TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões-chave sobre as mudanças ocorridas na Microsoft em 2013

Pesquisas Acadêmicas: Questões-chave sobre as mudanças ocorridas na Microsoft em 2013. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.358 Palavras (10 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 10

1-INTRODUÇÃO

Hoje vivemos em uma era, onde as mudanças ocorrem em ritmo acelerado, inferindo a necessidade de que as organizações busquem fontes de competitividade baseadas nos critérios de relação custo-eficiência, de qualidade, de variedade e de capacidade de resposta. Destacaremos aqui a inovação que é, cada vez mais, um fator gerador de competitividade no cenário atual. Segundo Henard e Szymanski (2001), a inovação de produtos tem sido valorizada como o componente chave para a sustentabilidade do sucesso de um negócio. Porem o desconhecimento sobre o mercado em que atuar pode colabora para um resultado negativo nos negócios, mais para esse problema os empresários podem recorrer a uma ferramenta estratégica: As Pesquisas de Mercado.

A pesquisa de Mercado permite identificar fatores que iram impactar diretamente no negocio, como concorrência, perfil de consumidores, projeção de vendas, entre outros. Seu principal objetivo é dar subsidio que viabilizem os negócios.

Desta forma, a Pesquisa de Mercado vai levantar questões básicas que fará diferença no avanço da Microsoft e seu poder de convencimento de cliente e parceiros a embarcar em um novo processo de transição tecnológica.

2-DESENVOLVIMENTO

"O risco da irrelevância é o principal desafio que Nadella vai enfrentar como CEO- Diretor Executivo da Microsoft. A empresa corre esse risco no mercado de mobilidade, porque ainda é muito associada aos computadores e servidores, que estão se tornando cada vez menos importantes para os consumidores", diz James Staten, vice-presidente da consultoria Forrester Research, ao site de VEJA.

"Para avançar, a Microsoft terá que superar essa cultura de manter um pé no mundo antigo e outro no novo. O mercado exige um compromisso maior com o que é novo", diz Staten, da Forrester. Entretanto, como mais da metade da receita da empresa vem de clientes corporativos, em maioria resistente a mudanças radicais, a Microsoft deve enfrentar dificuldades para convencer clientes e parceiros a embarcar no processo de transição. Sobre essa questão a Microsoft poderia fazer uma pesquisa de mercado entre seus clientes, os quais esta sentindo mais dificuldade na aceitação de novos produtos, mostrando a eles a inovação em tecnologia com novos equipamentos, a questão e promover rentabilidade na economia de sua mão de obra e seus lucros, com isso mantê-los como clientes e parceiros com um melhor padrão sem se preocupar em perde-los para a concorrência.

Nardella como o novo Diretor Executivo e o responsável pelas estratégias e pela visão da empresa, pode ajudar a Microsoft a lanças inovadores produtos, ocasionar uma grande mudança no mercado tecnológico. A pesquisa de Mercado tem como conceito identificar e solucionar problemas, por tanto podemos aplicar a Microsoft esse conceito.

O dispositivos móveis não param de crescer. Segundo a consultoria IDC, a venda de smartphones superou a marca de 1 bilhão de unidades ao longo de 2013, um crescimento de 38,4% em relação ao ano anterior. No caso dos tablets, a alta foi superior a 50%. Contudo, a Microsoft, uma das primeiras a levar o acesso a e-mails para o celular, ficou para trás em decorrência da demora em reagir à chegada do iPhone e do sistema operacional Android." Kotler,

Essa queda no mercado se deu pela falta de estratégias de Steve Ballmer, ate antão seu presidente , em um mercado competitivo, torna-se essencial conhecer a fundo as estratégias dos seus concorrentes para, assim, ganhar vantagem competitiva. Cada empresa possui a sua estratégia de acordo com suas necessidades e possibilidades. Conhecendo a concorrência e suas estratégias, uma empresa pode traçar sua própria estratégia competitiva e prever como seus oponentes reagirão à sua estratégia. Levitt (1960), em seu artigo Miopia em Marketing, diz que a visão limitada de alguns administradores é o que limita o mercado, que não se deve dar foco principal aos bens e serviços, mas sim às exigências do mercado, às necessidades de seus clientes.

Não demorou muito a empresa que monopoliza o mercado de sistemas operacionais nos computadores pessoais perde a posição dominante nos dispositivos portáteis, que representam o futuro da computação , a Microsoft simplesmente deixou de inovar por achar que o monopólio que já conseguiu nos PCs iriam ser o suficiente para qualquer mercado na área de informática .

Para um maior crescimento no mercado a Microsoft esquece de fazer um análise do publico alvo, o publico dos dias de hoje, jovens que estão atrás da inovação na tecnologia, esse público alvo é de extrema importância, pois é para quem você vai vender o seu produto ou serviço .A empresa deve observar as características do seu produto como valor , qualidade , acesso rápido para o cliente entre outros, pois é através disso que a mesmas conseguirão definir qual o perfil do cliente capaz de possuir o seu produto ou serviço. Depois destas identificações fica mais fácil realizar um planejamento de marketing que consiga atingir de forma mais eficaz e rápida o consumidor ideal para o crescimento da sua empresa.

"Seja qual for a estratégia adotada, a empresa ainda tem um longo caminho pela frente para continuar entre as maiores empresas de tecnologia do mundo no futuro. "As oportunidades para a Microsoft são maiores do que nunca. Eu vou dedicar cerca de 30% do meu tempo em encontros com as equipes e será divertido ajudar a definir os próximos produtos", disse Bill Gates, cofundador da Microsoft, em um vídeo de boas-vindas ao novo CEO." Suponhamos que a estratégia escolhida para ser adotada seja de comunicação. O marketing mix é um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a forma como os consumidores respondem ao mercado e consiste naquilo que a empresa pode fazer no sentido de influenciar a procura pelo seu produto, visando alcançar o nível desejado de vendas junto do seu mercado-alvo. O MIX de comunicação em marketing é composto de 5 formas essenciais.

PROPAGANDA: qualquer forma de apresentação e promoção não-pessoais de idéias, mercadorias ou serviços por um anunciante identificado. PROMOÇÃO DE VENDAS: uma variedade de incentivos de curto prazo para encorajar a experimentação ou a compra de um produto ou serviço. RELAÇÕES PÚBLICAS E PUBLICIDADE: uma variedade de programas elaborados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com