocorre a partir de 30% e provoca a diminuição volumétrica e aumento da resistência mecânica. Uma secagem mal conduzida pode haver empenação, rachaduras.

PERDA DE ÁGUA POR SATURAÇÃO: Gera o aumento da resistência em função do fechamento das fibras provocado pela perda de água.

CAPACIDADE HIGTOSCÓPICA DA MADEIRA: É a capacidade que a madeira tem em absorver água do meio ambiente.

MASSA SECA: Este fenômeno é inverso ao ocorrido durante a secagem, com isso a madeira ganha aumento das dimensões e diminuição da resistência, só ganhando estabilidade com a umidade a 30%.

2.2.3. UMIDADE DE EQUILÍBRIO

A umidade no interior da madeira recém cortada tende ao equilíbrio com a temperatura do meio ambiente, geralmente com a umidade do ar em torno de 16%.

2.3.4. PONTO DE SATURAÇÃO

AUMENTO OU DIMINUIÇÃO DE ÁGUA LIVRE: Não altera as dimensões da madeira, nem modifica a resistência mecânica, só exerce influência na densidade.

AUMENTO OU DIMINUIÇÃO DE ÁGUA DE IMPREGNAÇÃO: Aproxima ou afasta as cadeias de celulose e microfibras, ocorre a retração e/ou inchamento e as variações devido ao ganho ou perda de umidade correm diretamente nas direções tangenciais, radiais e axiais.[pic 3]

[pic 4]

2.3. DENSIDADE

Varia de acordo com a espécie, com o local onde provem, a localização da peça no tronco pois na base, a densidade é maior e a umidade é diretamente proporcional a densidade. O teor de umidade da madeira influi na densidade.

A NBR 7190/97 apresenta duas definições para densidade:

DENSIDADE BÁSICA: É a massa específica convencional obtida pelo quociente da massa seca pelo volume saturado.

DENSIDADE APARENTE: Se constitui na condição padrão de referência, definida pelo teor de umidade de equilíbrio da madeira de 12%.

2.4. CONDUTIBILIDADE TÉRMICA DA MADEIRA

A madeira é bom isolante térmico, tem baixo coeficiente de condutibilidade térmica que varia em função da direção e umidade.

DILATAÇÃO TÉRMICA: A madeira tem o coeficiente de dilatação mínimo, o que dispensa a verificação até mesmo em estruturas laminadas coladas que possuem grandes dimensões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (901.7 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com