TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Protocolo TCP

Casos: Protocolo TCP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2013  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Curso de Licenciatura em Computação

Disciplina: Redes de Computadores

Aluno: Alexsandro Paulo de Araújo

Atividade Virtual - 4

1. Faça um esboço gráfico que descreva todos os campos do cabeçalho do Protocolo TCP.

Porta Origem Porta Destino

Número de Sequência

Número de Confirmação

Tamanho

Do

Cabeçalho Reservado U

R

G A

C

K P

S

H R

S

T S

Y

N F

I

N Tamanho da Janela de Transmissão

Checksum Ponteiro Urgente

Opções

Dados

- As Portas origem e destino – Destacam os pontos terminais da conexão: processos ou threads - Número de seqüência – Aponta a posição deste segmento no fluxo de dados e cada conexão possui um fluxo de dados particular - Número de confirmação – Usado para confirmar o recebimento de segmentos enviados anteriormente e especifica o próximo segmento aguardado.

- Tamanho do cabeçalho TCP (números de palavras de 32 bits) - URG –Seu valor é igual a 1 se houver informação no campo Urgent Pointer - ACK –Se seu valor for 1: indica que o segmento é parte de uma conversação e que o valor do campo Acknoledgement number é válido, - Tamanho da janela deslizante - Indica o tamanho (disponível) do buffer do receptor e é usado pelo receptor para indicar ao transmissor que diminua o fluxo de transmissão de dados - Checksum –Verificador de erros - Opções – Usado para configurações de opções - Dados – Dados utilizados para aplicações

2. Faça um esboço gráfico que descreva todos os campos do cabeçalho do Protocolo UDP.

Cabeçalho UDP é muito simples, pois tem a Porta Origem que auxilia o número de porta que corresponde a aplicação do segmento UDP. Porta Destino corresponde à aplicação do PC destinatário na qual nos dirigimos. O Comprimento da Mensagem e destino final o checksum.

Porta Origem Porta Destino Comprimento da Mensagem Checksum

3. Pra que serve os Serviços Orientados a Conexão e os Serviços Sem Conexão ?

Os serviços orientados a conexão servem para garantir que os dados sejam entregues aos destinatários em ordem e completos, é um serviço que usa o protocolo TCP.

Enquanto que o serviço não orientado a conexão não garante a entrega dos dados, ou seja, não há como saber se todos os pacotes chegaram ao seu destino, embora seja mais rápido, é menos confiável.

4. Cite algumas aplicações que fazem uso do protocolo UDP.

Em uma videoconferência ou uma chamada de voz pela Internet.

5. Justifique o motivo pelo qual certos serviços utilizam o protocolo UDP e outros usam o TCP.

Usam o protocolo UDP em situações como uma videoconferência ou uma chamada de voz pela Internet, no qual minimizar o tempo decorrido entre a criação dos dados no lado do transmissor e a sua entrega no destino é a prioridade, ou seja, o UDP acelera o envio de pedidos e respostas, evitando uma lentidão desnecessária. Também é preferível usar o protocolo UDP em um gerenciamento de uma rede, pois é comum que tarefas de gerenciamento sejam executadas em momentos em que a rede já está com algum tipo de sobrecarga, o que dificulta a transferência confiável de dados com congestionamento controlado.

Já nas aplicações como o correio eletrônico, o acesso a um terminal remoto e a Web, que requerem Garantias de Entrega, que seja confiável, que tenha um controle de fluxo, de congestionamento, utiliza-se o TCP.

Desta forma, o UDP fornece integridade de dados mas não fornece entrega garantida; já o TCP fornece tanto integridade dos dados quanto garantia de entrega (retransmitindo até que o destinatário receba o pacote).

6. Quais são as 3 etapas que todo Serviço Orientados a Conexão possui ?

Estabelecer uma conexão, Utilizar a conexão e depois liberar a conexão.

7. Os protocolos da Camada de Transporte fazem uso das chamadas “Portas”. O que são e

pra que servem ?

O software de aplicação é uma porta específica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com