TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário De SGA

Artigo: Questionário De SGA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/1/2014  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 4

1) Fazer uma pesquisa acerca de todos os desastres ambientais descritos no texto e fazer um resumo de cada um.

Explosão da Plataforma Occidental Petroleum- Em 06 de Julho de 1988, ocorreu um surpreendente acidente em uma plataforma de petróleo que se tornou um dos maiores da historia. A explosão da plataforma foi ocasionada por vários erros de engenharia, que resultaram na morte de mais da metade da tripulação, um vazamento de gás seguido de uma explosão deram fim a PIPER ALPHA.

Acidente do Ônibus Espacial Columbia- Com seu instinto de dominação aguçado quis dar um passo maior de que suas pernas colocando em risco varias vezes as tripulações e ate mesmo vitimando algumas. O acidente ocorreu devido a uma peça ter se desprendido do ônibus e fez com que o veiculo não suporta-se o calor.

Plataforma P 36 no Rio de Janeiro- Pode se dizer que a gestão da Petrobras nesta plataforma foi muito displicente, pois persistiu em erros do passado e não se preocupou em investir na segurança para que fosse evitado este desastre.

Derramamento de Petróleo Exxon Valdez no ano de 1989 ficou marcado na historia dos Estados Unidos como uma das maiores catástrofes que chegou a vitimar centenas de vidas marinhas.

Vazamento de Petróleo do British Petroleum no golfo do México, os relatórios apontam que a causa foi decisões empresariais incoerentes, houve um vazamento onde muitos barris de petróleo foram lançados ao mar e alem disse acarretou na morte de quase 11 pessoas

2. Como um sistema de gestão (SGA) pode auxiliar as empresas na prevenção de desastres?

Segundo ROVERE (2000) Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) corresponde a um conjunto inter-relacionado de políticas, práticas e procedimentos organizacionais, técnicos e administrativos de uma empresa que objetiva obter melhor desempenho ambiental, bem como, controle e redução dos seus impactos ambientais.

Verifica-se que a idéia de prevenção está justamente solidificada na possibilidade de antecipar ação antes do evento danoso, e a possibilidade de resposta em tempo de evitá-lo, para que não haja graves prejuízos ao bem ambiental, de uso comum do povo.

A gestão ambiental está fundamentada em cinco princípios básicos que podem ser definidos como:

Princípio 1: Conhecer o que deve ser feito; assegurar comprometimento com o SGA e definir Política Ambiental.

Princípio 2: Elaborar um Plano de Ação para atender aos requisitos da política ambiental.

Princípio 3: Assegurar condições para o cumprimento dos Objetivos e Metas Ambientais e implementar as ferramentas de sustentação necessárias.

Princípio 4: Realizar avaliações quantitativas periódicas da conformidade ambiental da empresa.

Princípios 5: Revisar e aperfeiçoar a política ambiental, os objetivos e metas e as ações implementadas para assegurar a melhoria contínua do desempenho ambiental da empresa

A prevenção atua no presente para não se ter que chorar e lamentar o futuro. A prevenção não apenas deve estar presente para evitar o dano ambiental, mesmo incerto, que possa decorrer das ações ou delações humanas, como deve agir para a precaução cabível desse dano. Impede-se o prejuízo ambiental por meio da precaução no tempo acertado.

3) EXPLIQUE PORQUE A NORMA ISO 14000 E IMPORTANTE PARA AS EMPRESAS EM BOM SGA

O ISO 14000 é um conjunto de normas que definem parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental para as empresas (privadas e públicas). Estas normas foram definidas pela International Organization for Standardization - ISO (Organização Internacional para Padronização) e criadas para diminuir o impacto provocado pelas empresas ao meio ambiente e fornecer assistência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com