TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões De C.O

Pesquisas Acadêmicas: Questões De C.O. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2013  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  993 Visualizações

Página 1 de 6

1) O QUE É GRUPO?

Um grupo é constituído por diferentes pessoas que partilham os mesmos objetivos e necessidades. Os elementos do grupo regulam as suas interações adaptando as mesmas crenças, normas, regras e padrões de comportamento. Só assim é possível existir interdependência e cooperação, de modo a se atingir os objetivos ou satisfazer as necessidades do grupo. Todas as pessoas pertencem a um número considerável de grupos: o departamento da empresa, a família, os amigos, os vizinhos, a equipe de futebol,etc.

O indivíduo comporta-se como membro de um grupo desde que tenha consciência que partilha dos mesmos valores, regras e objetivos, característicos dos outros elementos que formam o grupo. Não é preciso conhecer todos os adeptos do clube de futebol para sentirmos "que é o nosso clube", e comprar o respectivo emblema. Basta reconhecermo-

nos como adepto, como membro desse grupo. Todos os pequenos grupos, enquanto entidade viva e dinâmica, evoluem, ultrapassando diversas etapas ou fases de desenvolvimento durante o seu período de vida.

2) QUAL A DIFERENÇA ENTRE GRUPO E EQUIPE?

Equipe, apesar de muitos pensarem ao contrário, é algo diferente de um grupo.

Um grupo tende a trabalhar voltado para um mesmo objetivo, com papéis e funções definidos. Os integrantes do grupo geralmente não obtêm ótimos resultados como o esperado, porque na maioria das vezes ninguém sabe direito o que o outro pensa, devido à falta de comunicação. Não há presença de habilidades e a comunicação tende a ser defeituosa, descontrolada, como uma obrigação. Cada um trabalha por si, ninguém ajuda ninguém e a tendência é haver uma “competição” entre os membros. No grupo podemos encontrar diversas deficiências, como por exemplo, as divergências em relação aos problemas de trabalho ou as diferenças dos valores pessoais de cada um, que acabam sendo manifestados no ambiente de trabalho, tornando as pessoas falsas, fingindo ser o que não são e principalmente, dizendo dar conta de um trabalho que não podem realizar sozinhas. Nos trabalhos em grupo, os lideres estão afastados, distantes dos integrantes, surgem apenas para dar ordens ou broncas, quando um grande problema aparece. É impossível as pessoas trocarem informações ou ideias, pois o clima entre os membros do grupo, nunca é favorável. Quando as pessoas dirigem-se umas para as outras é para fazer críticas ou dar opiniões ofensivas, o que torna o clima ainda mais pesado. Feedback é uma palavra e uma atitude desconhecida, pois todos tendem a agir na defensiva, cada vez que se tenta utilizar essa técnica. O grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, que na maior parte das vezes, reúnem-se por afinidades. Se há respeito e benefícios emocionais ou psicológicos, os resultados podem ser aceitáveis ou até mesmo bons. Mas mesmo assim é um grupo e não uma equipe. Completamente diferente do grupo, na equipe os membros estão voltados para os mesmos objetivos com papéis e funções BEM definidas e uma série de fatores positivos, como criatividade, sinergia, habilidades, troca de experiências, etc. Na equipe, todos são muito transparentes. Dividem o que pensam e o que sentem em relação ao trabalho e também em relação uns aos outros. Se existem críticas, estas são construtivas, jamais podem ser destrutivas.

A colaboração entre os membros é invejável, todos trabalham unidos, em busca de bons resultados para todos, como em um time. Estão dispostos a ajudar uns aos outros quando necessário. Apesar de o ambiente de trabalho ser o melhor possível, isso não significa que não haja conflitos, até existem, mas esses são resolvidos da melhor forma, e vistos como fator de crescimento e aprendizado para toda a equipe, que geralmente tendem a resolver o problema juntos. Os líderes encontram-se presentes a todo o momento, atuam próximos a equipe, em conjunto com os membros, interagindo a todo instante. Não precisam dar ordens ou agir rudemente, são suficientemente seguros e não se sentem ameaçados pelos integrantes. Quando um resultado é positivo, todos vibram, e todos recebem mérito, não apenas um. O feedback é constantemente utilizado e todos aceitam como uma técnica de melhoria para todos. Lideres dão e recebem feedback, como qualquer membro da equipe. A equipe trabalha unida em prol de um único objetivo, ajudando uns aos outros em busca de cada conquista.

3) QUAIS OS TIPOS DE EQUIPE? EXPLIQUE CADA UMA.

As equipes são divididas em três tipos específicos, cada qual com as suas características.

* A equipe funcional é formada por um chefe e seus subordinados diretos e tem sido a marca da empresa moderna. Questões como autoridades, relações, tomadas de decisão, liderança e gerenciamento demarcado são simples e claras.

* A equipe autogerenciável é um grupo íntegro de colaboradores responsáveis por todo um processo ou segmento de trabalho, que oferece um produto ou serviço a um cliente interno ou externo. Em diferentes instâncias, os membros da equipe trabalham em conjunto para melhorar as suas operações, lidar com os problemas do dia-a-dia e planejar e controlar as suas atividades.

Uma equipe interfuncional é composta por um grupo de pessoas de diferentes departamentos e especialidades. Essas equipes combinam conjuntos de habilidades que um integrante isolado não possui. Os integrantes da equipe podem ser permanentes ou temporários e, conforme a necessidade, podem incluir vendedores ou clientes, por exemplo. Estágio de desempenho de equipes:

A curva de desempenho da equipe permite classificá-la de acordo com o modo de funcionamento em uma das cinco posições:

• Pseudo-equipe: neste grupo, pode-se definir um trabalho, mas não há preocupação com o desempenho coletivo apreciável. Prevalece a individualidade.

• Grupos de trabalho: não existe estímulo para transformar-se em equipe. Partilham informações entre si, porém mantêm-se, de forma individual, as responsabilidades e objetivos. Não se produz desempenho coletivo.

• Equipe potencial: existe intenção de produzir desempenho coletivo. Necessita assumir compromisso quanto ao resultado de grupo e requer esclarecimentos das finalidades, objetivos e abordagem de tarefa.

• Equipe real: composta de pessoas que, além de possuírem habilidades que se complementam,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com