TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conjunto de protocolos TCP/IP original especifica dois protocolos para camada de transporte: UDP e TCP.

Por:   •  27/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 2

UDP “User Datagram Protocol”

O conjunto de protocolos TCP/IP original especifica dois protocolos para camada de transporte: UDP e TCP.

Normalmente, um protocolo da camada de transporte em várias responsabilidades, uma delas é criar uma comunicação de processo para processo, o UDP usa números de porta para fazer isso, outra responsabilidade é fornecer mecanismo de controle no nível do transporte, o UDP executa essa tarefa em um nível mínimo. Não há nenhum mecanismo de controle de fluxo e nem de reconhecimento de pacotes recebidos. Contudo, até certo ponto, o UDP fornece controle de erro, se o UDP detecta um erro no pacote recebido, elimina silenciosamente.

A camada de transporte também fornece um mecanismo de conexão para os processos, os processos devem ser capazes de enviar fluxos de dados para a camada de transporte. É responsabilidade da camada de transporte de transporte na estação de envio e estabelecer a conexão com o receptor, reduzir o fluxo em unidades transportáveis, numerá-las e enviá-las uma a uma. É responsabilidade da camada de transporte na porta receptora esperar até que todas as diferentes unidades pertencentes ao mesmo processo tenham chegado, verificar e transmitir as que estejam livres de erros e enviá-las como um fluxo para o processo receptor, depois que o fluxo inteiro tiver sido enviado, a camada de transporte fecha a conexão.

O UDP não faz nada disso, ele só pode receber uma unidade de dados processos e envia-lá, de modo não confiável, para o receptor, a unidade de dados deve ser pequena o bastante para caber em um pacote UDP.

O UDP é chamado de protocolo de transporte sem conexão e não confiável, ele não acrescenta nada aos serviços do IP, exceto quanto ao fornecimento de comunicação de processo para processo em vez de comunicação de host a host, além disso, ele realiza uma verificação de erros muito limitada.

TCP

O Protocolo TCP é constituído por módulos interativos, cada um fornecendo uma funcionalidade especifica, porém não são necessariamente interdependentes, enquanto o modelo OSI especifica quais funções pertencem a cada um de suas camadas, as camadas do conjunto de protocolos TCP/IP contêm protocolos relativamente independentes que podem ser misturados e combinados de acordo com as necessidades do sistema. O termo hierárquico significa que cada protocolo de nível superior é suportado por um ou mais protocolos de nível mais baixo.

Na camada de transporte o TCP/IP define três protocolos: TCP (Transmission Control Protocol), UDP (User Datagram Protocol) e SCTP (Stream Control Transmission Protocol)

Na camada de rede, o protocolo principal definido pelo TCP/IP é o IP (Internetworking Protocol), embora existam outros protocolos que suportam movimentação de dados nessa camada.

Nas camadas físicas e de enlace de dados o TCP/IP não define nenhum protocolo especifico, ele suporta todos os protocolos padrão e patenteados, na interconexão em rede TCP/IP, uma rede pode ser local (LAN) ou remota (WAN)

Na camada de rede o TCP/IP suporta o IP, por sua vez o IP usa quatro protocolos de apoio: ARP, RARP, ICMP e IGMP, cada um desses protocolos será descrito com mais detalhes em capítulos posteriores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com