TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SGA- SISTEMA GESTAO AMBIENTAL

Ensaios: SGA- SISTEMA GESTAO AMBIENTAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2012  •  1.817 Palavras (8 Páginas)  •  3.088 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GESTÃO AMBIENTAL

PLANO DE GESTÃO AMBIENTAL

PGA

Belo Horizonte - MG

2012

Introdução

As políticas de gestão ambiental devem compatibilizar a proteção ao meio ambiente, bem como processos mais eficientes, buscando a minimização de custos operacionais e a uma produção sustentável. A melhor forma de se contribuir para esta nova corrente de pensamento é utilizar as melhores alternativas tecnológicas e operacionais, além, claro, de uma Gestão eficiente e comprometida com as políticas ambientais apropriadas às atividades desempenhadas, permitindo ao empreendimento atingir e controlar sistematicamente o nível de desempenho ambiental visando o seu aperfeiçoamento contínuo, em consonância com suas atividades.

Portanto, a Gestão Ambiental dever ser estruturada na forma de um ciclo simples, porém de grande valia: Planejar, Executar, Verificar e Corrigir. A melhoria contínua. Essa Gestão significa a ação de um conjunto articulado de ações normativas, operacionais, financeiras e de planejamento que o empreendimento desenvolve. Baseados em critérios sustentáveis e econômicos.

Deve-se abandonar o velho pensamento de uma economia de produtos planificada e, sim, adotar a consciência que todas as ações e operações envolvidas estão interligadas, influenciando de maneira direta ou indireta. A adoção de uma política de Educação Ambiental torna-se peça fundamental para o sucesso de qualquer Plano de Gerenciamento.

Informações sobre o empreendimento

No desenvolvimento deste relatório buscou-se caracterizar o empreendimento e seu processo produtivo, explicitando o potencial poluidor da atividade específica e as não conformidades legais.

O empreendimento encontra-se localizado no município de Sarzedo (MG) e desenvolve a atividade de coleta e destinação de resíduos sólidos especiais – Classe I. O início de suas operações ocorreu no ano de 2007 e a empresa conta hoje com um total de 34 funcionários, dois escritórios e uma área para a segregação, acondicionamento, armazenamento, e destinação dos resíduos sólidos recebidos.

O resíduo é oriundo de unidades de abastecimento no Estado, empreendimentos de mineração e, eventualmente, de acidentes ambientais. Esse resíduo é classificado conforme a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT NBR nº.: 10.004 como sendo perigoso de Classe I, por ser contaminado com sub-produtos do petróleo. Por ser tratar de uma atividade de potencial poluidor elevado, o empreendimento recebeu da Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM, uma Licença de Operação com validade de 07 anos.

Identificação dos tipos de resíduos coletados

Tipo de Resíduo Classificação NBR nº.: 10.004

Embalagem de Óleo Lubrificante

I – Perigoso

Filtro de Ar

Filtro de Óleo

Papel/Papelão (contaminados)

Pano, trapos e estopas (contaminados)

Solo, borra e barro (contaminado)

Após os resíduos serem recolhidos das diversas fontes geradoras eles são acondicionados e lacrados em tambores de 200 l e transportados para a unidade de Sarzedo (MG). Nessa planta industrial os resíduos passam por um processo de triagem, onde são separados por características semelhantes.

As embalagens plásticas e os tambores de acondicionamento são previamente lavados com sabão biodegradável e água captada de um córrego próximo ao empreendimento. A energia elétrica é fornecida pela Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG. Após serem lavadas são armazenadas e enviadas para reciclagem. As empresas que prestam o serviço de reciclagem são licenciadas e certificadas pelo órgão ambiental competente.

Os filtros, papel/papelão e o pano, trapos e estopas são acondicionados e posteriormente encaminhados a um aterro industrial classe I. Também licenciado e certificado para desempenhar tal função.

Já o solo, borra e o barro contaminado é tratado no local através do processo de bioremediação. Esse processo utiliza a capacidade de microorganismos de depurar o óleo existente no solo. Depois de tratado, o solo é fornecido a uma mineradora que o utiliza para recuperação de áreas degradadas.

Salienta-se que todo o resíduo anterior a sua disposição final é armazenado em um galpão coberto com piso de concreto impermeável e interligado a um sistema de drenagem oleosa. Caso, os funcionários notem a presença de vazamentos nos tambores de acondicionamento, logo adotam o procedimento de espalhar serragem no derrame e posteriormente efetuam a lavagem do local.

A fim de propor práticas de controle necessárias para a minimização dos impactos ambientais o empreendimento deve identificá-los. Os impactos são oriundos de aspectos, que por sua vez, só existem por causa das atividades desempenhadas. Um impacto é qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulta, no todo ou em partes, das atividades, produtos ou serviços de uma organização. Portanto, a relação entre aspectos e impactos ambientais é uma relação de causa e efeito.

A seguir foram identificados os aspectos e impactos ambientais gerados nas atividades do empreendimento:

Setor Aspecto Impacto

Escritórios Energia Elétrica Esgotamento de Recursos Naturais

Água Esgotamento de Recursos Naturais

Cartucho de impressora Esgotamento de Recursos Naturais /Geração de Resíduos

Cartuchos de impressora, tipo tonner Esgotamento de Recursos Naturais /Geração de Resíduos/Contaminação do Solo

Resíduo de Papel Esgotamento de Recursos Naturais/Geração de Resíduo/Contaminação do solo

Copo plástico Esgotamento de Recursos Naturais/Geração de Resíduo/Contaminação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com