TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedade multimídia

Artigo: Propriedade multimídia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Artigo  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Os tópicos do 'Texto Básico Multimídia' não têm a pretensão de esgotar os assuntos de que tratam, visto que cada um forneceria subsídios suficientes para formulação de uma obra completa, e sim fornecer uma noção das complexidades de se trabalhar com múltiplas mídias. Este texto pode ser utilizado com a apresentação para suporte ao desempenho do professor: Aplicando Multimídia na Educação.

O termo multimídia foi utilizado pela primeira vez para descrever a transmissão de informações utilizando múltiplos meios de comunicação ou vários sentidos humanos. “Em seu sentido mais lato o termo multimídia se refere à apresentação ou recuperação de informações que se faz, com auxílio de computador, de maneira multisensorial, integrada, intuitiva e interativa”. (CHAVES E., 1991).

Segundo Chaves (1991), o termo multimídia, no singular feminino, parece ter adquirido direito de cidadania em português, – já que a palavra mídia está incluída no Aurélio – como tradução do termo inglês multimedia que em inglês, seguindo o latim, é plural; embora pareça um contra senso utilizar o singular após o prefixo multi; conclui.

Na multimídia “a apresentação ou recuperação da informação se faz de maneira multisensorial, quer se dizer que mais de um sentido humano está envolvido no processo, fato que pode exigir a utilização de meios de comunicação que, até há pouco tempo, raramente eram empregadas de maneira coordenada” (CHAVES E., 1991) e integrada. O que se fazia até então, com a utilização dos recurso audiovisuais, era a apresentação da informação de forma justaposta, já que somente dois sentidos estavam envolvidos no processo, “deixando de lado a dimensão táctil da multimídia” (CHAVES E., 1991), pois, com auxílio do mouse, podemos como que “tocar” no programa que estamos interagindo.

Esta propriedade só foi atingida graças à capacidade do computador moderno de armazenar, processar e transmitir estas informações de forma multisensorial, ou seja, na forma de: som, imagem, texto, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com