TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informações-chaves Gerais

Trabalho Universitário: Informações-chaves Gerais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  6.267 Palavras (26 Páginas)  •  930 Visualizações

Página 1 de 26

tividade 1

LEIA COM ATENÇÃO O TEXTO ABAIXO E RESPONDA A QUESTÃO PROPOSTA:“O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais não deixa de ser mais escravo do que eles. Como adveio tal mudança? Ignoro-o. Que poderá legitimá-la? Creio poder resolver esta questão.” (ROUSSEAU, J. J. Do Contrato Social. Primeiro parágrafo do capítulo 1. Apud ABRÃO, 2004.).Qual o nome do pensador que passou a ver na sociedade, dita civilizada, uma ausência total de liberdade e nas sociedades ditas “simples” uma felicidade absoluta criando o conceito de “Bom selvagem” para os habitantes do novo mundo?

Resposta Resposta Selecionada:

Rousseau;

Resposta Correta:

Rousseau;

Feedback da resposta:

ROUSSEAU, em obras como “Do Contrato Social” e “Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade”, analisou de que maneira foi traçado o pacto entre os homens para a saída do estado de natureza e inaugurar o estado civil. Em sua crítica a sociedade repressiva européia, o outro passa a ser visto como “O Bom Selvagem”, aquele ser puro, vivendo em um ambiente idílico, em harmonia com os seus e com a natureza, num estado de tamanha pureza que lembra o paraíso na Terra.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Complete o espaço vazio com o nome do conceito a que se refere o texto abaixo:“Uma das mais evidentes dificuldades encontradas na compreensão e definição da __________________ contemporânea tem origem na polissemia do conceito de Cultura, fato que reflete nas mais diferentes abordagens utilizadas para a definição de políticas institucionais de acautelamento, reconhecimento e promoção.” (BONETTI e RIBARIC, 2010)

Resposta Resposta Selecionada:

diversidade cultural;

Resposta Correta:

diversidade cultural;

Feedback da resposta:

Poucos conceitos têm tantas definições quanto o conceito de cultura, daí a grande dificuldade de entendermos e convivermos com a imensa diversidade cultural. Como o conceito de cultura possui tantos usos e referem-se a muitos fenômenos, muitas vezes essas definições se contradizem, anulando-se mutuamente como conceito com algum valor explicativo.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Um dos principais conceitos da Antropologia considera o outro não como alguém superior ou inferior, mas como detentor de uma cultura diferente da nossa, nem pior ou melhor, porém diferente. O nome desse conceito é?

Resposta Resposta Selecionada:

Alteridade;

Resposta Correta:

Alteridade;

Feedback da resposta:

Desde os primórdios da Antropologia, a arcaica visão do outro basicamente sempre oscilou entre duas grandes visões: ou o outro era uma “besta-fera”, inferior e incivilizada, ou o contrário, um ser civilizado em sua inocência e pureza, uma denúncia viva do estado de opressão que o europeu civilizado vivia. Tal dicotomia persistiu até o início da Ciência Antropológica, quando esta finalmente percebe que o outro não é nem um “selvagem”, um “bárbaro” ou um “civilizado”, mas apenas diferente. É essa a essência do conceito de alteridade, o grande esteio da ciência que estuda as culturas, a diversidade cultural e a identidade cultural.

Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

LEIA COM ATENÇÃO O TEXTO ABAIXO E RESPONDA A QUESTÃO PROPOSTA:“(...) Podem-se descobrir os outros em si mesmo, e perceber que não se é uma substância homogênea, e radicalmente diferente de tudo o que é si mesmo; eu é um outro. Mas cada um dos outros é um eu também, sujeito como eu. Somente meu ponto de vista, segundo o qual todos estão lá e eu estou só aqui, pode realmente separá-los e distingui-los de mim. Posso conceber os outros como uma abstração, como uma instância da configuração psíquica de todo indivíduo, como o Outro, outro ou outrem em relação a mim.Ou então como um grupo social concreto ao qual nós não pertencemos. Esse grupo, por sua vez, pode estar contido numa sociedade: as mulheres para os homens, os ricos para os pobres, os loucos para os “normais”. (...)”. (TODOROV, 1999:3).

Como se chama o termo usado ao longo da História, notadamente envolvendo a cultura Greco-romana, para designar o incivilizado, aquele que não pertence a uma civilização, cuja principal diferença era a fala?

Resposta Resposta Selecionada:

bárbaro;

Resposta Correta:

bárbaro;

Feedback da resposta:

Para os gregos antigos, o termo “bárbaro” era usado para designar todo aquele que não falava grego, a única língua civilizada. O termo “bárbaro” também foi amplamente utilizado pelos Romanos, designando os incivilizados, aqueles que não falavam, dessa vez, o latim.

Pergunta 5

0,2 em 0,2 pontos

Leia com atenção as definições abaixo e responda a questão proposta:. "tudo o que caracteriza uma população humana"; . "o conjunto de modos de ser, viver, pensar e falar de uma dada formação social";. "todo conhecimento que uma sociedade tem de si mesma, sobre outras sociedades, sobre o meio material em que vive e sobre sua própria existência";. as formas de expressão simbólica desse conhecimento através das idéias, da construção de objetos e das práticas rituais e artísticas”;. "conjunto de características distintas, espirituais e materiais, intelectuais e afetivas, que caracterizam uma sociedade ou um grupo social (...) engloba, além das artes e letras, os modos de viver, os direitos fundamentais dos seres humanos, os sistemas de valor, as tradições e as crenças"Qual o nome do conceito que as afirmações acima definiram?

Resposta Resposta Selecionada:

Cultura;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com