TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quality Of Service

Trabalho Escolar: Quality Of Service. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  3.128 Palavras (13 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 13

QoS - Software de controle de banda

Programas para controle de banda (também conhecidos como Quality of Service – QoS) são softwares focados em aumentar a ‘qualidade’ da Internet de um estabelecimento, empresa ou casa – sem a necessidade de aumentar o gasto com Internet.

O que é controle de banda

As ferramentas de controle de banda tem como função gerenciar o uso da conexão de Internet com os computadores da rede. O objetivo dessas ferramentas é garantir que os computadores poderão utilizar a banda de forma equilibrada, sem que apenas uma máquina consuma 90% da banda, deixando o restante da empresa com a Internet lenta.

O controle de banda evita situações comuns em empresas, em que o estagiário passa o dia inteiro no Youtube e fazendo downloads e acaba prejudicando o acesso à Internet da diretoria, impedindo que os mesmos trabalhem. Esses softwares determinam que o estagiário terá sua velocidade de Internet limitada e evitará que o Diretor seja prejudicado.

Os benefícios de se utilizar uma ferramenta de QoS (Quality of Service) são o aumento de produtividade da empresa (por causa da melhor distribuição da velocidade da Internet) e a redução de custos da Internet (pois a empresa não precisará contratar uma Internet mais rápida para solucionar os problemas de lentidão, basta equilibrar corretamente a banda já contratada).

Tipos de controle de banda

Existem dois tipos de controle de banda, aqueles que funcionam por meio de hardware e aqueles que funcionam por software. Cada uma possui suas respectivas vantagens e desvantagens

Hardware

O controle de banda por hardware tem como principal benefício a configuração centralizada: basta determinar uma vez todas as regras que serão aplicadas aos computadores conectados na rede. Nesse caso, não há necessidade de instalar nada nos computadores a serem controlados.

Entretanto, o hardware impede que as regras de banda sejam alteradas de maneira remota. Ou seja, é preciso acessar fisicamente o hardware para alterar as regras, sem a possibilidade de fazê-lo diretamente pela Internet.

Além disso, o hardware têm um alto custo inicial, pois é preciso adquirir o hardware. Por fim, a instalação de um hardware demanda que a empresa tenha profissionais com conhecimentos técnicos para configurar o controle de banda.

(Caso você queira utilizar um modem para controle de banda, basta procurar pelas funções “QoS – Quality of Service” ou “Bandwidth Management”.)

Software

O controle de banda por software tem como maior vantagem a facilidade de configuração (mesmo para usuários leigos, sem conhecimento de Internet) e a possibilidade de acesso remoto – as regras podem ser alteradas de qualquer computador e rede.

Como desvantagem, o software precisa ser instalado em todos os computadores que serão controlados, o que aumenta o tempo de instalação. Entretanto, a instalação e configuração não demandam conhecimentos técnicos.

Quando comparado com o hardware, o modelo de precificação do controle de banda por software é mais leve para as empresas, pois o custo inicial é baixo – o software demanda apenas pequenos pagamentos mensais.

Funções de softwares de controle de banda

Os melhores softwares de controle de banda do mercado buscam diferenciar a oferta de funcionalidades, indo além do simples controle de velocidade da Internet. As novas funções oferecidas pelos programas são:

1. Interface gráfica – A interface gráfica (no lugar da linha de comando) torna a configuração do controle de banda mais fácil e acessível: qualquer funcionário da empresa teria conhecimento suficiente para setar as regras de banda.

2. Controle remoto (via Internet) – O controle remoto permite que as regras do controle de banda sejam alteradas pela Internet, por um funcionário que não precisa estar presente no escritório ou conectado à rede da empresa.

3. Níveis diferentes de banda por departamentos – Alguns sistemas oferecem uma configuração limitada de banda: é possível determinar um piso e teto de banda igual para todas as máquinas. Os softwares mais recentes, entretanto, permitem que a empresa crie departamentos e crie regras diferentes para cada departamento. Por exemplo, a diretoria pode ter acesso ilimitado, mas a secretaria têm a banda controlada.

4. Bloqueia a internet em alguns horários específicos – Essa função não permite apenas que as empresas reduzam a velocidade de Internet de algumas máquinas, mas também determina em que horários a velocidade estará limitada. No horário do almoço, por exemplo, a empresa pode liberar a Internet para todos os funcionários.

Controle a banda da sua empresa

O PC Blindado Empresas é um dos softwares de monitoramento e bloqueio de Internet, que oferece uma funcionalidade de QoS e Controle de Banda.

O PC Blindado permite que as organizações controlem a banda utilizada nos computadores, bloqueiem sites e redes sociais (como Facebook e Orkut), programas de IMs (como Skype), etc. Além disso, o software gera um relatório das atividades de cada funcionário, com todos os programas e sites acessados.

Fornecemos uma versão gratuita do PC Blindado Empresas que pode ser testada por 15 dias em 3 computadores da empresa. Para iniciar o teste, basta criar um login e senha no PC Blindado e instalar nos computadores a se monitorar.

http://pcblindado.com/software-controle-de-banda-windows-xp-vista-7-8/

O S4 é um software que permite definir todas as regras de segurança e políticas de uso da internet na empresa, a qual possibilita o monitoramento on-line do uso, análise dos gráficos e emissão de relatórios pertinentes à utilização dos recursos da internet. Rodando em plataforma Linux, possui uma interface gráfica para administração de todas as funcionalidades do sistema, de maneira muito fácil e amigável. São mais de 30 funcionalidades diferentes para garantir o bom uso e a segurança na internet.

Com o controle de banda do S4 é possível dar prioridade de banda para os acessos a internet da sua rede. O controle de banda permite a subdivisão justa do link para atender as necessidades de velocidade de determinados acessos, priorizando os serviços mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com