TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pre-laboratorio De Química Experimental

Dissertações: Pre-laboratorio De Química Experimental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  2.390 Palavras (10 Páginas)  •  1.382 Visualizações

Página 1 de 10

Experimento VI

Reações Químicas

Reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Envolve mudanças relacionadas à mudança nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas das espécies reagentes ou ainda na inter-conversão entre dois tipos de isômeros. Resumidamente, pode-se afirmar que uma reação química é uma transformação da matéria em que pelo menos uma ligação química é criada ou desfeita.

Reação de síntese ou adição: são aquelas que duas ou mais substâncias originam um único produto.

A + B → C

Exemplo: 2Mg(s) + 1 O2(g) → 2MgO(s)

Reação de análise ou decomposição: nessa reação uma única substância gera dois ou mais produtos.

A → B + C

Algumas reações recebem nomes especiais:

Eletrólise: as substâncias se decompõem pela passagem de corrente elétrica.

Fotólise: decomposição da substância química pela luz.

Pirólise: decomposição pela ação do calor e do fogo.

Exemplo: 2 NaN3(s) → 3 N2(g) + 2 Na(s)

Reação de simples troca ou deslocamento: ocorre quando uma substância simples reage com uma composta originando novas substâncias: uma simples e outra composta.

A + XY → AY + X

Exemplo: Zn (s) + 2 HCl (aq) → ZnCl2(aq) + H2 (g)

Observe que o Zinco deslocou o Hidrogênio, daí o porquê do nome “reação de deslocamento”.

Reação de dupla troca: dois reagentes reagem formando dois produtos, ou seja, se duas substâncias compostas reagirem dando origem a novas substâncias compostas recebem essa denominação.

AB + XY → AY + XB

Exemplo: H2SO4 (aq) + Ba(OH)2(aq) → 2 H2O(l) + BaSO4(s)

Reações de oxirredução: caracterizam-se pela transferência de elétrons entre pelo menos duas espécies envolvidas: a que se oxida (perdendo elétrons - sofrendo aumento do NOx) e a que se reduz (ganhando elétrons - sofrendo redução do NOx). Portanto, um processo é dependente do outro. Entretanto, quando a espécie a ser reduzida (e oxidante) é apenas oxigênio (ou alguma que o contenha na sua molécula, como íon permanganato KMnO4- ou peróxido de hidrogênio H2O2) e/ou um único produto é gerado, usualmente refere-se apenas a nomenclatura oxidação.

Reações de precipitação: A habilidade de uma substância para dissolver-se em água é determinada por se a substância pode alcançar ou ultrapassar as fortesforças atrativas que as moléculas de água geram entre elas mesmas. Se a substância carece da habilidade para dissolver-se em água as moléculas formam um precipitado.

Reação ácido-base (ou reações de neutralização): é uma reação química que ocorre entre um ácido e uma base. Utilizando-se da teoria ácido-base de Arrhenius (com íons positivos de hidrogênio e íons negativos de hidroxila liberados em meio aquoso), numa reação de neutralização (total ou parcial) há sempre formação de moléculas de água líquida – caso ocorra nas CNTP e sal, onde estes são praticamente neutros.

Reação com liberação de gás: Ocorre quando os eagentes são substancias não gasosas e pelo menos um dos produtos é gasoso. Durante a reação química notamos a liberação deste gás pela formação de bolhas. No exemplo da figura 1, quando adicionamos o sal de fruta (sólido) em água (líquida), notamos a formação de bolhas. As bolhas indicam que uma substancia gasosa está sendo liberada.

Reações de complexação são aquelas em que se formam complexos e fazem parte da complexometria.

Esta consiste na utilização, em química analítica, de agentes quelantes ou ligandos, em geral orgânicos, que se coordenam como um imã metálico através de dois ou mais átomos doadores eletrônicos.

São agentes quelantes usuais os ácidos aminopolicarboxílicos, por exemplo, o ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) eos hidroxiácidos, como os ácidos cítrico e tartárico.

Objetivo: Reconhecer a ocorrência de uma reação química por meio de evidências e da comparação entre sistemas inicial e final. Reconhecer a participação de materiais gasosos na ocorrência de reações químicas.

Materiais:

Estante; Tubos de ensaio; Béquer.

Reagentes:

H2SO4 (Ácido Sulfúrico) 20%; Ferro, Zinco e Cobre granulado (arame); ferro, zinco e cobre em pó; solução de Pb(NO3)2 0,1 mol.L-1; solução SnCl2 0,1 mol.L-1; Água destilada; Água da torneira; solução de Na2SO4 0,1 mol.L-1, solução de NaOH 0,2 mol.L-1, solução AgNO3, solução de FeCl3 0,01 mol.L-1, solução de sulfato de cobre, solução de KSCN 0,1 mol.L-1, 2 ml de solução de K3[Fe(CN)6]; fenolftaleína.

Procedimento experimental:

1. Reação A:

1.1 Em uma estante colocar seis(6) tubos de ensaio enumerados de 1 a 6.

1.2 Colocar 2,0ml de solução de H2SO4 20% em cada tubo de ensaio.

1.3 No tubo 1, colocar uma pequena quantidade de ferro granulado (arame).

1.4 No tubo 2, colocar uma pequena quantidade de ferro em pó.

1.5 No tubo 3, colocar uma pequena quantidade de Zinco granulado (arame).

1.6 No tubo 2, colocar uma pequena quantidade de Zinco em pó.

1.7 No tubo 6, colocar uma pequena quantidade de Cobre granulado (arame).

1.8 No tubo 2, colocar uma pequena quantidade de Zinco em pó.

1.9 Observar e anotar os resultados.

2. Reação B.

2.1 Em uma estante colocar quatro(4) tubos de ensaio enumerados de 1 a 4.

2.2 Adicionar, no tubo 1, 2 ml de solução de solução Pb(NO3)2 0,1 mol.L-1 e 2 ml de solução de Na2SO4 0,1 mol.L-1

2.3 Adicionar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com