TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade Em Sistemas Logisticos

Ensaios: Qualidade Em Sistemas Logisticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  1.583 Palavras (7 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

C. S. Tecnologia em Logística

OPERAÇÕES DE TERMINAIS E ARMAZÉNS

Edmilson Paz Pedrosa RA 378876

Jeane Magalhães Cota RA399370

Lucas Ribeiro Pereira RA 368725

Luziene Castro RA 385843

TUTOR A DISTANCIA: MARCELO CARVALHO

TUTOR PRESENCIAL: JEFFERSON R.A. DE OLIVEIRA

Corumbá/MS

2013

Nome do Acadêmico: LUCAS RIBEIRO PEREIRA RA: 368725

OPERAÇÕES DE TERMINAIS E ARMAZÉNS

Trabalho apresentado ao Curso Superior em tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Corumbá/MS

2013

INTRODUÇÃO

Ao analisarmos as Operações de Terminais e Armazéns isoladamente, identificamos que a utilização das práticas de localização ou de rastreabilidade de materiais produz significativo efeito sobre a produtividade e também nos custos inerentes à gestão de armazenagem; hoje tudo no que se diz respeito à Logística é necessário total conhecimento e Domínio sobre essa área de operação.

De um modo mais simples, rastrear é manter os registros necessários para identificar e informar os dados relativos à origem e ao destino de um produto. O estudo tem sua relevância baseada nas constantes mudanças competitivas do mercado atual e globalizado onde as empresas buscam continuamente o desenvolvimento de suas atividades e sustentabilidade de modo a obter um diferencial competitivo, permitindo assim o alcance dos objetivos logísticos planejados, ou seja, reduzir custos, maximizar os investimentos e melhorar o nível de serviço (BALLOU, 2006).

Será abordado sobre os conceitos de armazenagem, enfocando os estoques, indicando sua utilidade, importância e os principais métodos de gestão. Apresentando uma empresa local, que é o principal terminal de armazém da região, e principal porta de entrada e saída de produtos para o exterior sendo que atualmente é a nova rota para o Pacífico, ou seja, sua utilidade é diminuir tempo e encurtar caminho, sendo isso uma missão da Gestão de Armazém como potencial competitivo.

ETAPA 1

SELECIONAR UMA EMPRESA PARA QUE A EQUIPE POSSA COMPRENDER OS CONCEITOS, PRINCÍPIOS E ELEMENTOS QUE NORTEIAM A ARMAZENAGEM

A Empresa

AGESA ARMAZENS GERAIS ALFANDEGADOS DE MATO GROSSO DO SUL S/A.

Histórico

Fundada em 25/10/1988, com a denominação de AGESA ARMAZENS GERAIS ALFANDEGADOS DE MATO GROSSO DO SUL S/A., por um grupo de empresas, com o objetivo de fomentar o comercio exterior, principalmente com a Bolívia, pais vizinho.

De sua criação até 07/92, a empresa passou pelo processo de construção de suas instalações, e posteriormente adequando-se as normas vigentes para participar do Edital de Concorrência da Receita Federal nº 04/92, com o objetivo de firmar um contrato com aquele órgão federal, de permissão para instalar e administrar, a título precário, a Estação Aduaneira de Fronteira no município de Corumbá/MS (EAF/Corumbá), destinada a prestação de serviços técnicos e especializados relacionados com armazenagem e movimentação de mercadorias de importação e exportação.

Em 01 de julho de 1992, foi firmado o referido contrato e homologado através do Ato Declaratório da Secretaria da Receita Federal de nº. 105, de 04/12/1992, publicado no Diário Oficial da União de 07/12/1992, por um período de 05 (cinco) anos.

Em 22 de agosto de 1995, a sociedade foi transformada de S/A para Limitada, com o objetivo de melhor gerir seus negócios, passando a denominar-se AGESA ARMAZENS GERAIS ALFANDEGADOS DE MATO GROSSO DO SUL LTDA.

Em 30 de janeiro de 1998, através do processo nº 10166.016742/97-60, foi firmado um novo contrato, desta vez a titulo definitivo, deferindo a permissão para a prestação dos serviços públicos de estadia de veículos, movimentação e armazenagem de mercadorias na Estação Aduaneira Interior, em ponto de fronteira, de Corumbá – MS, EADI/CORUMBA, para carga geral, homologada através do Ato Declaratório da Secretaria da Receita Federal de nº. 23, de 10/03/1998, publicado no Diário Oficial da União de 11/03/1998, por um período de 10 (dez) anos.

LOCALIZAÇÃO

A Empresa localiza-se na BR 262, Km 777 Anel Viário de Corumbá | Caixa Postal 141 - CEP: 79301-970.

SETOR DE ATUAÇÃO

Exportação e Importação

TAMANHO

Grande porte

MISSÃO

Criar valores diferenciados. Sendo dignos de confiança, criatividade e empreendedorismo, implementando o comércio exterior na região Centro oeste.

VISÃO

Os esforços da AGESA expressam as aspirações coletivas das pessoas que nela trabalham. Essas diretrizes a síntese do que a companhia quer ser e o caminho escolhido para se diferenciar das demais empresas.

PÚBLICO-ALVO

Importadores e exportadores

Nome e cargo do Entrevistado da Empresa:

Valentim Korb, supervisor geral da AGESA

Segundo Corrêa e Gianesi (1996), os Sistemas de Administração da Produção (SAP) são os corações dos processos produtivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com