TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Princípios de sustentabilidade ambiental para o meio rural e urbano

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.499 Palavras (6 Páginas)  •  935 Visualizações

Página 1 de 6

1- Discorra sobre o uso de Biodefensivos e sobre o Manejo Integrado de Pragas e Doenças. (15)

O uso de Biodefensivos tem como objetivo o controle biológico favorecendo o aumento das populações dos inimigos naturais das pragas, aproveitando os limites de tolerância das plantas.

Nas regiões Sudeste e Sul do Brasil a técnica de utilização de Biodefensivos se mostrou muito eficiente. No entanto existe um lado negativo, que é a dependência dos agricultores junto às empresas que fornecem os Biodefensivos, assim como acontece com os agrotóxicos. Assim, uma maneira encontrada para que isso não ocorra ou diminua, propiciando o desenvolvimento desses inimigos naturais no próprio agrosistema, eliminando o uso de agrotóxicos e preservando parte da vegetação nativa. 

Já o Manejo Integrado de Pragas e Doenças é uma prática que combina métodos químicos, físicos e biológicos para reduzir as populações de pragas e minimizar seus danos econômicos. Então é proposto um acompanhamento rigoroso para determinar quando devem ser utilizados os agrotóxicos. Assim, se tem aplicações específicas, diminuindo a quantidade e o número de produtos utilizados.

Mesmo com as vantagens econômicas e ambientais, o Manejo Integrado de Pragas e Doenças não é bem quisto por diversos defensores de um padrão mais sustentável, já que este Manejo não elimina por completo o uso de agrotóxicos, além de não ter grandes alterações nos ataques de pragas e nem interferir nas causa das doenças.

 

2- O que é e qual a vantagem ambiental da utilização da Biomassa? (10)

Biomassa é um material constituído, principalmente, de substâncias de origem orgânica, ou seja, de animais e vegetais.

A combustão das matérias orgânicas tais como lenha, resíduos agrícolas, resíduos florestais, bagaça da cana-de-açúcar e outras, gera energia. Assim a biomassa é uma excelente opção energética, já que é renovável e de baixo custo, além de gerar uma baixa quantidade de poluentes.

Podemos ver um exemplo da utilização da biomassa, em usinas de álcool e açúcar, onde o bagaço da cana-de-açúcar é utilizado para a produção de energia para o funcionamento da própria usina e o excedente é vendido para as distribuidoras de energia. 

3- Quais alternativas podem ser destacadas na Agenda 21 para o combate à erosão do solo e (combate de) seu empobrecimento? (10)

A análise da viabilidade de uso de outras fontes de nutrientes, tais como o lixo urbano e o lodo do esgoto;

O aumento das áreas com cobertura verde no outono e inverno, e o cultivo de plantas com grande capacidade de fixação do nitrogênio da atmosfera;

         Limitação do uso de fertilizantes sintéticos como por exemplo, em áreas de proteção ambiental e de captação de águas;

Elaboração de um código de práticas agrícolas para otimização do uso de fertilizantes;

         Quanto ao manejo integrado da nutrição vegetal, dar ênfase na reciclagem de resíduos visando o aumento da biomassa, adotando praticas para a manutenção da cobertura do solo, visando o aumento da atividade biológica, a manutenção da água, da retenção de nutrientes e da estrutura do solo;

Cumprimento dos programas estatais existentes, tais como desertificação, combate à erosão, etc.;

Quanto ao terraceamento agrícola, adotar práticas de manejo do solo na faixa entre terraços que, em conjunto, satisfaçam aos 3 princípios básicos de controle da erosão: evitar o impacto de gotas de chuvas, dificultar o escoamento superficial e facilitar a infiltração de água no corpo do solo;

Estabelecimento de planos de fertilização, com o objetivo de assegurar uma utilização menos desordenada e mais rentável, pelo fato de levar em conta as necessidades dos cultivos e o valor fertilizante dos materiais orgânicos disponíveis.

4- De uma forma geral o que a Agenda 21 apresenta como soluções para o controle do desmatamento? (10)

A implantação de um modelo de desenvolvimento sustentável na região, com base nas normas para desmatamento. Essas normas limitam, para a pequena produção, até 100 ha e extrativistas, um desmatamento de no máximo 3 ha/ ano/ família ou 5 ha/ ano em áreas coletivas. Para médios e grandes produtores, com áreas acima de 100 ha, será necessária a autorização do IBAMA, conforme a Medida Provisória nº 1.736, de 13.01.1999.

5- Cite as diretrizes da Agenda 21 para o desenvolvimento da agricultura sustentável, exemplificando-as. (15)

O mínimo de impactos adversos à saúde humana: dos trabalhadores, da população circunvizinha a uma unidade produtiva e da população em geral. Tal efeito será possível, mediante a adoção das chamadas "tecnologias limpas", sabidamente não danosas à saúde humana. Como por exemplo, o corte mecânico da cana-de-açúcar, ao invés da colheita manual.

Estímulo à organização do trabalho que privilegie a autonomia, o aprendizado e o respeito ao saber do trabalhador. Como por exemplo, cooperativas e associações de produtores rurais.

Uma atenção especial à saúde da mulher, especialmente àquelas em idade fértil, grávidas ou em lactação, em função dos possíveis danos à saúde do feto, determinados por alguns fatores de risco presentes no ambiente de trabalho. Como por exemplo, seguro social, licença maternidade.

Na inserção de crianças e adolescentes nas atividades agropecuárias, principalmente aquelas de maior risco. Por exemplo, erradicar o trabalho infantil nas lavouras.

Envolvimento dos extensionistas rurais nessa discussão, buscando romper a ideia de que os danos à saúde relacionados ao trabalho são consequências de ato inseguro/ condição insegura. Exemplo: melhoria nas condições de trabalho.

Estímulos à construção de sistemas de informação que possam retratar as reais condições de saúde da população em geral e dos trabalhadores em particular e a desvendar as contradições sociais prevalecentes no cotidiano dos indivíduos.

Estímulo à capacitação dos profissionais de saúde que atuam na rede pública, em sintonia com a realidade do trabalho rural. Exemplo, treinamento dos trabalhadores rurais.

Estímulo à criação de sistemas de fiscalização e vigilância à saúde, envolvendo representação dos trabalhadores, dos consumidores e do Estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (110.7 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com