TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades deve ter o material usado na fabricação da cabeça

Por:   •  9/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  3.207 Visualizações

Página 1 de 2

Quais propriedades deve ter o material usado na fabricação da cabeça de um martelo de carpinteiro? Como você produziria uma cabeça de martelo desse tipo? Mencione os critérios usados na seleção desse projeto.

O martelo de um carpinteiro deve possuir um conjunto de peças com materiais, que visem promover a dureza correta à cabeça do martelo, menor vibração e maior capacidade de amortecer impactos ao cabo e cunha metálica que uma as peças anteriores e seja capaz de suportar processos repetitivos e impactos, além de garantir maior segurança.

Para a produção da cabeça do martelo é imprescindível obter a quantidade correta de dureza na cabeça da ferramenta. Segundo a norma técnica NBR 10.760, de outubro de 1989: Martelo de Aço - Especificações: "As durezas ... devem estar entre 50 HRC, no mínimo, e 58 HRC, no máximo, constatadas em três pontos distintos. A profundidade de tratamento deve ser de 3mm no mínimo, ao fim da qual deve ter uma dureza de 44 HRC no mínimo". Isso leva ao interessante uso do aço carbono forjado. Visto que essa peça não pode ficar dura demais, pois tornar-se quebradiça, no entanto, cederá se não ficar dura o suficiente. A correta produção da cabeça do martelo também é essencial para garantir qualidade à ferramenta. Quanto melhor o equilíbrio, mais fácil será usá-lo. Sendo então projetado para suportar a tensão mecânica, esse material também tem alta rigidez, alto tenacidade.

Para produzir uma cabeça de martelo desse tipo é preciso primeiramente produzir o aço, liga composta fundamentalmente de ferro e carbono, posteriormente esse material é transformado em blocos fundidos para facilitar o manuseio, logo em seguida deve ser colocado sobe aquecimento para assim começar o forjamento, caracterizado por ser a etapa na qual o material será submetido a um processo mecânico que deforma-o por martelamento ou prensagem, os lingotes aquecidos passam por varias prensas ou martelos até chegarem ao modelo ideal, e em seguida podem ser polidos e envernizados e então o material final está pronto.

Para a escolha dos materiais para composição do material levou-se em consideração as características químicas e suas propriedades ao serem submetidos a forças físicas, atentando-se para as melhores combinações dessas propriedades, como também, o melhor processo industrial, que consequentemente gera também custo atrativo para o público alvo do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (70.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com