TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Protocolo TCP/IP

Ensaios: Protocolo TCP/IP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  1.014 Visualizações

Página 1 de 7

Autora: Kerolayne.

1. TCP/IP – PROTOCOLOS

Na ciência da computação, um protocolo é uma convenção ou padrão que controla e possibilita uma conexão, comunicação ou transferência de dados entre dois sistemas computacionais. Os protocolos podem ser implementados pelo hardware, software ou por uma combinação dos dois.

O TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede. Esse conjunto de protocolos pode ser visto como um modelo de camadas, onde cada uma é responsável por um grupo de tarefas, fornecendo serviços bem definidos para o protocolo da camada superior. A diante segue definido os protocolos relacionados à essa pesquisa,tais como : RDP, Ping, Bit Torrent e DNS.

2. RDP – Remote Desktop Protocol

O protocolo RDP se baseia na família de padrões de protocolo T-120 e é uma extensão desta. Trata-se de um protocolo com capacidade multicanal, que proporciona canais virtuais separados para o transporte de dados de apresentação, comunicação de dispositivos em série, dados altamente criptografados (atividade do mouse e do teclado) e assim por diante. Como o RDP é uma extensão do protocolo central T.Share, vários outros recursos são mantidos como parte do RDP, como os recursos de arquitetura necessários para o suporte a vários pontos (sessões em diversas partes). A distribuição de dados a vários pontos permite que os dados de um aplicativo sejam distribuídos em “tempo real” a diversas partes, sem que seja necessário enviar os mesmos dados para cada sessão individualmente, como por exemplo, os quadros de comunicação virtuais.

O protocolo RDP fornece uma base bastante extensível com a qual é possível desenvolver muitos outros recursos. Isto porque o RDP fornece 64.000 canais separados para a transmissão de dados. No entanto, as atividades atuais de transmissão estão usando apenas um único canal (para dados de apresentação, teclado e mouse). Além disso, o RDP foi projetado para dar suporte a diversos tipos de topologias de rede, como o ISDN e o POTS, e a muitos protocolos de LAN, como o IPX, o NetBIOS, o TCP/IP e assim por diante.

A atividade envolvida no envio e no recebimento de dados através da pilha RDP é essencialmente a mesma que a dos padrões atuais do modelo OSI em sete camadas para sistemas de rede LAN comuns. Os dados de um aplicativo ou serviço a serem transmitidos percorrem as pilhas de protocolos, são separados, direcionados a um canal (via MCS), criptografados, empacotados, enquadrados, embutidos no protocolo de rede e finalmente direcionados e enviados via transmissão sem fio para o cliente. Os dados retornados funcionam da mesma forma, só que no sentido inverso: o endereço do pacote é removido e, em seguida, o pacote é aberto e descriptografado, passando por outros processos até que os dados sejam apresentados ao aplicativo para uso. As principais modificações na pilha de protocolos ocorrem entre as quarta e a sétima camadas, nas quais os dados são criptografados, empacotados e enquadrados, direcionados a um canal e marcados com prioridades específicas.

O RDP foi desenvolvido de modo a ser completamente independente de sua pilha de transporte subjacente, neste caso, o TCP/IP. Como o RDP é totalmente independente da sua pilha de transporte, podemos adicionar outros drivers de transporte para outros protocolos de rede, com pouca ou nenhuma mudança significativa nas partes fundamentais do protocolo. Esses são elementos-chave para o desempenho e a capacidade de extensão do RDP na rede.

RDP é capaz de proporcionar a transferência de massa eficiente de dados para programas de monitoramento e controle de host que respeita ao carregamento e depuração remota. RDP visa proporcionar a transmissão de dados confiável e relatar falhas para o usuário em caso de erros.

3. PING - Packet Internet Grouper (Groper)

Trata-se de um comando que usa o protocolo ICMP para testar a conectividade entre equipamentos. Seu funcionamento consiste no envio de pacotes para o equipamento de destino e na "escuta" das respostas. Se o equipamento de destino estiver ativo, uma resposta é devolvida ao computador solicitante.

O Ping verifica o endereço IP de destino a ser alcançado e grava os resultados. O comando Ping exibe se o destino respondeu e quanto tempo demorou em receber uma resposta. Se houver erro na remessa ao destino, o comando ping exibirá uma mensagem de erro.

O comando ping pode efetuar o roteamento local para determinar se o roteador está em execução, além de designar o número de solicitações a ser enviado, o padrão são quatro solicitações. Permite, também, ajustar o tempo limite (em milissegundos), o padrão é 1000 (um tempo limite de 1 segundo), além de promover o ajuste do tamanho do pacote ping, onde o padrão é 32 bytes, esse comando ativa o sinalizador de não-fragmentação no pacote. Por padrão, o pacote de ping permite fragmentação.

4. BIT TORRENT

BitTorrent é uma tecnologia que permite o compartilhamento de praticamente qualquer arquivo pela internet, sendo especialmente utilizado para a distribuição de vídeos, músicas e softwares.

O BitTorrent é um sistema fácil de se utilizar e, ao mesmo tempo, muito eficiente. Isso se deve, basicamente, a dois motivos: quando um arquivo está sendo baixado para um computador, partes deste são obtidas de várias outras máquinas simultaneamente, não apenas de uma. E ao mesmo tempo em que um computador obtém um arquivo, os dados que já foram baixados também são compartilhados, ou seja, para receber é preciso também fornecer.

O BitTorrent em si, na verdade, é um protocolo de compartilhamento de dados e não um sistema centralizado. Não há um servidor provendo os dados, mas sim um padrão de comunicação entre vários computadores que permite que arquivos sejam localizados, distribuídos e obtidos por todos.

Trata-se de um dos protocolos mais populares da internet e isso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com