TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões de Hidráulica

Por:   •  2/9/2023  •  Exam  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

                              CURSO DE ENGENHARIA CIVIL        

EXERCÍCIOS DE HIDRÁULICA

Exercício 1 - Um copo meio cheio de água está exposto à atmosfera. Se a pressão nos pontos A, B e C, como se mostra, for Pa, Pb e Pc, respectivamente, qual das seguintes opções será a relação que liga os três?

[pic 2]

a) Pa > Pb = Pc

b) Pa > Pb > Pc

c) Pa < Pb < Pc

d) Pa < Pb = Pc

Exercício 2 - Um copo está cheio de um líquido até uma altura h. Se A e B são dois pontos, um na superfície livre e outro na base, como mostrado, de tal forma que a distância mínima entre os dois é l, qual será a pressão no ponto B?

[pic 3]

Exercício 3 - Um copo de altura h é enchido com um líquido de densidade ρ até um certo limite. O copo é rodado num ângulo θ tal que um aumento adicional do ângulo resultará num escoamento excessivo do líquido. Se a superfície do líquido estiver exposta à atmosfera, qual será a pressão manométrica no ponto B?

[pic 4]

Exercício 4 - Um braço de um bule está completamente cheio de chá (densidade=ρ). Se o braço tem um comprimento l e está inclinado 30o em relação à horizontal, qual será a diferença de pressão entre os dois pontos, C na boca e D na base do braço?

[pic 5]

Exercício 5 - Um copo está cheio com um líquido de densidade ρ1 até uma certa altura. A pressão na base do copo é Pb. Se o líquido for substituído por um volume igual de outro líquido de densidade ρ2, qual será agora a pressão na base do copo?

[pic 6]

Exercício 6 - Um copo está cheio com um líquido de densidade ρ1 até uma certa altura. A é um ponto, h m para baixo, a partir da superfície livre do líquido, como se mostra. O líquido é substituído por igual volume de outro líquido de densidade ρ2. Se ρ1 > ρ2, como é que a pressão no ponto A se altera?

[pic 7]

Exercício 7 - Um copo está cheio com um líquido de densidade ρ1 até uma certa altura. A é um ponto, h m para baixo da superfície livre, tal que a pressão em A é P. Se o líquido for substituído por igual volume de outro líquido de densidade ρ2, a que distância da superfície livre a pressão será agora P?

[pic 8]

Exercício 8 - Se a pressão num ponto for de 1m de água, qual será o seu valor em termos de m de óleo? (Considere-se que a densidade do óleo é 0,8).

a) 0.8

b) 1

c) 1.25

d) 2.5

Exercício 9 - Um copo está cheio com um líquido de densidade ρ até uma altura h. Se metade do líquido for substituído por igual volume de outro líquido com o dobro da densidade, qual será a alteração na pressão de base? [pic 9]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (125.2 Kb)   docx (60.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com