TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões

Trabalho Universitário: Questões. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  1.318 Palavras (6 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 6

1) Conceitue os termos dado e informação, no que se refere a seu emprego em processamento de dados:

No que se refere ao processamento de dados, dado é toda a informação inicialmente obtida para a realização de uma determinada atividade e informação é o resultado da manipulação das informações obtidas no inicio da atividade.

2) Caracterize as etapas principais de um processamento de dados:

As etapas principais de um processamento de dados são A Entrada (Input) que recebe algum dado a ser processado > O Processamento onde o dado de entrada será executado para gerar um determinado resultado e por fim > A Saída (Output) que, nada mais é do que o resultado do processamento e, que podem ser impressas, vistas na tela ou armazenadas em arquivo.

3) Conceitue um sistema. Cite dois exemplos práticos de organizações sistêmicas na vida real:

Um sistema é um conjunto de elementos que, seguindo regras estabelecidas se interagem para o alcance de um determinado objetivo. Um exemplo de organização sistêmica na vida real pode ser o Sistema circulatório que através da interação entre as artérias e o coração fazem o transporte do sangue pelo corpo e também uma colmeia de abelhas que, que através da interação entre zangões, operários e a abelha rainha que, seguindo uma lista te tarefas diárias geram o mel.

4) Considerando a organização de sistemas de informação definida no item 1.1.4, cite os níveis existentes e dê exemplos práticos de sistemas em cada um dos níveis relacionados:

São três os níveis, sendo eles o Nível Operacional, o Nível Gerencial e o Nível Estratégico (Alto nível da organização). Para exemplificar cada um dos três níveis de sistemas poderíamos citar, por exemplo, uma distribuidora de livros em quem, os auxiliares administrativos representariam o nível operacional, pois realizam as tarefas do escritório, os supervisores representariam o nível gerencial, pois são encarregados de supervisionar o setor administrativo e o gerente geral representaria o nível estratégico que se encarregam de traçar estratégias ou planos para o funcionamento da distribuidora.

5) O que você entende por um programa de computador?

Um programa de computador é um conjunto de instruções previamente estabelecidas por um programador para o cumprimento de tarefas a serem realizadas por um computador.

6) Conceitue os termos hardware e software:

Hardware são os componentes físicos do computador como, por exemplo, o mouse, o teclado e a placa mãe. Software é o programa (ou série de instruções) que é executado de modo a obter o resultado de acordo com as instruções dadas.

7) O que é e, para que serve uma linguagem de programação de computador? Cite exemplos de linguagens de programação:

Linguagem de programação é uma forma padronizada para representar os dados que o computador irá receber e processar e serve como meio de comunicação entre o ser humano e a máquina para que a máquina proceda no processamento dos mesmos. Ada, Plankalkul, Pascal, COBOL e LISP são exemplos de linguagens de programação.

8) Quem desenvolveu a máquina analítica?

Quem desenvolveu a máquina analítica foi Charles Babbage.

9) Qual foi a característica marcante do Censo de 1980 dos EUA, no que se refere à contabilização dos dados levantados?

A característica marcante do Censo de 1890 dos Estados Unidos foi o uso da máquina tabuladora mecânica desenvolvida por Herman Hollerith que classificava e ordenava as informações armazenadas em cartões perfurados.

10) Qual foi o proposito que conduziu ao desenvolvimento do primeiro computador eletrônico do mundo?

O Proposito que conduziu ao desenvolvimento do ENICAC foi o de projetar uma máquina para calcular e reduzir o tempo de elaboração das tabelas de artilharia de balística do exército dos Estados Unidos, porém só ficou pronto após o final da guerra e não pôde ser utilizado para o fim que levou ao financiamento do projeto.

11) Qual foi o primeiro microprocessador de 8 bits lançado comercialmente? Qual o nome da empresa proprietária?

O primeiro microprocessador de 8 bits foi o 8008 desenvolvido pela Intel.

12) Quais eram as características básicas da arquitetura proposta pelo Dr. John Von Neumann?

As características básicas da arquitetura proposta por Neumann consistem na possibilidade de o computador armazenar dados e programas na memória do mesmo e, assim poder manipular esses dados e programas com agilidade, pois eram buscados de maneira rápida em sua célula correspondente na memória.

13) Qual a importância do computador Altair para a evolução da computação comercial?

O Altair teve grande importância para a evolução comercial da computação, pois foi o primeiro computador pessoal desenvolvido e alavancou a revolução que os microcomputadores tiveram com o seu lançamento em 1975 e também impulsionou a evolução da microeletrônica e da tecnologia de fabricação e montagem de componentes completos.

14) O que você entende por sistema digital? Qual seria a alternativa na computação se não existissem máquinas digitais?

Um sistema digital é um conjunto de tecnologias eletrônicas que usa o sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com