TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quality Of Service

Artigos Científicos: Quality Of Service. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.392 Palavras (6 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 6

QUALITY OF SERVICE

Introdução

Pouco tempo depois da criação dos computadores surgiu a necessidade que eles fossem capazes de se comunicar entre si. Nilton Kleina explica que o planejamento do sistema de pacotes por Vinton Cerf e Robert Kahn foi o primeiro grande passo no sentido da criação de uma rede pois consistia de passar uma mensagem quebrando a mesma em vários pacotes o que possibilitava um aumento na velocidade de conexão. Kleina também explica que a Guerra Fria foi um dos maiores motivadores para a criação da internet pois a mesma gerou uma imensa corrida entre os Estados Unidos e a Rússia para que tivessem a melhor tecnologia, e em 1969 foi enviada a primeira mensagem de Los Angeles a Stanford através da recentemente criada ARPANET. Em 1971 foi criado o e-mail e desde então a utilidade da internet cresceu exponencialmente (Kleina, 2011). De acordo com Douglas Ciriaco (2009) o fornecimento de internet através de provedores comerciais começou no Brasil em 1995, incialmente para acessar a internet era necessário discar uma conexão com o provedor. Esse tipo de conexão tem muitos pontos negativos começando pela velocidade de conexão muito baixa, chegando no máximo a 56,6 kbps, uma conexão discada ocupa a linha telefônica e por ocupar a linha telefônica era tarifada como uma ligação o que significava que se um usuário surfava a internet por uma hora o mesmo pagaria em sua conta telefônica o equivalente a uma ligação de uma hora, o que tornava o uso da internet bastante caro. Ciriaco fala que a conexão de banda larga foi criada visando melhorar o acesso à internet, em uma conexão de banda larga é possível atingir velocidades de conexão de até 1 gbps, esse tipo de conexão também não ocupa a linha telefônica e é tarifada mensalmente e não por tempo utilizado.

Atualmente a internet faz parte do dia a dia de praticamente todas as pessoas e emprega um grande papel especialmente no mundo coorporativo onde a necessidade de escritórios se comunicarem entre si e com facilidade e velocidade é muito grande. Porem, e se em uma empresa que assina um pacote de internet de 100 mbps alguém resolve fazer um download ou outra atividade que precisa de muita banda de internet o que acontece com os outros usuários dessa rede? Normalmente o que aconteceria é que os outros usuários teriam que dividir entre si o pouco da banda que restou para realizarem suas atividades. A empresa PC Blindado explica que programas para controle de banda, também conhecidos como Quality of Service (QoS), foram criados visando solucionar esse problema pois através do controle da banda é possível providenciar aos usuários da rede a banda necessária para que realizem seu trabalho sem que a empresa tenha que contratar uma conexão de maior velocidade (PC Blindado)

Tipos de Quality of Service

Existem dois tipos de QoS o primeiro é através do hardware o que consiste que seja feita uma configuração no roteador da rede onde serão passadas todas as regras de acesso e a partir desse ponto todos os computadores que se conectarem à rede já estarão sujeitos as regras implementadas. Esse mecanismo geralmente é utilizado em empresas ou por pessoas com conhecimento de redes pois não é fácil de implementar. O segundo tipo de QoS é através de software, de acordo com a empresa PC Blindado esse mecanismo tem maior facilidade de configuração pois basta instalar o software nas maquinas que serão gerenciadas e a implementação das regras não requer conhecimentos técnicos. O gerenciamento de banda através de software geralmente requer que seja realizado um pagamento mensal para que o software continue funcionando (PC Blindado).

Funcionamento

O mecanismo de Quality of Service utiliza regras definidas pelo usuário para gerenciar os pacotes trafegando em uma rede de computadores, ele permite que pacotes marcados como importantes tenham uma quantidade de banda maior que outros pacotes menos importantes. A empresa Vonage explica que um pacote pode ser priorizado através de três critérios:

• Endereço MAC: O endereço MAC é um conjunto de caracteres que está associado a placa de rede da máquina. É possível configurar no roteador qual endereço MAC terá maior prioridade de banda.

• Porta de Ethernet: O segundo método é através da porta de ethernet do roteador, esse método é bem mais fácil de configurar, mas é importante lembrar as configurações na hora de repassar os cabos, pois as regras não estão configuradas aos computadores e sim a saída de ethernet do roteador.

• Porta TCP/IP: Ao configurar as prioridades através das portas TCP/IP é possível classificar que serviços tem prioridade na rede ao invés de maquinas. Esse método é bastante eficaz para qualquer aplicativo que utiliza portas fixas de acesso como navegadores que utilizam a porta 80. Ao utilizar esse método todos os computadores da rede têm a mesma prioridade o que muda é a prioridade das portas que seus aplicativos acessam. (Vonage)

Limitações

Uma limitação que existe no sistema Quality of Service é que ele controla apenas a banda que é enviada do roteador e não a banda recebida. Isso significa que não é possível limitar a velocidade de download de um aplicativo apenas o upload desse aplicativo será afetado pelo QoS.

Implementação

Para a parte pratica da pesquisa foi utilizado um roteador DLink DI-524UP conectando dois computadores à internet utilizando uma conexão de 4 Mbps. Primeiramente foi testada a velocidade de conexão do computador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com