TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual o papel do Engenheiro de Produção na Industria 4.0

Por:   •  30/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

PRÉ - PROJETO DE TCC

  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

ALUNO: Alex Xavier de Souza

MATRÍCULA: 201402109962

CAMPUS: Centro Universitário Estácio-Rio Branco

e – mail: alex1xs@hotmail.com

TEMA

Os desafios e oportunidades do Engenheiro de Produção na Indústria 4.0

  1. JUSTIFICATIVA

O motivo pelo qual escolhi esse tema é o impacto que a quarta revolução industrial causará aos trabalhadores de maneira geral e em especial aos engenheiros de produção que tem, ao meu ver, a missão de otimizar os recursos tecnológicos, materiais e humanos dentro deste contexto 4.0

[pic 1]

  1. OBJETIVOS

         

         3.1 – OBJETIVO GERAL

Inserir os profissionais no mercado de trabalho, tornando-os capazes de adaptarem-se as mudanças que a indústria 4.0 vem propondo e as seus novos desafios, através de capacitação nas oficinas do Senai voltado ao mercado têxtil, frente as inovações tecnológicas.

        3.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Aplicar aulas teóricas e praticas com conteúdos relacionados à Indústria 4.0
  • Promover a integração entre sistemas e máquinas através de tecnologias habilitadoras tais como: computação em nuvem, big data, impressora 3d, inteligência artificial, simulações, robôs colaborativos, entre outras,
  • Aprimorando as oficinas de robótica e mecânica do SESI/SENAI Robson Braga de Andrade com o objetivo de capacitar os novos alunos à Industria 4.0.
  1. METODOLOGIA

Diante a escolha do tema, será analisado livros, artigos e publicações diversas bem como sites na internet para se obter um melhor embasamento, com ênfase nos conceitos da indústria 4.0

De maneira qualitativa, será utilizada uma metodologia de pesquisa descritiva explicativa, com a utilização de referências bibliográficas.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

A indústria na sua generalidade passou por três Revoluções Industriais sempre caraterizadas com grandes avanços ao nível tecnológico.

 No século XIX o vapor alimentava os motores das máquinas industriais sendo, no início do século XX substituído pela energia elétrica, dando assim origem ao aparecimento das produções em massa e em 1970 iniciou-se o processo de automatização.

 De uma maneira geral, a indústria está passando por um processo de transformação, pois cada vez mais as suas produções estão orientadas para pequenas quantidades e grande variedade de produtos, com tempos de entrega mais curtos, maior exigência relacionada com a sustentabilidade do ciclo de vida e níveis elevados de qualidade e diferenciação.

 Como consequência, os processos de produção são cada vez mais complexos e mais variáveis, sendo necessária de uma evolução nesse setor. As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na cadeia de valor. A digitalização e o comércio eletrônico vieram revolucionar os modelos de negócios, possibilitando uma maior customização e mais opções de escolha pelo consumidor final. (Ribeiro, Joaquim Meireles)

 O mundo passa por uma mudança de época e estaria no começo da quarta revolução industrial ou da chamada Indústria 4.0. O desenvolvimento e a integração de inovações tecnológicas vão mudar radicalmente o mundo como conhecemos e modelar a indústria nos próximos anos. A integração entre tecnologias, pessoas e coisas vão mudar a forma como consumimos produtos, serviços fazemos negócios de maneira exponencial.

 Segundo Klaus, a questão para todas as indústrias e empresas, sem exceção, não é mais ‘haverá ruptura em minha empresa?’, mas ‘quando ocorrerá a ruptura, quanto irá demorar e como ela afetará a mim e a minha organização?

Estamos vivendo a Quarta Revolução Industrial. Bem Vindo!

 

  1. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SCHWAB, Klaus. A quarta revolução industrial. Tradução de Daniel Moreira Miranda. São Paulo: Edipro, 2016.

O conceito da indústria 4.0 na confecção: análise e implementação Ribeiro, Joaquim Meireles        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (127.5 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com