TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova Estudos Socioculturais

Por:   •  25/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  2.264 Visualizações

Página 1 de 3

PROVA 1 – ESTUDO SOC.

Questão 1 - Nota da Questão: 2.5

Enunciado:

A internet é um fenômeno bastante recente em relação à história da humanidade e a maior revolução no campo da comunicação desde Gutemberg. Com seu desenvolvimento e popularização nas últimas décadas do século XX, hoje atinge boa parte da população global, fazendo parte do cotidiano de bilhões de pessoas. No entanto, não são apenas benefícios que decorrem dessa nova tecnologia, mas também uma série de problemas. Tendo como reflexão essas questões e com base nos textos desta Unidade de Aprendizagem, aponte e justifique pelo menos 2 exemplos positivos e 2 negativos da internet para o conjunto da sociedade brasileira.

[pic 1]


Questão 2 - Nota da Questão: 0.0

Enunciado:

Você estudou, que o sociólogo Émile Durkheim apresenta diferentes tipos de suicídio. Leia o trecho jornalístico e depois identifique o tipo de suicídio apresentado na notícia, justificando sua resposta entre 4 a 6 linhas.

Uma família inteira na China cometeu suicídio depois de acumular uma grande dívida em cartões de crédito. As mortes despertaram um debate nacional no país sobre os perigos ao fácil acesso a crédito. A tragédia aconteceu na cidade oriental de Xangai. A família – marido, esposa e um filho de 25 anos de idade – acendeu um recipiente com carvão em sua casa e esperou que os gases letais os matassem. De acordo com a polícia, que interrogou parentes depois que os corpos foram encontrados, a família estava desesperada por nunca ser capaz de pagar uma montanha em dívidas que acumularam com uso de cartões de crédito. Os parentes disseram aos policiais que a família já havia comentado em tirar a própria vida, mas eles não levaram o aviso a sério.  (Fonte: Disponível em: . Acesso em: 19 jul. 2016)

[pic 2]


Questão 3 - Nota da Questão: 2.5

Enunciado:

Leia o fragmento de texto sobre cultura e identidade transcrito abaixo:

Como bem observou o sociólogo Norbert Elias, a sociedade não é uma unidade, um amontoado de pessoas. Quando nos referimos à sociedade estamos sempre nos referindo a um grupo, apontando no mapa ou pensando em algum lugar do planeta. Nesse momento, poderíamos estar nos referindo ao Brasil, à China à Índia ou a qualquer outro país por suas diferenças culturais: valores, tipos físicos, religião, política ou economia. Isso porque o homem, independente de onde vive, nasce e cresce, é membro de uma sociedade, sendo criado por um pai, mãe, parente ou comunidade. Fonte: Elias, 1994, p.13.

A partir do conteúdo acima, explique como se formam as identidades coletivas desvinculadas do Estado nacional. Dê um exemplo com base na sua experiência. Responda entre 8 a 10 linhas. 

[pic 3]


Questão 4 - Nota da Questão: 2.5

Enunciado:

Você teve oportunidade de estudar que a teoria da estruturação desenvolvida por Anthony Giddens tem como mérito promover a junção entre ação e coletividade. Nessa perspectiva entende-se que a produção e a reprodução social se dão a partir dos seus agentes, o que denota real capacidade para que os próprios atores possam desenhar as suas circunstâncias históricas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (279.3 Kb)   docx (313.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com