TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Laboratório de Orgânica Experimental

Por:   •  21/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.294 Palavras (6 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 6

Caracterização de compostos orgânicos e inorgânicos

Questionário

1. Pesquisar a fórmula de todos os compostos estudados.

Elemento Químico

Fórmula Molecular

Cloreto de potássio

KCl

Cloreto de sódio

NaCl

Bicarbonato de sódio

NaHCO3

Cânfora

C10H16O **

Parafina

CnH2n+2

Água

H2O

Álcool (etanol)

C2H6O

Tetracloreto de carbono

CCl4

**

Caixa de TextoImagem

2. Explicar a diferença de solubilidade de cada composto estudado em água, álcool e tetracloreto de carbono.

Existem 3 tipos de forças atrativas em moléculas neutras : forças dipolo-dipolo , de dispersão de London e de ligação de hidrogênio.Outro tipo de força atrativa , a força íon- dipolo , é importante em soluções.

Uma força íon – dipolo existe entre íon e a carga parcial em certo lado de uma molécula polar. As moléculas polares são dipolos, elas têm uma lado positivo e outro negativo. HCl é uma molécula polar , por exemplo, por que as eletronegatividades dos átomos de H e Cl são diferentes.As forças íon-dipolo são especialmente importantes em soluções de substâncias iônicas em líquidos polares , como uma solução de NaCl em água.

As forças dipolo-dipolo são efetivas tão somente , quando as moléculas polares estão muito próximas uma das outras, sendo elas geralmente mais fracas que as forças íon- dipolo. ex.:H2S, CH3Cl.

Forças de dispersão de London ocorrem em todas as moléculas, não importa se elas são polares ou apolares. A intensidade dessas forças aumenta com o aumento da massa molecular e dependem das formas moleculares. Ex.: Ar.

As Ligações de Hidrogênio é um tipo especial de atração intermolecular.

As atrações intermoleculares na água resultam da ligação entre átomo de hidrogênio. As ligações de Hidrogênio podem ser consideradas atrações dipolo-dipolo ímpares. Como F, N, O são muitos eletronegativos, uma ligação entre hidrogênio e qualquer um desses três elementos é bastante polar, com o hidrogênio no lado positivo.

Água(H2O): A água é um solvente que é uma substância química “polar” (dipolo permanete alto), pode formar ligações de hidrogênio forte, logo, outras substancias polares ou que podem formar ligações de hidrogênio devem ser fáceis de serem dissolvidas em água, como é o caso dos sais KCl, NaCl e do bicarbonato de potássio. Já a cânfora e a parafina possuem, predominantemente, forças de London, são substancias apolares, não possuem nenhum momento dipolo e não formam ligações de hidrogênio , nesse caso, as forças intermoleculares que se formam entre parafina e água e cânfora e agua são fracas em comparação com as forças presentes entre as moléculas individuais de água. De forma geral, compostos polares, iônicos ou capazes de formar ligações de hidrogênio se dissolvem em água.

Álcool(C2H6O): Os álcoois possuem uma parte da molécula polar (a parte que possui o grupo OH) e outra apolar (a cadeia carbônica). As moléculas que possuem poucos átomos de carbono na cadeia tendem a ser polares. Mas conforme a cadeia carbônica vai aumentando, ela tende a ser apolar. Além disso, os poli álcoois são mais polares que os monoálcoois. Assim o Cloreto de Potássio, Cloreto de Sódio, Bicarbonato de Sódio são insolúveis em álcool e a Cânfora e solúvel.

Tetracloreto de carbono(CCl4): É uma molécula apolar , as interações ocorridas nessa molécula origina as forças de dispersão de London , que são Forças que surgem como resultados de dipolos temporários induzidos nos átomos ou nas moléculas.Quando um soluto Polar como o cloreto de sódio(KCl) ou bicarbonato de sódio é colocado em solvente apolar como o tetracloreto de carbono que não tem carga parcial, o CCl4 não se ligará aos íons do sódio e do cloreto. Os íons do sódio e do cloreto no NaCl se atraem fortemente devido suas cargas opostas. Essa fraca interação entre solvente e solutoi, assim como a forte atração entre partículas vizinhas do soluto , faz com que o cloreto de sódio seja insolúvel no tetracloreto de carbono. Já a parafina e na cânfora possuem, predominantemente forças de london, são as substâncias apolares nesse caso as ligações intermoleculares formadas entre parafina e o CCl4 e a cânfora e o CCl4 são fortes comparadas entre moléculas individuais .De forma geral, compostos apolares, capazes de formar ligações de dispersão de london se dissolvem em CCl4.

Qual a diferença entre fusão e combustão?

Fusão é o calor necessário para a passagem do sólido a líquido, é uma propriedade física, onde não há mudança na composição química da matéria. Já a combustão (queima ao ar) é uma propriedade química, onde há mudança química na estrutura da matéria.

Comparativamente quais compostos, os orgânicos ou inorgânicos, apresentam maior ponto de fusão? Explique o porquê da diferença.

Compostos inorgânicos em geral possuem ponto de fusão maior que compostos orgânicos. O sal de cozinha (NaCl) e o cloreto de potássio (KCl) possuem ligação iônica, ligação forte, difícil de ser rompida, isso justifica o elevado ponto de fusão desses compostos.

Diferente dos compostos orgânicos estudados que possui em geral ligação de Van der Walls, ligações fracas, fáceis de serem rompidas.

Pesquise os pontos de fusão de todos os compostos estudados e comparar com os resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com