TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário 1 Introdução A Computção

Trabalho Escolar: Questionário 1 Introdução A Computção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 5

1) Conceitue os termos dado e informação, no que se refere a seu emprego em processamento de dados:

No que se refere ao processamento de dados, dado é toda a informação inicialmente obtida para a realização de uma determinada atividade e informação é o resultado da manipulação das informações obtidas no inicio da atividade.

2) Caracterize as etapas principais de um processamento de dados:

As etapas principais de um processamento de dados são A Entrada (Input) que recebe algum dado a ser processado > O Processamento onde o dado de entrada será executado para gerar um determinado resultado e por fim > A Saída (Output) que, nada mais é do que o resultado do processamento e, que podem ser impressas, vistas na tela ou armazenadas em arquivo.

3) Conceitue um sistema. Cite dois exemplos práticos de organizações sistêmicas na vida real:

Um sistema é um conjunto de elementos que, seguindo regras estabelecidas se interagem para o alcance de um determinado objetivo. Um exemplo de organização sistêmica na vida real pode ser o Sistema circulatório que através da interação entre as artérias e o coração fazem o transporte do sangue pelo corpo e também uma colmeia de abelhas que, que através da interação entre zangões, operários e a abelha rainha geram o mel. O Sistema digestivo, que através da interação entre alguns de seus componentes como a boca e o estômago, incorporam ao nosso corpo as vitaminas e nutrientes do alimento ingerido.

4) O que você entende por um programa de computador?

Um programa de computador é a concretização de instruções previamente estabelecidas para o cumprimento de uma determinada tarefa através da manipulação das instruções seguindo uma determinada sequência que define o programa.

5) Conceitue os termos hardware e software:

Hardware são os componentes físicos do computador como, por exemplo, o mouse, o teclado e a placa mãe. Software é o programa (ou série de instruções) que é executado de modo a obter o resultado de acordo com as instruções dadas.

6) O que é e, para que serve uma linguagem de programação de computador? Cite exemplos de linguagens de programação:

Linguagem de programação é uma forma padronizada para representar os dados que o computador irá receber e processar e serve como meio de comunicação entre o ser humano e a máquina para que a máquina proceda no processamento dos mesmos. Ada, Plankalkul, Pascal, COBOL e LISP são exemplos de linguagens de programação.

7) Quem desenvolveu a máquina analítica?

Quem desenvolveu a máquina analítica foi Charles Babbage.

8) Qual foi a característica marcante do Censo de 1980 dos EUA, no que se refere à contabilização dos dados levantados?

A característica marcante do Censo de 1890 dos Estados Unidos foi o uso da máquina tabuladora mecânica que classificava e ordenava as informações armazenadas em cartões perfurados, desenvolvidos por Herman Hollerith.

9) Qual foi o proposito que conduziu ao desenvolvimento do primeiro computador eletrônico do mundo?

O Proposito que conduziu ao desenvolvimento do ENICAC foi o de projetar uma máquina para calcular e reduzir o tempo de elaboração das tabelas de artilharia de balística do exército dos Estados Unidos, porém só ficou pronto após o final da guerra e não pôde ser utilizado para o fim que levou ao financiamento do projeto.

10) Qual foi o primeiro microprocessador de 8 bits lançado comercialmente? Qual o nome da empresa proprietária?

O primeiro microprocessador de 8 bits foi o 8080 desenvolvido pela Intel e foi um sucesso de vendas.

11) Quais eram as características básicas da arquitetura proposta pelo Dr. John Von Neumann?

As características básicas da arquitetura proposta por Neumann eram: A) Era constituída de quatro unidades sendo elas a memória, a UAL, a UC e a parte de entrada e saída. B) A memória possuía 1.000 posições chamadas de palavras e, cada uma delas podia armazenar um valor com 40 dígitos binários (bits). C) Tanto os dados quanto as instruções eram representadas da mesma forma binária ambas eram armazenadas na mesma memória. D) Possuía 21 instruções de 20 bits cada uma, sendo elas constituídas de dois campos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com