TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão Tratamento Água

Por:   •  25/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 2

Q1

Na questão 1 da lista de Tratamento de Água, é necessário conferir dados no Quadro 1, no entanto o referido quadro não está presente na lista, o que impossibilita resolver a questão.


Q2

Até meados de 2015 o Rio Doce era a única fonte de abastecimento de Colatina, quando houve o rompimento da barragem de Fundão da Samarco no município de Mariana-MG, e assim toneladas de rejeitos foram despejadas no rio. Desde tem se tornado um desafio manter um abastecimento de água com qualidade no município, pois é necessário um rigor ainda maior na fase de tratamento. Como tentativa de contorno foram instaladas novas adutoras para captação de água em outros rios.


Q3

Um sistema de abastecimento é conforme a figura abaixo.

[pic 1]

Manancial: é de onde se retira a água a ser processada;

Captação: nos mananciais ocorre o processo de captação, podendo ser superficial ou subterrâneo. Os sistemas de abastecimento de água podem utilizar qualquer um dos meios, para sugar a água e levar para os encanamentos do sistema;

Adução: é o conjunto de encanamentos, bombas e equipamentos especiais responsáveis por levar a água a seu destino;

Tratamento: Quando a água chega às ETA’s, é necessário que se faça seu tratamento para correções físico-químicas, bacteriológicas e organolépticas. Esse procedimento permite receber a água bruta e a transformar em água tratada. Os processos podem variar conforme o padrão da empresa e a qualidade da água recebida, mas, em suma, acontecem as seguintes etapas:

  1. Coagulação
  2. Floculação
  3. Decantação
  4. Filtração
  5. Cloração
  6. Fluoretação
  7. Correção da acidez

Reservatório: é a unidade que armazena a água para distribuição, mas pode ser necessária para manter determinada pressão na rede ou controle da variação do consumo;

Rede de Distribuição: é a etapa quando a água dos reservatórios é dispersada e precisa percorrer um conjunto de encanamentos e/ou órgãos acessórios até determinada região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (200 Kb)   docx (162.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com