TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré Laboratorio MRUV Física Experimental

Por:   •  17/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 4

Marcos Vinícius de Sousa Silva

Engenharia mecânica                  matrícula: 496761

Importância

O movimento retilíneo uniformemente variado é de grade importância para a física para se entender o comportamento dos movimentos dos movimentos unidimensionais de uma partícula, assim, apresentando grande aplicação nas nossas vidas modernas, com aplicações que se estendem entre vários aparelhos tecnológicos como por exemplo os aparelhos de GPS.

MRUV

Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV) é um movimento executado ao longo de uma linha reta, por isso é chamado de movimento retilíneo. Além disso, ele exibe mudanças de velocidade no mesmo intervalo de tempo. Uma vez que muda da mesma maneira e, portanto, mostra constância, este movimento é chamado de uniformemente variado

  • Acelerado

Quando a velocidade de um objeto sempre aumenta na mesma proporção ao longo do tempo, ocorrerá um movimento uniformemente acelerado

  • Retardado

Quando o objeto em movimento está desacelerando continuamente ao longo do tempo. Neste caso, a aceleração será negativa, ocorrendo um movimento uniformemente retardado.

Equações e Gráficos

  • Aceleração média – Usada para encontrar a aceleração média em um MRUV quando assumido a aceleração não variante (não se restringindo a isso, quando hão manipulações na equação).

[pic 1]

Seu gráfico é representado por uma linha reta sem inclinação alguma por ser representar um valor constante com variação apenas na localização da reta, a depender da aceleração a>0 ou desaceleração a<0

[pic 2]

  • Função horária da velocidade – Usada para encontrar a velocidade final de um MRUV com aceleração constante (não se restringindo a isso, quando hão manipulações na equação).

[pic 3]

Por se uma equação de primeiro grau é definida por uma reta de inclinação não nula, sendo essa inclinação dependente da aceleração, sendo a reta crescente com aceleração a>0 e decrescente com desaceleração a<0.

[pic 4]

  • Função horária da posição – Usada para encontrar aposição final de um MRUV com aceleração constante (não se restringindo a isso, quando hão manipulações na equação).

[pic 5]

Por ser uma função de segundo grau é definida por uma parábola de com a concavidade podendo ser para cima ou para baixo a depender da aceleração, sendo para baixo com a<0 e para cima com a>0.

[pic 6]

  • Equação de Torricelli – Usada para encontrar a velocidade, a posição ou a aceleração sem que se conheça o tempo (não se restringindo a isso, quando hão manipulações na equação).

[pic 7]

O gráfico mais comum na equação de Torricelli é o gráfico que relaciona a velocidade do movimento ao tempo

[pic 8]

Plano inclinado

De acordo com o princípio da independência do movimento Galileo Galilei, uma vez que o sistema de coordenadas ortogonais seja estabelecido, o movimento bidimensional ou tridimensional pode ser estudado e decomposto em movimentos mais simples devido à independência entre esses movimentos no sistema. Como o movimento e a força estão essencialmente relacionados à força que atua sobre um determinado objeto, eles também seguem o mesmo princípio de independência, e o desenvolvimento da mecânica newtoniana é baseado nessa independência. Para o estudo de planos inclinados, é necessário entender este princípio para que possamos entender seu comportamento. Portanto, precisamos entender algumas forças não friccionais que atuam sobre objetos em superfícies inclinadas.

  • Força peso – É a força que surge em reação a força gravitacional que atua na direção vertical sendo atraída em direção ao centro da Terra por sua força de gravitação, exercendo uma força, comprimindo-a quando está em contato a superfície. Podemos definir ela como.

[pic 9]

  • Força normal – Um corpo qualquer ao entrar em contato com a superfície de outro corpo ou a superfície propriamente dita e a comprimir aplicará uma força nessa superfície e de acordo com a 3ª Lei de Newton haverá uma reação que é exatamente a força normal, uma força de reação a uma pressão aplicada. Em um plano inclinado é dada por.

[pic 10]

  • Força gravitacional – É a força que surge a partir da interação mútua entre dois corpos. No caso do plano inclinado a força gravitacional de interessa é a da terra em relação ao corpo no plano. Podemos definir ela como.

[pic 11]

             [pic 12]

        

        Com essa imagem podemos chegar a algumas definições a respeito das forças de um plano inclinado.

  • Normal será igual à decomposição da força Peso no eixo y
  • A decomposição da Normal e no eixo x causará o deslocamento do bloco
  • O ângulo entre a Peso e sua decomposição no eixo y é o mesmo entre o plano e a horizontal
  • Se houver atrito ele agira em sentido contrário ao movimento.

Referências

Movimento Retilíneo Uniformemente Variado - Toda Matéria (todamateria.com.br)

Movimento Retilíneo Uniformemente Variado - MRUV - Física - InfoEscola

 

https://blog.professorbrunofernandes.com.br/wp-content/uploads/2018/10/Imagem10.png

https://www.todoestudo.com.br/wp-content/uploads/2019/11/movimento-uniformemente-variado-05.png

https://i2.wp.com/vamosestudarfisica.com/wp-content/uploads/2016/06/gr%C3%A1fico-da-posi%C3%A7%C3%A3o-do-MUV.png?resize=575%2C236

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (151.7 Kb)   docx (589.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com